Sobre 12/9, estou de acordo com as posições acima.
Em 2017, por lutar contra o “Escola ‘sem’ Partido”, sofri ameaças covardes mobilizadas pelo MBL. Sem medo, vencemos a pauta, inclusive no STF, até na ONU. Luto contra Bolsonaro desde 98, mas não sou escada para gente desonesta.
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Fui (e sempre irei) a todas as manifestações contra o governo Bolsonaro. Lutei contra as reformas de Michel Temer nas ruas e no Parlamento e, antes, lutei contra o impeachment. Vencemos Bolsonaro diversas vezes no Congresso Nacional, nas pautas da Educação.
Acredito na Política.+
Assinei um dos 1os pedidos de impeachment em 2020. Conheço bem o Parlamento e, por isso, não acho prudente ter a estratégia política orientada centralmente às redes sociais. Bradar “flopou”, por exemplo, é catártico, gostoso, mas torna o jogo apenas uma sucessão de episódios. +
Ocorre que, assim, 7/9 passa: Bolsonaro perdeu terreno, mas não dá tempo de consolidar o fato. Com isso, o impeachment perde força. E fica o problema real: a política permanece na montanha russa em que o povo brasileiro perde direitos nas batalhas principais: as econômicas. +
A compra do sistema Pegasus, do NSO Group, vai dar ferramentas de espionagem ao Gabinete do Ódio, independentemente de autorização judicial. Além de expor o Brasil a países estrangeiros.
É urgente combater essa contratação.
#Florestan100anos: Hoje Florestan Fernandes completaria 100 anos. Ele é o mais importante sociólogo da História do 🇧🇷.
Fundador do PT, foi deputado constituinte em 1988, sendo decisivo na elaboração da Carta Magna.
Quer saber mais? Siga o fio🧶e vamos juntos! 👇 - 1/n
Florestan Fernandes, ao lado de Paulo Freire e Anísio Teixeira, é um dos mais importantes educadores da História do Brasil. E foi um incansável militante pela escola pública.
Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, Florestan Fernandes é filho de pai desconhecido e de Dona Maria Fernandes, lavadeira e trabalhadora doméstica. Sua família é de imigrantes portugueses. Segundo Florestan, eles vieram para o Brasil "tangidos pela fome".
Hoje o 🇧🇷 comemora 120 anos de Anísio Spínola Teixeira, um dos maiores educadores e pensadores da nossa História.
Amigo de Darcy Ribeiro, reconhecido por Florestan Fernandes e admirado por Paulo Freire, Anísio é um gigante! Quer saber mais? Siga o 🧵!👇
Baiano de Caetité, Anísio Teixeira foi um dos principais defensores do direito à educação do nosso país. Incansável, figura entre os principais pensadores brasileiros das Ciências Humanas.
Nas políticas públicas educacionais e na teoria pedagógica produzida no Brasil, a contribuição de Anísio Teixeira só pode ser comparada à de Paulo Freire.
#MPdosDiasLetivos 1/9
Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória que, na prática, não diz nada de novo. PORÉM, gera graves pressões: 1) Flexibiliza o cumprimento dos 200 dias letivos; e 2) Não altera a carga horária de 800 horas por ano. O que já era permitido pela LDB. (+)
#MPdosDiasLetivos 2/9
Isso pressiona escolas públicas, privadas e sistemas de ensino para 4 alternativas: 1) ampliação da educação em tempo integral; 2) conclusão do atual ano letivo em 2021; 3) reposição de aulas com atividades complementares; e 4) Educação a Distância (Ead).(+)
#MPdosDiasLetivos 3/9
Vamos às alternativas. A ampliação da "Educação em Tempo Integral" não vai rolar. Não é possível construir escolas após o isolamento social. Nem abrir novas salas de aula. Não há dinheiro, nem tempo. E nem todos alunos poderão cursá-la. Não é solução. (+)
Sobre o #Fundeb - siga o fio 👇
Hoje está sendo apresentado o relatório para o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação). O Fundeb administra hoje mais de R$ 150 bilhões e financia 40 milhões de matrículas.
O texto de hoje não é tão bom quanto a Minuta de Relatório de 18 de setembro de 2019. Aquela versão dialogava com a Nota Técnica da @camp_educacao “Novo Fundeb: em nome de um consenso que promova o direito à educação”, mas traz conquistas importantes.
Antes, o que significa ter um #FundebpraValer? O FUNDEB deve: 1) Garantir os recursos necessários para universalizar a educação básica pública; 2) Viabilizar escolas com padrão adequado de qualidade: capaz de garantir que os professores possam ensinar e os alunos aprender; (+)