O movimento negro foi um dos muitos movimentos sociais que se uniram aos trabalhadores, sindicalistas, estudantes, intelectuais e artistas para fundar o PT em 1980. Milton Barbosa, principal liderança do Movimento Negro Unificado, foi o criador da Comissão de Negros do PT.

1/25
Fundado em 1978, o Movimento Negro Unificado (MNU) reorganizou a luta do movimento negro, que havia sido desarticulado pela repressão brutal da ditadura militar. Foi o MNU que conduziu o protesto histórico no centro de SP em 7 de julho de 1978.

2/25
Ao longo de mais de quatro décadas, Movimento Negro Unificado e PT sempre foram parceiros. Algumas das principais lideranças e militantes históricos do MNU eram filiados ao PT. É o caso de Lélia Gonzalez, candidata a deputada federal pelo partido.

3/25
Como integrante do Diretório Nacional do PT, Lélia Gonzalez ajudou a fundar o Coletivo N'Zinga, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, organizar politicamente as empregadas domésticas e os trabalhadores precarizados.

4/25
Foi no Jornal dos Trabalhadores, órgão de imprensa do PT, que Lélia lançou reflexões que seguem atuais até hoje no MN. Nessa coluna, publicada em maio de 82, Lélia denuncia o apagamento do protagonismo negro por trás da celebração do 13 de maio.

5/25
Nesse outro artigo, publicado pelo Jornal dos Trabalhadores em outubro de 82, o militante Francisco Marcos Dias, do Grupo Molengo-Itaquera, enfatiza a necessidade de manter junto ao movimento negro o enfoque na luta de classes e na opressão da classe trabalhadora.

6/25
O PT ajudou a organizar e difundir inúmeros atos, manifestações e iniciativas relacionadas às pautas da população negra. Flávio Carranza, Clóvis Castro, Fátima Ferreira e várias outras lideranças históricas do movimento negro se filiaram ao partido.

7/25
Militantes negros do PT tomaram a liderança em algumas das mais importantes iniciativas ligada às lutas operárias. Foi Vicentinho, por exemplo, quem dirigiu a primeira greve geral desde o golpe de 1964 - e por isso foi cassado e enquadrado na Lei de Seg. Nacional.

8/25
Igualmente relevante foi a trajetória de Benedita da Silva. Dirigente da Associação de Favelas do RJ, Benedita foi membra-fundadora do PT, primeira mulher negra a exercer os cargos de deputada federal constituinte e primeira senadora negra no Brasil.

9/25
O ex-metalúrgico e sindicalista Paulo Paim também foi deputado constituinte. O PT elegeu metade de todos os parlamentares negros que auxiliaram na redação da Constituição de 1988.

10/25
Ao lado do MNU, o PT ajudou a articular a discussão sobre a necessidade de criminalizar o racismo e encampar as pautas do movimento negro na Assembleia Constituinte de 1986.

11/25
Nesse artigo de publicado pelo Boletim Nacional do PT em maio de 1987, por exemplo, discute-se a necessidade de reconhecer as especificidades da opressão racial direcionada aos trabalhadores negros no novo texto constitucional.

12/25
Durante as celebrações ufanistas do centenário da abolição, o partido frisou a necessidade de contestar "a idéia vigente de que a abolição foi uma dádiva à população escrava e que, portanto, deve ser 'comemorada' com um misto de gratidão e reconhecimento".

13/25
Na edição especial do Boletim do PT publicada em maio de 1988, Flávio Jorge, militante histórico do PT, MN e dirigente do CONEN, fazia um chamamento: "Chegou a hora de o movimento negro sair da fase 'sentimental' e entrar para valer na política."

14/25
Nos anos 90, o PT ampliou as candidaturas negras e a cooperação com os movimentos sociais e encampou pautas como a celebração de Zumbi e o Dia da Consciência Negra. A data seria oficializada e entraria no calendário escolar durante o governo petista.

15/25
O partido também criou uma estrutura de núcleos de combate ao racismo, dotado de uma secretaria nacional e órgãos locais, que serviriam de base para a futura criação das setoriais - instâncias de produção, elaboração e divulgação das políticas do partido.

16/25
Com a chegada de Lula à presidência em 2003, o PT colocou em prática inúmeras medidas que eram reivindicações históricas do movimento negro, encampadas pelo partido desde seu surgimento.

17/25
A criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, voltada a promover políticas de afirmação, inclusão e combate ao racismo, foi uma das primeiras medidas tomadas por Lula no início do seu mandato. A pasta foi entregue a Matilde Ribeiro.

18/25
Entre 2002 e 2004, o PT ampliou de 2% para 25% o número de municípios dotados de órgãos especializados na promoção da igualdade racial.

19/25
Lula sancionou a Lei nº 10.639/2003, tornando obrigatório o ensino das disciplinas de História da África e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e instituiu a obrigatoriedade de comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.

20/25
Lula também sancionou o PL do petista Paulo Paim que determinava a criação do Estatuto da Igualdade Racial, oficializando a instituição de ações afirmativas de corte étnico-racial.

