Zumbis são coisas da ficção científica né? Bem, mais ou menos viu!
Hoje vamos conhecer o fungo que transforma insetos em zumbis!
Segue o fio 👇
📷: Bernard Dupont
Cordyceps é um gênero de fungos ascomicetos (filo Ascomycota) que parasitam várias ordens da classe Insecta, principalmente Hymenoptera, Hemiptera, Diptera, Lepidoptera e Coeloptera.
📷: Curto e Curioso
Uma vez que o fungo se estabelece no interior do hospedeiro, este começa a apresentar alterações comportamentais e neurofisiológicas, passando a agir como um "zumbi".
O fungo passa a controlar o indivíduo parasitado, fazendo com que este se locomova e se estabeleça em um local favorável para a dispersão de seus esporos.
A estrutura que emerge do hospedeiro é o corpo de frutificação do fungo. É a partir desta estrutura que os esporos são liberados, podendo infectar os outros indivíduos da mesma espécie.
📷: Magnum
Há aproximadamente 400 espécies do gênero Cordyceps e cada uma é especializada em um tipo específico de inseto.
Ainda que pareçam devastadores, estes fungos possuem uma grande importância ecológica. Afetando as espécies mais abundantes na floresta, o fungo impede que elas dominem o ambiente, permitindo a coexistência entre várias espécies de artrópodes.
Esta relação fungo-hospedeiro é tão impressionante que inspirou o enredo do jogo "The Last of Us". No jogo, a infeccção cerebral do Cordyceps é a responsável por criar uma epidemia que se alastra pelo mundo.
📷: Observatório de Games - UOL
Referências:
SILVA, Glênia Lourenço, et al. Ocorrência da Interação entre Cordyceps Ssp. (Fungi) e Formigas (Hymenoptera: Formicidae) em Mata de Altitude, Ouro Preto (MG, Brasil). In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 8., 2007, Caxambu - MG.
Você já comeu insetos e nem sabia!
📷: Helen Soteriou
Grande parte dos produtos industrializados que consumimos contêm corantes em sua composição.
A coloração de produtos como: biscoitos, gelatinas, recheios de bolachas, iogurte, balas, pirulitos, sorvetes e alguns cosméticos são resultado da maceração de um inseto: a cochonilha!
Você já se perguntou de onde vem a aracnofobia, ou, por que muitas pessoas tem medo de aracnídeos?
📷: Klaus Eppele
O medo de aranhas é muito comum entre humanos. Em torno de 75% das pessoas têm medo moderado ou severo desses animais. Mas por que essa condição existe?
O pavor de aranhas pode ser condicionado, causado por algum trauma vivido pelo indivíduo com esses animais, ou mesmo por influência cultural, já que muitas culturas associam esses aracnídeos ao terror, como visto em festas de Halloween.
📷: Tâmara Araújo/ TuaCasa