Quem escolheu não se vacinar não tem mais direito a tratamento contra a COVID bancado pelo governo em Singapura. washingtonpost.com/world/2021/11/…
Já me contentava com pararmos de pagar salário de funcionário público que faz campanha contra a campanha nacional de vacinação da COVID.
Pra onda vindo com retuítes: não defendi a medida. Não concordo, inclusive, acho que acesso à saúde precisa ser público e universal.
Agora, se acham autoritário impôr tratamento de saúde pago à população, estão condenando o modelo americano, que faz isso com vacinados ou não.
Em compensação, sou bastante a favor de responsabilizar quem faz campanha contra a vacina, principalmente figuras de autoridade, públicas ou midiáticas.
E acho que quem escolheu não se vacinar é responsável pelas pessoas que contamina e mata. Como quem dirige bêbado.
Mas, enfim, obrigado pela divulgação. Só assim vou chegar em outros públicos.
Descobri que também invadiram meus dados no ConecteSUS. Alteraram meu nome, o nome da minha mãe e minha nacionalidade no certificado de vacinação, em documento oficial...
@minsaude como me sentir com meus dados na mão de quem faz isso? Com os dados do meu filho lá?
Busquei orientação do Marcel Leonardi (leonardi.adv.br), já requisitamos ao @minsaude correção, esclarecimento de quem teve acesso aos dados e que medidas estão tomando a respeito (Arts. 17 e 18, da LGPD). Se mais alguém teve seus dados violados assim, recomendo o Marcel.
Não preciso do certificado agora e já pedi a correção. Mas a sensação de ter dados sensíveis alterados assim não passa com o reparo. É inadmissível ter os dados alterados dentro do órgão oficial que deveria prezar pela nossa informação.
Pq chamamos coxa e sobrecoxa do frango, quando na verdade é panturrilha e coxa?
Me vê panturrilha e sobrepanturrilha de frango.
Se quiser visualizar como é panturrilha e coxa, e como é fácil de confundir pq o pé da galinha é bem mais comprido e alto do que o nosso, é só ver a ilustração do livro "Kame no Kōra wa Abarabone: Jintai de Arawasu Ugokumonozukan" do @satoshikawasaki (a obra inteira é fantástica)
Pra entreter o domingo, um pouco de política de chimpanzés, o paradoxo da "força é fraqueza" e por que para alguns deles manter um líder um fraco e incompetente no poder oferece muita vantagem.
Fio tirado do último livro do primatologista Frans de Waal 🧵
O caso aconteceu entre os chimpanzés do Zoológico de Royal Burger em Arnhem, na Holanda, acompanhado por de Waal.
Yeroen era o macho mais velho. Muito esperto, mas já com sua força em declínio, ele foi deposto pelo novo alpha. Que ainda o respeitava, vinha "catar piolho", mas...
Esse novo alpha era forte, competente e imparcial. Trouxe harmonia pro grupo, era paparicado pelas fêmeas que inclusive deixavam ele brincar com os filhotes. Sua liderança era defendida pelo bando.
O que era um problema pra Yeroen, porque o alpha controlava todas as fêmeas.
A situação da COVID no Brasil melhorou tanto que somos "só" o 4º país em mortes por dia.
1º EUA, com >1600 mortes entre não vacinados
2º Rússia, que vacinou sem cumprir etapas de segurança e agora a pop. não se sente segura a se vacinar
3º Romênia, com < de 1/3 da pop. imunizada
Em termos relativos, mortes por dia por milhão de habitantes, a situação da Romênia é especialmente pavorosa, apesar de em números absolutos eles serem equivalentes aos do Brasil, com uma média de mais ou menos 330 mortes registradas por dia.
A pandemia está melhorando muito por aqui, mas está longe de acabar – o SARS-CoV-2 se estabeleceu entre nós.
Segue um fio com 3 possíveis cenários futuros e pq máscaras ainda devem continuar necessárias e idosos precisam tomar um cuidado especial.
No cenário 1, continuamos na tendência atual: Casos contidos com vacinas, mesmo sem medidas de distanciamento. Nesse cenário, a transmissão fica mais "oculta" pq as pessoas passam a ter casos mais leves. E os idosos terão momentos mais vulneráveis pela imunidade temporária.
Ou seja, pelo menos os idosos ainda precisam de mais distanciamento e manter o uso de máscara em muitas situações, pois comprovadamente perdem a proteção da vacina periodicamente e precisam de reforço.
Esse é o melhor cenário. Nos outros, as máscaras são mais necessárias.
Conselho Nacional de Saúde (CNS) descrevendo com todas as letras a monstruosidade que foi a pesquisa da proxalutamida. Tem duas formas de uma terapia "salvar mais vidas", mais tratados sobreviverem... ou algo matar mais quem não é tratado...
Segue o fio com o que aconteceu
Aplicaram o estudo onde não foi autorizado
"O parecer consubstanciado emitido pela Conep com a autorização do estudo é explícito em relação aos locais para a execução do estudo e, em nenhum trecho, houve autorização ampla de execução da pesquisa em todo o território nacional."
Conduzido por incompetentes
"A comunidade de pesquisadores de todo o país sabe que qualquer modificação do protocolo de pesquisa exige nova autorização do Sistema CEP/Conep, sendo isso fato notório e conhecido por qualquer aluno de pós-graduação e pesquisador com sólida formação"