21/25
Lula instituiu a política de apoio às comunidades quilombolas e emitiu o decreto 4.887 instituindo a demarcação de terras quilombolas. Também inaugurou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com vagas para estudantes africanos.

22/25
No governo Dilma, foi criada a lei que reserva 50% das vagas em universidades federais para estudantes de ensino público, negros, pardos e indígenas. Junto com o novo ENEM instituído no mandato de Lula, a lei foi fundamental para modificar o perfil elitizado das federais.

23/25
Dilma também ampliou a serva de vagas para os concursos públicos.

24/25
Negar o papel do PT nas conquistas do movimento negro é negar o próprio protagonismo do movimento negro, que estava dentro do PT construindo essas mudanças. E é sempre bom lembrar que não era o PT que estava comparando cotas raciais com nazismo.

25/25

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 17,
Há 61 anos, em 17 de janeiro de 1961, o revolucionário congolês Patrice Lumumba era assassinado por paramilitares apoiados pelos governos da Bélgica e dos Estados Unidos.

1/17
Patrice Lumumba nasceu em Onalua, Congo Belga, em 2/07/1925. Intelectual autodidata, iniciou sua tumultuada carreira política na década de 1950, após observar as práticas exploratórias e opressivas levadas a cabo no Congo, quando o país ainda estava sob domínio belga.

2/17
Em 1958, Lumumba reuniu um grupo de intelectuais e dirigentes locais e fundou o Movimento Nacional Congolês (MNC), o primeiro partido político nativo do Congo. No mesmo ano, participou da Conferência Pan-Africana do Povo, onde travou contato com líderes nacionalistas.

3/17
Read 17 tweets
Jan 17,
Vamos fazer um compilado com as fotos + vergonha alheia de junho de 2013 pra comprovar que a esquerda precisa parar de fingir que aquela palhaçada era séria. Estão convidados pra contribuir:

1: Menos Bolsa Família, Mais Bolsa Louis Vuitton!

+ Image
2: Combatendo homofobia com mais homofobia.

+ Image
3: Por um país melhor, onde pobres não tenham direito a voto!

+ Image
Read 11 tweets
Jan 12,
Soldados soviéticos acompanham um combatente do Exército Popular da Polônia, que ergue a bandeira nacional após a libertação de Varsóvia do domínio nazista. Há 77 anos, em 12 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho dava início à Ofensiva de Vístula-Oder.

1/6
A ofensiva foi a maior operação militar conduzida na Frente Oriental do teatro europeu desde a Operação Bagration. Liderada por Georgy Zhukov e Ivan Konev, a operação mobilizou mais de 2,2 milhões de soldados do Exército Vermelho e do Exército Popular da Polônia.

2/6
Em três semanas, os militares soviéticos e poloneses subjugaram os soldados alemães, reagrupados no Grupo de Exércitos A da Wehrmacht, obtendo o controle da maior parte do território da Polônia, libertando a capital, Varsóvia,...

3/6
Read 6 tweets
Jan 12,
Há nove anos, em 11 de janeiro de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionava a Lei 12.783, reduzindo em 20,2% a conta de luz dos consumidores residenciais e das indústrias e prorrogando as concessões do setor elétrico.

1/13
O objetivo da medida era reverter o aumento da tarifa de energia elétrica ocasionado pelo acionamento das termelétricas em 2012, quando uma estiagem prolongada havia deixado os reservatórios em níveis críticos.

2/13
A lei autorizava a renovação antecipada das concessões de empresas de energia elétrica que venceriam a partir de 2015, impondo como contrapartida a diminuição das tarifas para o consumidor.

3/13
Read 13 tweets
Jan 12,
Notem o reposicionamento da esquerda autoproclamada radical - antes o discurso era de que o PT não estava comprometido com a revogação das reformas. Desde o fim do ano passado, entretanto, a cúpula do partido passou a encampar essas pautas de forma clara. Eis que...

1/5
...o problema deixou de ser a revogação das reformas. Agora o cerne da questão é a forma, o meio utilizado para se chegar a esse fim. Se não for por enfrentamento e pressão popular, o compromisso com a revogação vira "demagogia", "iludir o trabalhador".

2/5
É óbvio que nada impede que o PT trabalhe pela formação de uma base parlamentar e arranjos institucionais que permitam a revogação das reformas ao mesmo tempo em que a esquerda radical mobiliza a sociedade em prol dessas pautas. Mas não é esse o objetivo.

3/5
Read 5 tweets
Jan 11,
Há 76 anos, em 11 de janeiro de 1946, nascia em Salvador, BA, Stuart Angel Jones, revolucionário e mártir da luta armada contra a ditadura militar.

1/21
Filho do empresário estadunidense Norman Jones e da estilista mineira Zuzu Angel e irmão da jornalista Hildegard Angel, Stuart passou a infância com a família no Rio de Janeiro. Na adolescência, tornou-se atleta do Clube de Regatas Flamengo e foi bicampeão carioca de remo.

2/21
Posteriormente, ingressou no curso de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Stuart iniciou sua militância política como membro da Dissidência Estudantil do Partido Comunista Brasileiro (antigo PCB) na Guanabara.

3/21
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(