O Camarote da CPI surgiu por acaso. Cada um dos ademiros da página sofreu com várias perdas durante essa pandemia e nos juntamos na dor e na indignação pra acompanhar e pressionar o que poderia, de certa forma, fazer justiça a cada um dos mortos +
sequelados, não apenas àqueles que amamos.
Nunca imaginamos ter um canal aberto com os senadores. Vocês que nos acompanham desde o primeiro dia viram essa interação nascer. Marcamos, de forma despretensiosa, cada senador em tweets com informações checadas que desmentiam +
os depoentes.
A partir daí, os perfis anônimos se juntaram em um grupo único pra levantar essas informações e enviar aos senadores. Logo, o @tesoureiros abriu para que voluntários diversos pudessem ajudar. Assim, nos tornamos 150.
O Camarote é tocado por um número bem menor de pessoas, obviamente. Somos um grupo enxuto, mas que se revezou pra tornar a CPI acessível a todos os brasileiros impactados pela pandemia.
Da mesma forma que levamos informações corretas e de forma acessível e explicativa durante os últimos 6 meses, vamos seguir cobrindo as notícias mais importantes do Brasil.
Vocês votaram e vamos nos transformar em Camarote da República a partir dessa semana.
O nosso trabalho segue aqui e, se senadores e deputados estiverem abertos, seguiremos na ajuda durante a CPMI das Fake News.
Enquanto isso, acompanhe o nosso resumo do relatório no tweet fixado:
Senador Randolfe, pela Ordem, requer apreciação de requerimentos de autoria dos senadores Alessandro Vieira e do senador Randolfe Rodrigues. Aprovados.
Jorginho Melo votou contra, Omar diz que ele concorda com as palavras do presidente então.
Omar diz que não existem acordos para indiciamentos, todos foram discutidos e com fatos concretos. Se não pode parecer que eles vão proteger fulano.
🍿 Randolfe Rodrigues diz que relatório pode não ser perfeito, mas é luz de lamparina na noite dos desesperados. Haverá imensas dificuldades para quem queira arquivá-lo. Aponta responsabilidade de 78 indiciados, sendo 76 pessoas físicas e duas jurídicas.
Não há como ficar feliz com um país que perdeu mais de 600 mil compatriotas, o que #CPIdaCovid fez foi um serviço que a história julgará.
As consequências do relatório caberão a análise posterior, o que coube aos senadores no curso da CPI foi juntar provas e para Randolfe isso foi feito.
⚠️ O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que incluirá no relatório final da CPI da Covid um pedido de medida cautelar ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o presidente Jair Bolsonaro seja banido das redes sociais.
A medida ainda precisará ser aprovada pelo colegiado durante a votação do documento, prevista para esta terça-feira (26). Há ainda uma discussão sobre a conduta criminal e tipo penal, segundo o relator.
Renan ainda disse que pedirá a inclusão de mais oito pessoas no relatório, que já estariam com nomes pacificados entre os senadores.
Nesta noite, o YouTube suspendeu a conta de Jair Bolsonaro na plataforma por uma semana, após desinformação sobre a vacina divulgada em live.
COVAX FACILITY - coordenada pela ONU e pela Associação Global de Vacinas, Brasil demorou pra entrar e pediu apenas o suficiente pra cobrir 10% da população. Eduardo Pazuello afirmou que o problema era o preço, mas a documentação o desmente
💸 TRATORAÇO: Pelo menos 30 parlamentares destinaram verbas públicas para compras de tratores e máquinas agrícolas sob suspeita de superfaturamento. Os nomes dos deputados e senadores por trás das emendas do "tratoraço" vinham sendo mantidos em sigilo.
Tal sigilo decorreu de um acordo do Executivo com lideranças do Congresso para viabilizar o orçamento secreto e construir uma base de apoio parlamentar ao governo Jair Bolsonaro.
Uma investigação do Estadão, com base em planilha interna do Ministério do Desenvolvimento Regional e um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), rastreou, porém, os nomes de políticos que enviaram verbas federais para compras sob suspeita de sobrepreço.