O automóvel não pode ser a prioridade no planejamento urbano, nem mesmo o carro elétrico, como vem sendo discutido erroneamente na #COP26. A solução para o melhor gerenciamento do espaço urbano está no trânsito planejado para todos os meios de transporte. Veja nossa proposta 👇🏾
De acordo com o Relatório da Mobilidade (Ameciclo, 2020), que analisou os investimentos da gestão executiva municipal para a mobilidade urbana entre 2013 e 2020, houve um baixo percentual de execução dos valores previstos no orçamento para estruturação da mobilidade sustentável +
demonstrando a falta de prioridade que a bicicleta teve nos planos, enquanto recapeamento e pavimentação de novas vias teve invejáveis percentuais de 100% de execução de orçamento previsto.
A partir desse e outros estudos realizados por nós, es associades Daniel Valença e Lígia Lima montaram uma série de propostas para a LOA e o PPA visando o redirecionamento dos recursos para a mobilidade sustentável.
A emenda nº 346/2021 - assinada pelos/as vereadores/as Ivan Moraes, Liana Cirne, Cida Pedrosa, Dani Portela e Luiz Eustáquio - prevê a modificação da subação "Expansão da Malha Cicloviária" na ação Gerenciamento do Trânsito e do Transporte Público para 👉🏾👉🏾👉🏾👉🏾
SUBSTITUIR A META COLOCADA de 25km (2022) + 75km (2023/2025) PARA 60km (2022) + 180km (2023/2025).
Foram feitos, até o momento, 70km de estruturas do Plano Diretor Cicloviário (PDC) no Recife.
São previstos 250km até 2024, o que resulta num déficit de 180km de ciclovias a serem implantadas, sendo necessário adicionar cerca de 60km/ano até o final do mandato atual.
Há atividade específica nesse sentido no Plano Local de Ação Climática do Recife, que orienta a implantação de 355km de infraestrutura cicloviária até 2037.
O que se tem apurado mundo afora é que a inclusão de infraestruturas protetivas do sistema cicloviário do trânsito contribui para uma melhor fluidez nas vias, uma vez que a oferta de opções de mobilidade oportuniza todos optarem por outras modalidades de locomoção diversas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
No início da tarde desta quarta-feira, dia 03 de novembro de 2021, Flávio Antônio (42), trabalhador, foi assassinado após ser atingido por uma picape na Av. Caxangá, na zona oeste do Recife.
O motorista dirigia em alta velocidade, quando um dos pneus estourou e o veículo atingiu Flávio, matando-o no local. O impacto foi tão forte que o carro teve sua lateral toda arrancada ao colidir na Estação de BRT Engenho Poeta.
A poucos dias do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que acontece no 3o domingo deste mês, nos chocamos com mais uma notícia que, infelizmente, não é incomum. Somente até julho deste ano, foram 51 colisões e atropelamentos na Av. Caxangá, sendo cinco com ciclistas.
Um dos assuntos mais abordados pela #COP26 é a preservação das florestas globais para manter o aquecimento do planeta abaixo de 1,5°C. Ontem, mais de 100 países, incluindo o Brasil, concordaram em acabar com o desmatamento até 2030. Mas o que isso tem a ver com o espaço urbano?👇🏿
Para reduzir as temperaturas, também precisamos garantir arborização no espaço urbano. As propostas de emendas modificativas para o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) elaboradas pela Ameciclo abordam esse ponto relacionando-o com o uso da bicicleta.
Sob orientação do Plano Local de Ação Climática do Recife, é preciso alcançar pelo menos 80% de arborização das ciclovias da cidade até 2037, com foco em atingir o máximo de sombreamento. #ClimaticChange