Pra entreter o domingo, um pouco de política de chimpanzés, o paradoxo da "força é fraqueza" e por que para alguns deles manter um líder um fraco e incompetente no poder oferece muita vantagem.
Fio tirado do último livro do primatologista Frans de Waal 🧵
O caso aconteceu entre os chimpanzés do Zoológico de Royal Burger em Arnhem, na Holanda, acompanhado por de Waal.
Yeroen era o macho mais velho. Muito esperto, mas já com sua força em declínio, ele foi deposto pelo novo alpha. Que ainda o respeitava, vinha "catar piolho", mas...
Esse novo alpha era forte, competente e imparcial. Trouxe harmonia pro grupo, era paparicado pelas fêmeas que inclusive deixavam ele brincar com os filhotes. Sua liderança era defendida pelo bando.
O que era um problema pra Yeroen, porque o alpha controlava todas as fêmeas.
O alpha era um líder tão forte que não sobrava nada para Yeroen. Ele até tinha o respeito do alpha, mas tinha perdido todos os privilégios. Incluindo sexo.
O que Yeroen começou a fazer então? Paparicar e apoiar um macho bem mais novo, forte, que era bem tosco e incompetente.
Esse macho novo não conseguia nem separar brigas. Não tinha o respeito do bando. Mas com o suporte do Yeroen, eram dois machos, um deles bem forte e outro bem esperto, desafiando o alpha.
A disputa durou meses de confrontos diários, até a hora que o alpha não aguentou o desgaste.
Yeroen não queria ser alpha, deixou a posição pro macho novo. Mas dava um suporte tão fundamental pro novo líder que toda vez que o alpha não deixou o Yeroen cruzar com uma fêmea, ele quase perdeu o trono. Sob o novo alpha, Yeroen tinha privilégios que não teria com mais ninguém.
Os dois lideraram o bando por anos. Com um líder incompetente e inexperiente, Yeroen conseguiu estender seu prestígio por muito mais tempo. Pra ele, foi muito mais produtivo manter um líder fraco que controlava do que ser um zero à esquerda sob um líder forte e bom pro grupo.
Essa história vem do livro "Are We Smart Enough to Know How Smart Animals Are?" de Frans de Waal, onde ele discute inteligência animal com vários exemplos, incluindo os chimpanzés que acompanhou por tantos anos. a.co/6H3R3Z
Link corrigido
— Are We Smart Enough to Know How Smart Animals Are? by Frans de Waal a.co/23m1mgr
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A situação da COVID no Brasil melhorou tanto que somos "só" o 4º país em mortes por dia.
1º EUA, com >1600 mortes entre não vacinados
2º Rússia, que vacinou sem cumprir etapas de segurança e agora a pop. não se sente segura a se vacinar
3º Romênia, com < de 1/3 da pop. imunizada
Em termos relativos, mortes por dia por milhão de habitantes, a situação da Romênia é especialmente pavorosa, apesar de em números absolutos eles serem equivalentes aos do Brasil, com uma média de mais ou menos 330 mortes registradas por dia.
A pandemia está melhorando muito por aqui, mas está longe de acabar – o SARS-CoV-2 se estabeleceu entre nós.
Segue um fio com 3 possíveis cenários futuros e pq máscaras ainda devem continuar necessárias e idosos precisam tomar um cuidado especial.
No cenário 1, continuamos na tendência atual: Casos contidos com vacinas, mesmo sem medidas de distanciamento. Nesse cenário, a transmissão fica mais "oculta" pq as pessoas passam a ter casos mais leves. E os idosos terão momentos mais vulneráveis pela imunidade temporária.
Ou seja, pelo menos os idosos ainda precisam de mais distanciamento e manter o uso de máscara em muitas situações, pois comprovadamente perdem a proteção da vacina periodicamente e precisam de reforço.
Esse é o melhor cenário. Nos outros, as máscaras são mais necessárias.
Conselho Nacional de Saúde (CNS) descrevendo com todas as letras a monstruosidade que foi a pesquisa da proxalutamida. Tem duas formas de uma terapia "salvar mais vidas", mais tratados sobreviverem... ou algo matar mais quem não é tratado...
Segue o fio com o que aconteceu
Aplicaram o estudo onde não foi autorizado
"O parecer consubstanciado emitido pela Conep com a autorização do estudo é explícito em relação aos locais para a execução do estudo e, em nenhum trecho, houve autorização ampla de execução da pesquisa em todo o território nacional."
Conduzido por incompetentes
"A comunidade de pesquisadores de todo o país sabe que qualquer modificação do protocolo de pesquisa exige nova autorização do Sistema CEP/Conep, sendo isso fato notório e conhecido por qualquer aluno de pós-graduação e pesquisador com sólida formação"
Estudo no Reino Unido comparando efetividade das vacinas da Pfizer e AstraZeneca: fio curto.
2 doses das vacinas foi no mínimo tão protetor quanto a imunidade de quem teve COVID, além de ser muito mais seguro. A variante Delta escapa mais das vacinas do que a Alpha.
A vacina de RNA (Pfizer) induz uma imunidade mais robusta contra infecção em um primeiro momento, mas essa proteção declinou mais rápido do que a vacina de vetor. Não viram diferença na duração de intervalo entre as doses.
Também viram que a maior proteção acontece nos mais jovens e em quem teve a infecção e foi vacinado. Faz sentido a imunidade mais robusta em curados. Mas recomendar que se infectem para isso é como recomendar que alguém seja assaltado para aprender a se cuidar melhor.
Mais vírus parecidíssimos com o SARS-CoV-2, o que é bastante previsível. E, como no caso dos morcegos com anticorpos contra o SARS-CoV-2 encontrados na Tailândia, fora da China. Mostrando que são vírus com grande circulação.
Detalhe importante: esses vírus que acharam nas fez-se de morcego no Laos são capazes de receptor humano ACE2, o mesmo que o SARS-CoV-2 usa para nos infectar. E o mesmo que usaram pra inventar que ele foi “engenheirado” para atacar humanos. Agora confirmamos que isso é “natural”.
O que tb é um bom aviso de que tem outros coronavírus circulando no sul da Ásia que têm bastante potencial de nos causar problemas.