As #Legislativas2022 estão à porta e, ao contrário do que PS e PSD tentam promover, estas eleições não servem para eleger o Primeiro-Ministro mas sim os 230 deputados que compõem a Assembleia da República.
Nesta #thread podes ver como vota o teu distrito 🗳️
🧵 1/
Nas #Legislativas2022 o país é divido em 22 círculos eleitorais correspondentes aos 18 distritos de Portugal Continental, às regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e a dois círculos da diáspora, um para a Europa e outro para o Resto do Mundo.
Como podem ver no mapa cada círculo tem um número diferente de deputados. Este número é atribuído consoante a população residente em cada distrito/região. Com excepção dos círculos da diáspora.
3/
Os deputados são distribuídos através de uma equação conhecida por Método de Hondt, que distribui os mandatos consoante a percentagem de votos de cada partido numa dada região.
Isto significa que, dependendo do local onde vives, um voto num partido mais pequeno poderá não resultar em qualquer mandato. Nesse sentido, para que o teu voto não seja despediçado convém perceber o histórico de votação no teu distrito.
5/
Nestas tabelas podes ver a distribuição de mandatos por círculo e por partido nas eleições legislativas de 2019, 2015 e 2011.
Por exemplo, imagina que queres votar no BE. Se viveres em Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém ou Setúbal. As probabilidades de o teu voto resultar na eleição de um deputado deste partido é maior, do que se viveres em qualquer um dos outros círculos.
7/
Claro que, o voto é pessoal e deve ser feito com convicção. No entanto se o teu objectivo é que a tua família política seja mais representada que a outra, o voto útil num partido maior pode justificar-se se aquele com o qual te identificas não tiver repsentação na tua região.
8/
Com isto em mente caso partilhes o meu objectivo de levar a esquerda à vitória nas próximas eleições, aqui tens os partidos de esquerda que mais provavelmente vão conquistar deputados por círculo, tendo por base os resultados das últimas três legislativas:
9/
Açores: PS;
Aveiro: PS e BE;
Beja: PS e CDU;
Braga: PS, BE e CDU (menos provável);
Bragança: PS;
Castelo Branco: PS;
Coimbra: PS e BE;
Europa: PS
Évora: PS e CDU;
Faro: PS, BE e CDU (menos provável);
Guarda: PS;
Leiria: PS e BE;
Lisboa: PS, BE, CDU, PAN e L;
10/
Madeira: PS e BE (menos provável);
Portalegre: PS;
Porto: PS, BE, CDU e PAN;
Resto do Mundo: PS;
Santarém: PS, BE e CDU;
Setúbal: PS, BE, CDU e PAN;
Viana do Castelo: PS;
Vila Real: PS;
Viseu: PS.
11/
Os partidos assinalados como (menos provável) neste período apenas conseguiram eleger por uma vez nesse determinado círculo.
12/
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não. Tal como acontece com qualquer outra vacina, existe uma pequena percentagem da população (2 a 3%) que não a poderá tomar por ter desenvolvido uma reacção alérgica severa no passado ou por ter uma doença auto-imune.
2/28
2. Esta vacina vai alterar o meu DNA?
Não. Esta vacina apenas traz instruções para produzir uma proteína específica do vírus. Esta proteína será usada para ensinar o nosso sistema imunitário a combater o vírus se alguma vez entrar em contacto com ele.
Com um fim-de-semana de três dias as pessoas têm mais tempo para gastar dinheiro em sectores como a restauração, o turismo, a cultura e o comércio.
2/7
Ter mais tempo para a família ou para si próprio aumenta a confiança das pessoas e reduz os níveis de ansiedade, reduzindo também as despesas em saúde e promovendo o consumo.
3/7
A ouvir a participação de @BrunodC72 no @Sporting160_EN e, apesar de longo, acho que é um episódio que todos os sportinguistas deviam ouvir. Muito sumo nestas duas horas e meia.
Muito interessante a história de Fernando Gomes, Platini e do actual Presidente da @FIFAcom. Todos se opuseram ao VAR, tendo apenas avançado no sentido de alterar o clima perante as instituições depois dos escândalos de Platini com os mundiais da Rússia e Qatar.
O antigo Presidente também revelou que muitos funcionários do @Sporting_CP ainda hoje falam com ele, pedindo confidencialidade com medo de perderem o emprego.
O esquema de Amorim para um avançado com as características certas permite a este começar já a facturar após um breve período de adaptação.
Depois há a questão da mensagem que se passa para fora. Embora clube e SAD sejam entidades distintas, despedem funcionários e dizem que não há dinheiro para a canoagem ou para reforçar modalidades que não sejam o basket, mas depois gasta-se 15 milhões num jogador de 28 anos.
Um amigo meu está a contar-me casos de pessoas que não costumavam votar e que não ligavam às eleições que foram votar no Domingo com o único objectivo de derrotar AV.
A atitude era nobre até ele me dizer que o motivo que davam era que AV tinha "dito umas coisas más".
É por isto que não precisamos de mais pessoas a votar, mas sim de mais votos de qualidade de pessoas bem informadas.
A mesma estratégia pode facilmente ser deturpada para levar AV ao poder.
As pessoas precisam de ferramentas para conseguirem ter acesso à informação e para tomarem decisões com argumentos válidos.
O Henrique Raposo voltou a ter mais um episódio de verborreia mental. Em vez de limitar-me a insultá-lo, caro Henrique, decide combater o seu preconceito e a sua ignorância com a maior arma de todas: informação.
Sim, é um facto que as taxas de abstenção são muito elevadas junto da população afro-americana, contudo, ao contrário do que acontece em Portugal, isto não se deve a uma falta de interesse na vida política dos EUA, mas sim a três factores estruturais.
Enquanto em Portugal as eleições são realizadas aos Domingos e Feriados, nos EUA isso não acontece. Não existe sequer uma lei que obrigue as empresas a dar tempo livre para que os seus trabalhadores possam ir votar.