Ao contrário do que estão propagando, o problema não é romper com o "teto" para turbinar um programa social necessário - o "teto" não deveria sequer existir. O problema é a forma como isto está sendo feito: basicamente, para azeitar a máquina eleitoral para o "centrão"
O problema não é a défice nas contas públicas, o Estado não é empresa para ter que operar no lucro. O problema é como esse dinheiro é investido. Por exemplo, as renúncias fiscais da União para o agronegócio só cresceram nas últimas duas décadas.
E isso em uma área que pouco emprega e que, por consequência, pouco distribui os valores que recebe. No melhor dos dias contribui para uma valorização cambial, mas como vimos ao longo desses últimos anos, isso sequer é a tendência atual.
Esse tipo de política acaba por estrangular os investimentos em outros setores, como saúde, educação e programas de transferência de renda.
Mas alguns destes aspectos - como o supracitado agronegócio -, parece, são fundamentos intocáveis da política econômica brasileira. Por isso se cria todo um discurso que o problema é o investimento na educação superior, no funcionarismo público, nas políticas culturais.
Como uma forma de garantir uma sobrevida para essa bomba que é a gestão pública brasileira. Agora a solução é literalmente dar calote - pois o adiamento do pagamento dos precatórios é isso, calote, especialmente em idosos.
Pior, favorecendo uma verdadeira máfia de precatórios. Sim, acredite, muita gente, mas muita gente vai ganhar dinheiro com esse calote.
E isso em um governo que permitiu que a câmara e senado mobilizassem bilhões por meio de orçamentos ocultos. Ou seja, a questão realmente não é falta de dinheiro. E o fato de que ele está sendo utilizado para favorecer políticos e aliados.
Basicamente, o que Bolsonaro está fazendo é mudar as regras do jogo - com o jogo rolando - para criar uma expansão fiscal que lhe permita se reeleger (e reeleger seus aliados), sem tocar nas bases do modelo vigente.
Sabe o que é pior? Esse tipo de estratégia vai prejudicar as pessoas que supostamente serão favorecidas pelo novo auxílio. O mercado entende o que está acontecendo e por isso não está reagindo bem.
O problema não é o "populismo", o problema é a falta de previsibilidade. O aumento do risco de investimentos e dos juros já é uma realidade, a fuga de dólares (risco) acelera a desvalorização do real diante do dólar. Tudo isso fortalece a inflação.
O problema não é que vai ter mais dinheiro circulando - essa, inclusive, é uma solução simplória para um problema complexo -, o problema é justamente os efeitos dessa política.
Dizer que o mercado não aceita ver pobre sendo ajudado é uma redução simplista do problema. Uma redução que o próprio presidente vem utilizando nas suas comunicações - é o que tá rolando nos grupos do zap, por exemplo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

25 Oct
André Esteves, dono do BTG, pode até ser o verdadeiro nome que comanda a política econômica brasileira (fracassada), contudo, ele é apenas um representante da burguesia entre outros. A sua visão e seus interesses estão condenando outros colegas de classe

oglobo.globo.com/economia/inves…
Não estou dizendo isso para passar a mão na cabeça de ninguém, muito pelo contrário. É para acabar com essa falácia do "homo economicus" de que "a burguesia" sempre atua segundo seus interesses materiais, ignorando, por exemplo que ela possui sim orientação política.
E muitas vezes essa orientação política lhe traz prejuízos palpáveis. O isolamento político e econômico do país e sua deterioração interna podem até favorecer efetivamente os representantes do capital financeiro (como se dizia antigamente).
Read 7 tweets
22 Oct
Atualizando, 12:00 o Ibovespa já derreteu 4,22%, caindo para 103.192 pontos. Eu avisei, a situação só vai piorar, especialmente diante de um presidente que debocha da situação dizendo que o "mercado fica nervosinho".
Só lembrando que já estamos entrando no ano de eleições presidenciais, quando naturalmente o mercado tende a recuar a espera dos resultados. Ou seja, Benerice, se segura que vamos bater.
E não se enganem, quem tem dinheiro (dinheiro de verdade) investido já deve estar "shortando" ou fazendo hedge.
Read 4 tweets
22 Oct
Pelo terceiro dia consecutivo, dólar começa o dia batendo R$ 5,71 e a Ibovespa abre com recuo de - 0,28% (107.434 pontos), totalmente na direção contrária dos mercados externos. E ao contrário do que já vi defendendo por aqui, isso é uma tragédia para todo mundo.
A economia brasileira praticamente se dolarizou, boa parte do que o brasileiro consome é cotado em dólar, inclusive aquilo que é produzido aqui. Sabe o pãozinho? Então, até ele.
Isso estrangula aqueles que mais empregam no país, o setor de serviços e os pequenos empresários. Meu irmão, por exemplo, tem uma padaria, e já me disse que já se tornou impossível repassar os custos de alguns alimentos para o consumidor, o pãozinho é um deles.
Read 6 tweets
21 Oct
Ainda sobre a "polêmica" do Monark: ele afirma que o "movimento negro lutou pelo direito da KKK se manifestar". Bem, fundamental notar que as primeiras manifestações "antifascistas" foram organizadas por negros estadunidenses ainda no século XIX...
E tinham como objetivo coibir as manifestações da recém-nascida KKK. Sobre isso, fundamental ver os textos da Ida B. Wells que, em 1880, escreveu sobre os linchamentos sistemáticos de homens negros no Sul dos EUA.
Outro ponto interessante é o próprio movimento Goodnight White Pride. O movimento surgiu na Europa, especialmente Alemanha, e tinha como objetivo coibir a presença e manifestação de neonazis e boneheads na cena HC.
Read 10 tweets
20 Oct
Alguns comentários sobre o relatório final da #CPIdaCovid, o primeiro deles é que ele enquadra o presidente em dois artigos do tratado de Roma, "ato desumano" e "extermínio e perseguição" de povos indígenas. Nesse ponto, inclusive, ele lista crimes que antecedem a pandemia.
A diferença entre extermínio e genocídio não é exatamente insignificante no campo político - a palavra genocídio tem um peso e uma importância histórica. Especialmente se levarmos em consideração que o crime de extermínio é basicamente uma especificação do crime de genocídio.
Da fundamentação do relatório: "Apesar da semelhança entre o genocídio e os crimes contra a
humanidade acima descritos, é possível estabelecer claramente a distinção se observarmos que o genocídio pode cobrir atos isolados, ou episódicos...
Read 11 tweets
19 Oct
Entrando no ar para falar sobre a treta envolvendo o relatório final da #CPIdaCovid, o novo valor do bolsa família e começar o nosso experimento de escrita coletiva.

twitch.tv/ocalheiros
Dando uma passada na #CPIdaCovid para ver o Marcos Rogério tomando esporro do Omar Aziz
Fui passar cinco minutos na #CPIdaCovid e agora fui tragado pelo evento.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(