A compra do sistema Pegasus, do NSO Group, vai dar ferramentas de espionagem ao Gabinete do Ódio, independentemente de autorização judicial. Além de expor o Brasil a países estrangeiros.
É urgente combater essa contratação.
Há o entendimento na ala militar de que o Pegasus possibilita a invasão de celulares e computadores sem indicar o responsável pelo acesso —a facilidade é tamanha que um dispositivo pode ser acessado sem precisar ser ativado pelo usuário, o "zero cliques”.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#Florestan100anos: Hoje Florestan Fernandes completaria 100 anos. Ele é o mais importante sociólogo da História do 🇧🇷.
Fundador do PT, foi deputado constituinte em 1988, sendo decisivo na elaboração da Carta Magna.
Quer saber mais? Siga o fio🧶e vamos juntos! 👇 - 1/n
Florestan Fernandes, ao lado de Paulo Freire e Anísio Teixeira, é um dos mais importantes educadores da História do Brasil. E foi um incansável militante pela escola pública.
Nascido em São Paulo, em 22 de julho de 1920, Florestan Fernandes é filho de pai desconhecido e de Dona Maria Fernandes, lavadeira e trabalhadora doméstica. Sua família é de imigrantes portugueses. Segundo Florestan, eles vieram para o Brasil "tangidos pela fome".
Hoje o 🇧🇷 comemora 120 anos de Anísio Spínola Teixeira, um dos maiores educadores e pensadores da nossa História.
Amigo de Darcy Ribeiro, reconhecido por Florestan Fernandes e admirado por Paulo Freire, Anísio é um gigante! Quer saber mais? Siga o 🧵!👇
Baiano de Caetité, Anísio Teixeira foi um dos principais defensores do direito à educação do nosso país. Incansável, figura entre os principais pensadores brasileiros das Ciências Humanas.
Nas políticas públicas educacionais e na teoria pedagógica produzida no Brasil, a contribuição de Anísio Teixeira só pode ser comparada à de Paulo Freire.
#MPdosDiasLetivos 1/9
Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória que, na prática, não diz nada de novo. PORÉM, gera graves pressões: 1) Flexibiliza o cumprimento dos 200 dias letivos; e 2) Não altera a carga horária de 800 horas por ano. O que já era permitido pela LDB. (+)
#MPdosDiasLetivos 2/9
Isso pressiona escolas públicas, privadas e sistemas de ensino para 4 alternativas: 1) ampliação da educação em tempo integral; 2) conclusão do atual ano letivo em 2021; 3) reposição de aulas com atividades complementares; e 4) Educação a Distância (Ead).(+)
#MPdosDiasLetivos 3/9
Vamos às alternativas. A ampliação da "Educação em Tempo Integral" não vai rolar. Não é possível construir escolas após o isolamento social. Nem abrir novas salas de aula. Não há dinheiro, nem tempo. E nem todos alunos poderão cursá-la. Não é solução. (+)
Sobre o #Fundeb - siga o fio 👇
Hoje está sendo apresentado o relatório para o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação). O Fundeb administra hoje mais de R$ 150 bilhões e financia 40 milhões de matrículas.
O texto de hoje não é tão bom quanto a Minuta de Relatório de 18 de setembro de 2019. Aquela versão dialogava com a Nota Técnica da @camp_educacao “Novo Fundeb: em nome de um consenso que promova o direito à educação”, mas traz conquistas importantes.
Antes, o que significa ter um #FundebpraValer? O FUNDEB deve: 1) Garantir os recursos necessários para universalizar a educação básica pública; 2) Viabilizar escolas com padrão adequado de qualidade: capaz de garantir que os professores possam ensinar e os alunos aprender; (+)
#OJogoReal
Rodrigo Maia é, na prática, o presidente da Câmara do mercado financeiro.
Por lógica, ele não quer "agenda social" que colida com a "agenda econômica" - que ele representa.
As "propostas sociais" que ele "ouve" e "estimula" obedecem a essa racionalidade. Simples assim.
A realidade é que existem três Propostas de Emenda à Constituição de Paulo Guedes que destroem o Estado Democrático de Direito. Como contraposição há apenas o Fundeb, que fortalece o Direito à Educação.
Maia não pauta o Fundeb, seus aliados ultraliberais atrapalham a tramitação.
Rodrigo Maia tem sido litúrgico - o que nada mais é do que sua obrigação institucional - em se contrapor perante questões absurdas. Nesse Brasil maluco que vivemos... liturgia virou mérito.
Mas na "agenda social" de fato, congruente com a Carta Magna, Maia só atrapalhou até aqui.