O caso criminal que foi resolvido pelo médium Chico Xavier.
Em 8 de maio de 1976, José Divino Nunes e Maurício Garcez Henrique, ambos estudantes com 18 anos, eram amigos inseparáveis.
Os amigos estavam no bairro de Campinas, em Goiânia, em uma manhã, na casa de José Divino, quando Maurício pegou uma arma dentro de uma pasta do pai de José.
Em uma “brincadeira” conhecida “Roleta Russa”, Maurício retirou as balas de dentro do revólver, acionando o gatilho cerca de 2 vezes em direção a José Divino, como brincadeira.
José, nesse momento, tirou a arma da mão do amigo. Maurício foi até a cozinha da casa para buscar alguns cigarros, e José ficou com a arma na mão, enquanto levantava para mudar a estação de rádio, que ficava sob um guarda-roupa ao lado da porta da cozinha.
Ao mudar a estação, José, que manuseava uma arma pela primeira vez, instintivamente puxou novamente o gatilho, efetuando um disparo, e ao virar-se, viu Maurício agachado: o tiro havia acertado seu peito.
A partir desse momento, José tentou ajudá-lo, mas sem sucesso, acabando por ser preso depois. As famílias, que antes eram amigas, perderam qualquer contato, pois a de Maurício acreditava que o crime havia sido premeditado.
Em julgamento, o advogado de defesa de José alegou em vários momentos que o réu não tinha nenhuma intenção de matar, e não havia nenhuma prova sobre o possível dolo da morte.
No dia 16 de julho de 1979, o juiz Orimar de Bastos, da 6.ª Vara Criminal de Goiânia, após receber uma carta psicografada do médium Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, absolveu o réu, José Divino.
“Temos que dar credibilidade à mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, anexada aos autos, onde a vítima relata o fato e isenta de culpa o acusado, discorrendo sobre as brincadeiras com o revólver e o disparo da arma”, declarou o juiz em sua sentença.
A carta entregue por Chico Xavier à família de Maurício foi periciada por um especialista; documentos de Maurício foram levados a perícia para comparar com a assinatura na carta.
A sentença do juiz foi confirmada após a perícia dar o resultado sobre as comparações e a assinatura de Maurício na mensagem psicografada por Chico Xavier ser idêntica à assinatura que Maurício deixou em sua carteira de identidade.
Como o médium não possuía nenhum documento da vítima antes da psicografia, não havia como ter uma base para falsificar a assinatura. O pai de Maurício, católico, não acreditava em Xavier, e culpava José pela morte do filho.
Porém, após receber a carta do desencarnado pelas mãos do médium, fez com que o homem acreditasse ser verdade, e assim tornou um homem mais aberto a estudar o espiritismo.
Já Dejanira Garcez, mãe de Maurício, sempre acreditou no espírita e frequentava sessões na casa dele em busca de respostas. Em uma delas, Dejanira foi em direção a Xavier e ele segurou sua mão, dizendo o porque ela estava ali, detalhes que ninguém iria saber a não ser familiares.
Ela dizia receber bilhetes de guias espirituais informando que Maurício estava bem, e logo quando ele pudesse, iria escrever para ela, um tempo depois, recebendo a carta psicografada do filho.
Trechos da carta, além de detalhar momentos íntimos que Maurício vivia com a família, e apelidos carinhosos de que ele chamava a mãe, também incluíram o que havia acontecido no dia do incidente, tendo semelhanças com o depoimento de José.
Novamente ficou em destaque que Xavier nunca havia visto e nem lido nada sobre o caso, e apenas recebia as mensagens do desencarnado. Um trecho da carta foi destacado e revelado ao público:
“Peça ao meu pai para que, no íntimo, aceite a versão que eu forneci do acontecimento que me suprimiu o corpo físico. Não se procure culpa de ninguém. Tudo está encerrado em paz, porque o acidente foi acidente real, e preciso que meu pai ajude a refletir nisso [...]".
Em um filme sobre a vida do médium, ao final, fizeram referência ao caso, por ser a primeira vez na história da justiça brasileira uma carta psicografada ser usada para inocentar o réu.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Crimes Reais

