André Esteves, dono do BTG, pode até ser o verdadeiro nome que comanda a política econômica brasileira (fracassada), contudo, ele é apenas um representante da burguesia entre outros. A sua visão e seus interesses estão condenando outros colegas de classe

oglobo.globo.com/economia/inves…
Não estou dizendo isso para passar a mão na cabeça de ninguém, muito pelo contrário. É para acabar com essa falácia do "homo economicus" de que "a burguesia" sempre atua segundo seus interesses materiais, ignorando, por exemplo que ela possui sim orientação política.
E muitas vezes essa orientação política lhe traz prejuízos palpáveis. O isolamento político e econômico do país e sua deterioração interna podem até favorecer efetivamente os representantes do capital financeiro (como se dizia antigamente).
Mas no geral estão prejudicando outros setores da burguesia. Só ver como a industria brasileira já não vinha bem das pernas desde antes da pandemia.

ohoje.com/coluna/industr…
Isso explica, entre outras coisas, a proliferação do olavismo entre representantes dessa categoria, assim como teorias conspiratórias. Quem viu o depoimento do Fakhoury na #CPIdaCovid viu um retrato exato disso.
Muitas vezes representantes da burguesia embarcam em determinados movimentos políticos não apenas para ganhar dinheiro ou manter seus privilégios, eles acreditam naquele projeto moral. Isso fica muito explícito na própria história da Ditadura Militar.
Ou seja, você pode até ter um governo à esquerda que tente conciliar com estes sujeitos - como, por exemplo, foram os anos do PT. Mas isso pode não ser considerado suficiente - como, por exemplo, ocorreu com o próprio PT.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

26 Oct
Durante a confecção do Código do Russo ficou muito claro para mim que Moro sempre agiu por vaidade, esse sempre foi o seu afeto principal. Bolsonaro, por outro lado, me parece fascinado pelo poder, tudo que ele almeja é poder (o tirano clássico). Guedes é outra história.
O lugar comum é dizer que Guedes opera por ganância. Contudo, de fato, financeiramente falando me parece que seria mais financeiramente mais interessante se ele fosse uma figura dos bastidores, como o Esteves, influenciando um ministro da economia por trás das cortinas.
Você pega a biografia do sujeito e percebe que, de fato, ele parece agir por ressentimento, para provar alguma coisa para alguém. Só ver a forma como ele se referiu aos seus antecessores na sua última coletiva, especialmente o Meirelles.
Read 4 tweets
26 Oct
As pessoas deveriam usar menos o termo "cortina de fumaça" e mais blitzkrieg para falar das ações do bolsonarismo.
Bolsonaro não é um gênio do crime, é um ser tosco e limitado. Seus assessores reclamam abertamente sobre a dificuldade dele seguir qualquer script (lembram do discurso improvisado do dia em que Moro saiu?). Ele não faz ataques como "cortina de fumaça", ele é isso mesmo.
Se ele aparece numa live defendendo que vacinas transmitem HIV é porque ele realmente acredita naquilo. O que é ainda mais temerário. As outras ações do governo estão ocorrendo em paralelo e ao mesmo tempo.
Read 8 tweets
23 Oct
Ao contrário do que estão propagando, o problema não é romper com o "teto" para turbinar um programa social necessário - o "teto" não deveria sequer existir. O problema é a forma como isto está sendo feito: basicamente, para azeitar a máquina eleitoral para o "centrão"
O problema não é a défice nas contas públicas, o Estado não é empresa para ter que operar no lucro. O problema é como esse dinheiro é investido. Por exemplo, as renúncias fiscais da União para o agronegócio só cresceram nas últimas duas décadas.
E isso em uma área que pouco emprega e que, por consequência, pouco distribui os valores que recebe. No melhor dos dias contribui para uma valorização cambial, mas como vimos ao longo desses últimos anos, isso sequer é a tendência atual.
Read 13 tweets
22 Oct
Atualizando, 12:00 o Ibovespa já derreteu 4,22%, caindo para 103.192 pontos. Eu avisei, a situação só vai piorar, especialmente diante de um presidente que debocha da situação dizendo que o "mercado fica nervosinho".
Só lembrando que já estamos entrando no ano de eleições presidenciais, quando naturalmente o mercado tende a recuar a espera dos resultados. Ou seja, Benerice, se segura que vamos bater.
E não se enganem, quem tem dinheiro (dinheiro de verdade) investido já deve estar "shortando" ou fazendo hedge.
Read 4 tweets
22 Oct
Pelo terceiro dia consecutivo, dólar começa o dia batendo R$ 5,71 e a Ibovespa abre com recuo de - 0,28% (107.434 pontos), totalmente na direção contrária dos mercados externos. E ao contrário do que já vi defendendo por aqui, isso é uma tragédia para todo mundo.
A economia brasileira praticamente se dolarizou, boa parte do que o brasileiro consome é cotado em dólar, inclusive aquilo que é produzido aqui. Sabe o pãozinho? Então, até ele.
Isso estrangula aqueles que mais empregam no país, o setor de serviços e os pequenos empresários. Meu irmão, por exemplo, tem uma padaria, e já me disse que já se tornou impossível repassar os custos de alguns alimentos para o consumidor, o pãozinho é um deles.
Read 6 tweets
21 Oct
Ainda sobre a "polêmica" do Monark: ele afirma que o "movimento negro lutou pelo direito da KKK se manifestar". Bem, fundamental notar que as primeiras manifestações "antifascistas" foram organizadas por negros estadunidenses ainda no século XIX...
E tinham como objetivo coibir as manifestações da recém-nascida KKK. Sobre isso, fundamental ver os textos da Ida B. Wells que, em 1880, escreveu sobre os linchamentos sistemáticos de homens negros no Sul dos EUA.
Outro ponto interessante é o próprio movimento Goodnight White Pride. O movimento surgiu na Europa, especialmente Alemanha, e tinha como objetivo coibir a presença e manifestação de neonazis e boneheads na cena HC.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(