LUTO

No início da tarde desta quarta-feira, dia 03 de novembro de 2021, Flávio Antônio (42), trabalhador, foi assassinado após ser atingido por uma picape na Av. Caxangá, na zona oeste do Recife.
O motorista dirigia em alta velocidade, quando um dos pneus estourou e o veículo atingiu Flávio, matando-o no local. O impacto foi tão forte que o carro teve sua lateral toda arrancada ao colidir na Estação de BRT Engenho Poeta.
A poucos dias do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que acontece no 3o domingo deste mês, nos chocamos com mais uma notícia que, infelizmente, não é incomum. Somente até julho deste ano, foram 51 colisões e atropelamentos na Av. Caxangá, sendo cinco com ciclistas.
A via é a quinta avenida mais perigosa do Recife, tendo acontecido mais de 1.500 colisões e atropelamentos de 2015 para cá.

Há projetos de estrutura cicloviária desde 2012, inclusive no Plano Diretor Cicloviário.
Além disso, não há qualquer elemento de fiscalização na avenida, a exemplo de radares e lombadas. Reforçamos que cabe ao poder público medidas de proteção à vida no trânsito, como o desestímulo ao uso do carro, a redução das velocidades nas vias e +
a criação de infraestrutura protetora do ciclista, principalmente nas grandes avenidas, como é o caso da Caxangá.

É dever da @prefrecife e da #CTTURecife priorizar seus investimentos para garantir a segurança das pessoas no ir e vir, estimular o caminhar e o pedalar na cidade.
Se foram os compromissos assumidos pelo prefeito @JoaoCampos a redução das velocidades para 50km/h (como recomenda a OMS), a implantação do Plano Diretor Cicloviário e a priorização de 85% dos investimentos em mobilidade para os modos ativos e coletivos: cumpra-se!
Chega de desperdiçar os recursos públicos em asfaltamento e triplicação de BR, antes que mais pessoas sejam mortas no trânsito violento do Recife e também de toda a Região Metropolitana.
Exigimos o que sempre foi nosso de direito e que evitaria a morte de Flávio e tantos outros que transitam na Caxangá: a nossa ciclovia, a fiscalização das velocidades e a redução da velocidade máxima para 50km/h.

Nossa solidariedade à família de Flávio Antônio.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ameciclo #ApoieaAmeciclo (apoia.se/ameciclo)

Ameciclo #ApoieaAmeciclo (apoia.se/ameciclo) Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Ameciclo

4 Nov
O automóvel não pode ser a prioridade no planejamento urbano, nem mesmo o carro elétrico, como vem sendo discutido erroneamente na #COP26. A solução para o melhor gerenciamento do espaço urbano está no trânsito planejado para todos os meios de transporte. Veja nossa proposta 👇🏾
De acordo com o Relatório da Mobilidade (Ameciclo, 2020), que analisou os investimentos da gestão executiva municipal para a mobilidade urbana entre 2013 e 2020, houve um baixo percentual de execução dos valores previstos no orçamento para estruturação da mobilidade sustentável +
demonstrando a falta de prioridade que a bicicleta teve nos planos, enquanto recapeamento e pavimentação de novas vias teve invejáveis percentuais de 100% de execução de orçamento previsto.
Read 9 tweets
3 Nov
Um dos assuntos mais abordados pela #COP26 é a preservação das florestas globais para manter o aquecimento do planeta abaixo de 1,5°C. Ontem, mais de 100 países, incluindo o Brasil, concordaram em acabar com o desmatamento até 2030. Mas o que isso tem a ver com o espaço urbano?👇🏿
Para reduzir as temperaturas, também precisamos garantir arborização no espaço urbano. As propostas de emendas modificativas para o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) elaboradas pela Ameciclo abordam esse ponto relacionando-o com o uso da bicicleta.
Sob orientação do Plano Local de Ação Climática do Recife, é preciso alcançar pelo menos 80% de arborização das ciclovias da cidade até 2037, com foco em atingir o máximo de sombreamento. #ClimaticChange
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(