A militância do novo PCB costuma dissimular seu discurso antipetista alegando não fazer uso da retórica moralista de criminalização do PT. Esse argumento é falso, como demonstra esse excelente artigo dos camaradas da @VozOperariaRJ.
Conformado à condição de satélite do PSOL, o PCB seguiu a mesma estratégia da legenda que orbita: substituir a política pelo marketing e a análise da realidade concreta pela narrativa de maior apelo junto à "opinião pública" - por mais reacionária que ela fosse.
2/11
Cedendo ao moralismo de classe média que permeia o imaginário de suas bases sociais, predominantemente pequeno-burguesas, o PCB chegou a publicar em meados de 2013 um artigo, baseado em um levantamento da Globo, assegurando que o PT era o partido mais corrupto do Brasil.
3/11
No artigo, escrito com verve de linchamento moral, o PCB repete acriticamente a demonização de Dirceu e Genoíno e chama abertamente o PT de "quadrilha". O partido ainda ataca os "critérios éticos" do PCdoB, chamado, jocosamente, de "PseudoB".
4/11
Além de fazer coro com a criminalização do PT ensejada pela Globo, o PCB atacou a proposta de Dilma de implementar novos mecanismos de combate à corrupção, afirmando que o PT "não tem escrúpulos muito menos vergonha ao vir a público propor algo que eles não desejam".
5/11
Após propor "derrotar Dilma nas ruas" logo após a eleição de 2010 e passar os cinco anos seguintes fazendo oposição intransigente ao PT e ajudando a insuflar os protestos antigovernamentais de 2013 e 2014, o PCB se recusou a participar da frente antigolpista.
6/11
Em 2016, o PCB não reconheceu o impeachment de Dilma como um golpe, mantendo uma postura ambígua diante da defesa da ordem constitucional, preferindo perfilar-se mais com a narrativa da grande mídia do que com a esquerda brasileira e organizações comunistas internacionais.
7/11
Ainda em 2016, quando militantes do PT começaram a denunciar os interesses estrangeiros por trás da Lava Jato e as ligações entre Sergio Moro e o governo dos EUA, o PCB saiu em defesa da operação, desqualificando as denúncias como "teoria da conspiração".
8/11
Marilena Chauí, uma das primeiras denunciar a intervenção imperialista da Lava Jato, foi rotulada como destemperada e leviana. As inúmeras evidências de lawfare e arbitrariedades foram descartadas em favor da narrativa, comum ao PSTU e PSOL, de que o PT "cavou a sua cova".
9/11
Mesmo em 2019, após a exposição das irregularidades da Lava Jato, o PCB publicava um artigo sofrível em que tentava imbuir a pauta moralista e reacionária do combate à corrupção de empostagem pseudo-revolucionária, chegando a reconhecer supostos méritos da operação.
10/11
O artigo não vincula o golpe de 2016 e a Lava Jato e trata a intervenção imperialista como mera hipótese. E demonstra mais uma vez a histórica tendência antimarxista do PCB de basear suas posturas na percepção da opinião pública e não na análise da realidade concreta.
11/11
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 28 anos, em 19 de fevereiro de 1994, falecia o pintor e franco-atirador soviético Ivan Sidorenko. Considerado o sniper mais letal do Exército Vermelho, Sidorenko foi responsável por matar mais de 500 soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
1/8
Sidorenko nasceu em 12/09/1919, em uma família de camponeses de Smolensk. Interessado por pintura desde pequeno, matriculou-se na Escola de Arte de Penza, nos arredores de Moscou. Antes que pudesse concluir sua graduação teve início a Segunda Guerra Mundial.
2/8
Convocado pelo Exército Vermelho, partiu para treinamento em uma escola de infantaria na Crimeia. Em 1941, Sidorenko lutou na Batalha de Moscou, destacando-se pela precisão dos tiros e chamando a atenção dos superiores, que o incumbiram de treinar outros snipers.
Há 113 anos, em 17 de fevereiro de 1909, falecia Gerônimo, célebre líder dos guerreiros apaches.
1/23
Gerônimo (dito "Goyaalé", ou "O Que Boceja" na língua apache) nasceu em 16 de junho de 1829 nos arredores de Turkey Creek, Novo México. O território ainda fazia parte do México, mas seria incorporado aos Estados Unidos em 1848, após a Guerra Mexicano-Americana.
2/23
Gerônimo era descendente de Mahko, respeitado líder nativo, e pertencia à tribo dos Bedonkohe, de apaches chiricahua, famosos pela resistência aguerrida contra os invasores desde a era colonial.
Há 80 anos, em 17 de fevereiro de 1942, nascia o revolucionário estadunidense Huey Newton, líder dos Panteras Negras.
1/18
Huey Percy Newton nasceu em Monroe, na Luisiana, uma cidade marcada por um longo histórico de linchamentos e violência contra negros. Mudou-se com sua família para Oakland, na Califórnia, onde concluiu o estudo básico em uma escola pública.
2/18
Cursou direito na Universidade da Califórnia, transferindo depois para o Merritt College, onde iniciou sua militância. Filiou-se à Associação Afro-Americana e liderou uma campanha pela introdução do primeiro curso de história afro-americana no currículo do Merritt College.
Faça o que eu digo, não faça o que eu faço: nos Estados Unidos, centro difusor do pensamento neoliberal e da defesa do laissez-faire, a privatização do sistema elétrico não é sequer cogitada.
1/16
Os Estados Unidos são o 3º maior gerador de energia hidrelétrica do mundo, atrás apenas da China e do Brasil. As hidrelétricas estadunidenses tem um potencial instalado de 102,8 GW e contribuem com 6,6% de toda a energia consumida nos Estados Unidos.
2/16
Há usinas hidrelétricas em 36 dos 50 estados do país. A maioria, entretanto, está concentradas na bacia hidrográfica do Rio Columbia (44%). O sistema hidrelétrico estadunidense é administrado diretamente pelo governo dos Estados Unidos.
Você já deve ter se deparado com um comentário desse tipo na sua TL. De um tempinho pra cá, a militância do PCB resolveu ressuscitar Ferreira Gullar, em especial o seu poema sobre o aniversário do partido.
1/14
As páginas do PCB, e em especial sua ala juvenil (UJC), foram ainda mais longe no esforço de reabilitação da figura do poeta, exaltando sua memória...
2/14
...apresentando-o como um verdadeiro militante valoroso da causa comunista, vinculando-o ao esforço da "construção do poder popular no rumo do socialismo". Muitos "militantes" formados por "agitação revolucionária" de YouTube e TikTok embarcaram na onda e copiaram a UJC.
Há 117 anos, em 15 de fevereiro de 1905, nascia a psiquiatra Nise da Silveira. Pioneira da psicoterapia ocupacional, Nise se destacou por promover a humanização do tratamento psiquiátrico, ajudando a abolir práticas como o confinamento, o eletrochoque e a lobotomia.
1/22
Nascida em Maceió, Alagoas, Nise era filha da pianista Maria Lídia e de Faustino Magalhães, diretor do Jornal de Alagoas. Após cursar o ensino básico no Colégio Santíssimo Sacramento, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, tornando-se a única mulher de sua turma.
2/22
Graduou-se em 1926, entrando para o seleto rol das primeiras mulheres formadas em medicina no Brasil. Casou-se posteriormente com o sanitarista Mário Magalhães da Silveira, que seria seu companheiro pelo resto da vida.