Você conhece a terapia larval? Teria coragem de fazer?
Então segue o fio pra conhecer esse método um tanto... bizarro. 👇
⚠️Não vou colocar muitas imagens/vídeos na thread por ser um conteúdo forte para pessoas sensíveis, tudo bem?
Mas no google e Youtube está cheio de conteúdos sobre o assunto caso vocês queiram ver, é bem interessante! Ah, e na nossa postagem no Instagram também 💃
As larvas de Lucilia sericata, e das famílias Calliphoridae e Muscidae são as mais utilizadas na bioterapia
Essa terapia é induzida e controlada por uma equipe de profissionais que monitora todo o processo, desde a captura da mosca na natureza até a aplicação e remoção das larvas na pessoa com a ferida.
📷: Juraj Majtan/ researchgate
Mas calma!
As larvas são previamente descontaminadas e sua reprodução é no ambiente laboratorial.
Essa terapia é considerada segura e amplamente utilizada em vários países, utilizada para ajudar a limpar ferimentos e apresar a cura de diversas lesões como úlceras (em pacientes diabéticos ou pós-cirúrgicas infeccionadas), lesões por pressão e queimaduras.
As larvas só ingerem tecidos desvitalizados, não oferecendo risco ao paciente. Além da remoção do tecido necrosado, as larvas promovem a desinfecção, estimulação do tecido, formação de novos vasos sanguíneos e impedem a proliferação de fungos e bactérias no local.
A resistência a vários antibióticos aumentou o interesse por essa terapia, já que as larvas destroem as bactérias de forma bastante eficiente.
Elas também tem um baixo custo envolvendo tecnologias simples, podendo ser desenvolvida em pequenos laboratórios.
Referências:
MARCONDES, Carlos Brisola - Terapia larval de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças. Florianópolis, Editora da UFSC, 2006. 88p. ilus. ISBN 853280352-0. doi.org/10.1590/S0036-…
Zumbis são coisas da ficção científica né? Bem, mais ou menos viu!
Hoje vamos conhecer o fungo que transforma insetos em zumbis!
Segue o fio 👇
📷: Bernard Dupont
Cordyceps é um gênero de fungos ascomicetos (filo Ascomycota) que parasitam várias ordens da classe Insecta, principalmente Hymenoptera, Hemiptera, Diptera, Lepidoptera e Coeloptera.
📷: Curto e Curioso
Uma vez que o fungo se estabelece no interior do hospedeiro, este começa a apresentar alterações comportamentais e neurofisiológicas, passando a agir como um "zumbi".
Você já comeu insetos e nem sabia!
📷: Helen Soteriou
Grande parte dos produtos industrializados que consumimos contêm corantes em sua composição.
A coloração de produtos como: biscoitos, gelatinas, recheios de bolachas, iogurte, balas, pirulitos, sorvetes e alguns cosméticos são resultado da maceração de um inseto: a cochonilha!
Você já se perguntou de onde vem a aracnofobia, ou, por que muitas pessoas tem medo de aracnídeos?
📷: Klaus Eppele
O medo de aranhas é muito comum entre humanos. Em torno de 75% das pessoas têm medo moderado ou severo desses animais. Mas por que essa condição existe?
O pavor de aranhas pode ser condicionado, causado por algum trauma vivido pelo indivíduo com esses animais, ou mesmo por influência cultural, já que muitas culturas associam esses aracnídeos ao terror, como visto em festas de Halloween.
📷: Tâmara Araújo/ TuaCasa