Crimes Reais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CrimesReais

16 Dec
As irmãs que mataram e esquartejaram o padastro após ele assediar uma delas.

Conheça o caso "Irmãs das Tesouras". ImageImage
Conhecidas como 'Irmãs das Tesouras', Linda e Charlotte Mulhall foram responsáveis pelo assassinato do namorado de Kathleen Mulhall, a mãe das duas mulheres. Image
Farah Noor era um imigrante queniano que conseguiu cidadania na Irlanda após alegar ser pai de uma criança nascida no país. O homem já era condenado por comportamento ameaçador e abusivo, agressões, desordem, abuso sexual e assassinato. Image
Read 22 tweets
14 Dec
Assédio, violência, envenenamento, drogas ilícitas e muito mais ocorriam nos bastidores do famoso clássico “O Mágico de Oz”.
O filme “O Mágico de Oz” lançado em 18 de setembro de 1939, dirigido parcialmente por Victor Fleming, tornou-se um filme de enorme sucesso na época. Porém, o que muitos não sabem é que, diferente do maravilhoso sonho da Dorothy no longa, nos bastidores foi um verdadeiro pesadelo.
Uso forçado de drogas ilícitas, assédio sexual, violência, longas horas de trabalho, envenenamento, condições precárias no 'set' de filmagem e muito mais ocorriam nos bastidores. Os atingidos foram os funcionários e principalmente os atores, que foram os mais prejudicados.
Read 23 tweets
13 Dec
Os garotos que começaram matando animais e depois a matarem pessoas: "2 Guys 1 Hammer", o maior gore da internet.
Igor Suprunyuk, Viktor Sayenko e Alexander Hanzha nasceram em 1988, na Ucrânia; a mídia os retratava como filhos de pais ricos e influentes. Os três frequentavam a mesma escola e eram amigos de longa data.
Segundo entrevistas com os familiares dos condenados, Viktor e Alexander eram alunos exemplares, mas após conhecerem Igor na 3ª série, as notas despencaram. Um professor descreveu Suprunyuk como um menino tímido e introvertido, mas que sempre arrumava briga com outros alunos.
Read 51 tweets
9 Dec
Pai agride professor dentro de escola após ele assediar sua filha.
Na última terça-feira, 07, em Cosmópolis, interior do estado de São Paulo, o pai de uma aluna agrediu fisicamente um professor após sua filha de 14 anos relatar que ele a importunava e a seus colegas de classe durante a aula.
A menina conta que estava na sala de aula conversando com alguns amigos quando o professor se aproximou e disse: "Se eu não fosse casado, transaria com você". "Eu fingi que não tinha ouvido, aí ele falou de novo".
Read 9 tweets
8 Dec
Polícia prende ‘Harry Potter’ do tráfico em Manaus, ele estava com 183 'trouxinhas' de drogas. Image
Em Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, na terça-feira (30), por volta das 1h30min, a polícia prendeu ‘Harry Potter’, um traficante que tinha esse apelido pela região por conta de suas roupas, que eram azuis e acompanhadas por um óculos.
Na abordagem, foi descoberto que seu nome era Vanderson Pinheiros. A polícia encontrou 21 'trouxinhas' de uma substância (supostamente cocaína), 162 de outra substância (supostamente OXI), 2 porções médias de, aparentemente, maconha, além de R$72,00 em espécie.
Read 5 tweets
27 Nov
Policiais são chamados para separar briga de casal: eles estavam brigando com faca, após a mulher chamar o marido de "brocha".
Em uma ocorrência de operação de risco, policiais foram chamados para apaziguar um caso de violência doméstica, onde segundo informações do chamado, havia posse de uma arma branca.
Após a chegada da PM o rapaz contou o motivo da briga: "Não consegui fazer amor com ela, e ela ficou brava". Ele fala que estavam bebendo quando decidiram tentar ter relações, ao não conseguir, a mulher ficou extremamente irada, o agredindo.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(