Presumindo-se que Bolsonaro perca as eleições de 2022 e que a democracia brasileira esteja sólida o suficiente para garantir a transição de poder, o próximo presidente terá nas mãos um dos maiores desafios na história da política externa brasileira. 🧵👇
O próximo governo brasileiro terá que reconstruir a reputação e a estratégia internacional de um país cuja imagem global passou por um colapso inédito ao longo dos últimos anos.
Até pouco tempo atrás, um país com assento à mesa dos poderosos quando se discutiam os grandes desafios globais, o Brasil hoje é visto como uma fonte de instabilidade, marcada pela negação da ciência no combate à covid-19 e questões ambientais.
A melhor solução será transformar as maiores fraquezas da política externa bolsonarista nos pilares da atuação internacional do próximo governo, enfatizando 3 grandes eixos: 1)meio ambiente, com ênfase no combate ao desmatamento, 2)saúde global e 3) democracia e multilateralismo
Nas três áreas, o Brasil não tem apenas o potencial de estar sentado à mesa dos grandes, mas também de se destacar por trazer novas ideias e iniciativas, e como país que pauta a agenda global.
brasil.elpais.com/opiniao/2021-1…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

14 Oct
Tudo indica que o próximo presidente herdará um país em frangalhos, que, no melhor cenário, segundo cálculo recente de pesquisadores da FGV, só retomará a tendência pré-pandemia em 2025. 👇🧵
Seja quem for o sucessor de Bolsonaro, precisará dedicar energia considerável para apagar incêndios internos, com bem menos tempo disponível para desafios externos. Será importante, portanto, escolher um(a) chanceler com brilho próprio e muito traquejo político.
Afinal, além de reerguer a imagem do país, caberá à(o) próxima(o) diplomata-chefe reconstruir o próprio Itamaraty, que perdeu espaço na condução da política externa brasileira.
Read 6 tweets
8 Oct
Nas últimas semanas, tive mtas conversas com alemães sobre o cenário eleitoral e a saída de Angela Merkel. Um detalhe maravilhoso foi o frequente uso de expressões q incluem a palavra 'salsicha'—mesmo entre ambientalistas, q mtas vezes são vegetarianos.Meus exemplos favoritos🧵👇
Para quem não se importa com as eleições e acha que todos os candidatos são iguais, a expressão mais adequada é 'Das ist mir Wurst', literalmente, "Isso é salsicha para mim" e significa "Tanto faz para mim".
Há várias teorias sobre a origem dessa expressão. A mais comum diz que tem a ver com ingredientes (tradicionalmente desconhecidos) da salsicha — e quem come salsicha geralmente nem quer saber.
Read 9 tweets
3 Oct
O plano de Marine Le Pen, a política francesa de extrema-direita, sempre foi consolidar sua base radical para depois atrair eleitores mais centristas, e desafiar o presidente Macron nas eleições de 2022. Le Pen confiou que controlaria seus seguidores mais fiéis. Enganou-se.🧵👇
Ao longo dos últimos anos, Le Pen tentou projetar um verniz de normalidade em sua imagem extremista. Chegou inclusive a dizer q, se houvesse demanda por mão de obra imigrante, ela não se oporia à chegada deles. Sua base não gostou, e os eleitores extremistas a acusaram de traição
Com os eleitores de extrema-direita órfãos, aconteceu o inevitável, e o vácuo político foi prontamente ocupado. Surgiu então Eric Zemmour, atualmente o provável candidato à presidência ainda mais à direita que Le Pen. E ele está se aproximando dela nas pesquisas.
Read 7 tweets
3 Oct
Paulo Guedes tem offshore milionária em paraíso fiscal piaui.folha.uol.com.br/paulo-guedes-t…
"Guedes está na companhia de ministros da Economia de outros três países: Gana, Cazaquistão e Paquistão. Além de ministros, eles mantêm recursos em paraísos fiscais. Em países desenvolvidos, uma notícia desse quilate costuma ter efeito explosivo."
"O artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, instituído em 2000, proíbe funcionários do alto escalão de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, passíveis de ser afetadas por políticas governamentais."
Read 4 tweets
26 Sep
Acaba de sair a boca de urna das eleições na Alemanha. O partido conservador (CDU) teve o pior resultado de sua história e não conseguiu se recuperar da saída de Angela Merkel. Alguns comentários iniciais. 🧵👇
Armin Laschet, o candidato do conservador CDU, fez uma péssima campanha e cometeu numerosas gafes, mas o partido conseguiu se recuperar nos últimos dias, e é possível que Laschet se torne chanceler de uma "Coalizão Jamaica" (com os Liberais - FDP - e os Verdes).
Outra opção seria uma coalizão entre os sociais-democratas (SPD), os liberais (FDP) e o Partido Verde. Uma terceira alternativa (menos provável) é a continuação da aliança entre os conservadores e sociais-democratas.
Read 7 tweets
26 Sep
O envelhecimento da sociedade alemã ñ tem apenas consequências econômicas, mas tb políticas: nas eleições de hoje, eleitores com + de 60 anos já representam 38% dos votos. Alguns já falam de uma 'república dos aposentados' e 'gerontocracia': uma sociedade governada por velhos🧵👇
O peso enorme dos mais velhos — 21.3% dos eleitores têm mais de 70 anos — faz com que nenhum partido ousa mexer nos privilégios desse grupo. Esse quadro se agrava pelo fato de q os idosos costumam ser os q menos apoiam reformas profundas, por exemplo no âmbito climático
Em pesquisa recente, quase 60% dos alemães com mais de 65 anos de idade dizem que, ao decidir em quem votar, não levam em consideração os interesses das gerações jovens em questões de proteção do clima e da natureza.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(