Sobre o Spaces 15/2: 2012. Marcos Magalhães, ideólogo da Reforma do Ensino Médio, cria o disparate que inovar é voltar ao passado. Explicitamente, defende a volta do magistério, do científico e do clássico no Brasil. A Reforma do Ensino Médio é elitismo educacional com look novo.
Aqui uma prova. Matéria com ele no Porvir.
porvir.org/ensino-medio-b…
* O Spaces foi em 16/2, mais conhecido como ontem. 😅

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel Cara - Educação e Ciência

Daniel Cara - Educação e Ciência Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DanielCara

Feb 18
#MEC Onze (11!) advogados da União renunciaram aos seus postos em defesa do "interesse público sobre o privado". Motivo: acusam Milton Ribeiro de fazer pressão indevida em favor de grupos econômicos.
Ou seja, não é só a família Bolsonaro que abusa do poder, é toda a Esplanada. +
Em matéria d'O Globo (17/2, 23hs), a repórter Renata Mariz apurou que Ribeiro, em cerimônia interna, afirmou que a "Consultoria Jurídica não permite que grupos econômicos 'sérios' tenham acesso ao MEC. A 'reclamação' gerou revolta entre os servidores".
O que são grupos sérios? +
E mais: "de forma reservada, [os servidores] já se queixavam de tentativas de interferência de outros setores no trabalho técnico de análise jurídica da pasta, sobretudo em relação a pleitos de instituições privadas de ensino superior." (+) Em um governo sério, Ribeiro cairia. +
Read 4 tweets
Nov 29, 2021
Alguns estudantes de escolas particulares defenderam um #Enem mais conteudista nas minhas redes sociais. O argumento é o do duplo esforço: eles se esforçaram estudando e os pais se esforçaram pagando mensalidades. Conclusão: esse é um motivo para o Enem não ser conteudista. +
O ensino conteudista é um equívoco científico: a transmissão de conteúdos. Ela não existe, em termos pedagógicos. O aprendizado se dá dentro de cada um/a, mediado por um/a educador/a. O conteudismo deixa de lado o processo de aprendizagem, além de obstruir o pensamento crítico. +
Como método, o conteudismo se pauta pela "transferência" hierárquica (vertical) de conhecimentos do professor para o aluno, tratando o educando como um mero receptor, sem se preocupar com a compreensão crítica do estudante. Assim ele se torna um reprodutor, não um pensador.
Read 7 tweets
Sep 8, 2021
Fui (e sempre irei) a todas as manifestações contra o governo Bolsonaro. Lutei contra as reformas de Michel Temer nas ruas e no Parlamento e, antes, lutei contra o impeachment. Vencemos Bolsonaro diversas vezes no Congresso Nacional, nas pautas da Educação.
Acredito na Política.+
Assinei um dos 1os pedidos de impeachment em 2020. Conheço bem o Parlamento e, por isso, não acho prudente ter a estratégia política orientada centralmente às redes sociais. Bradar “flopou”, por exemplo, é catártico, gostoso, mas torna o jogo apenas uma sucessão de episódios. +
Ocorre que, assim, 7/9 passa: Bolsonaro perdeu terreno, mas não dá tempo de consolidar o fato. Com isso, o impeachment perde força. E fica o problema real: a política permanece na montanha russa em que o povo brasileiro perde direitos nas batalhas principais: as econômicas. +
Read 4 tweets
May 19, 2021
A compra do sistema Pegasus, do NSO Group, vai dar ferramentas de espionagem ao Gabinete do Ódio, independentemente de autorização judicial. Além de expor o Brasil a países estrangeiros.
É urgente combater essa contratação.
Read 4 tweets
Jul 22, 2020
#Florestan100anos: Hoje Florestan Fernandes completaria 100 anos. Ele é o mais importante sociólogo da História do 🇧🇷.
Fundador do PT, foi deputado constituinte em 1988, sendo decisivo na elaboração da Carta Magna.
Quer saber mais? Siga o fio🧶e vamos juntos! 👇 - 1/n
Florestan Fernandes, ao lado de Paulo Freire e Anísio Teixeira, é um dos mais importantes educadores da História do Brasil. E foi um incansável militante pela escola pública.
Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, Florestan Fernandes é filho de pai desconhecido e de Dona Maria Fernandes, lavadeira e trabalhadora doméstica. Sua família é de imigrantes portugueses. Segundo Florestan, eles vieram para o Brasil "tangidos pela fome".
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(