Escadaria do Shopping Gorodok em Kiev, capital da Ucrânia, decorada com uma suástica nazista.

1/8
O shopping center fica localizado na Avenida Stepan Bandera, como foi rebatizada em 2016 a antiga Avenida Moscou.

2/8
Stepan Bandera era o mais notório colaborador da Alemanha nazista na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era o líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), que se aliou aos nazistas para perseguir os comunistas e a comunidade judaica ucraniana.

3/8
As milícias e esquadrões da morte liderados por Stepan Bandera foram responsáveis por organizar os chamados pogroms de Lviv - uma série de massacres cometidos contra a comunidade judaica da cidade de Lviv, quando a Ucrânia estava sob ocupação nazista.

4/8
As milícias de Bandera marcavam as entradas das casas de judeus e colavam cartazes nas sinagogas onde se lia: "vamos colocar suas cabeças aos pés de Hitler". Os judeus foram espancados e humilhados publicamente. As mulheres eram despidas à força e estupradas barbaramente.

5/8
Estima-se que um milhão de judeus ucranianos foram mortos por nazistas e colaboradores ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial. O massacre só foi encerrado após a União Soviética retomar o controle do território em 1944.

6/8
Desde a ascensão da extrema-direita na Ucrânia, efetivada desde o golpe de Estado de 2014 (dito "Euromaidan"), a figura de Stepan Bandera e outros colaboradores do regime nazista têm sido reabilitadas.

7/8
O governo ucraniano declarou Stepan Bandera como Herói Nacional, ergueu monumentos em sua memória em todo o país e baniu dos livros escolares as menções à sua colaboração com o extermínio de judeus.

8/8
Recomendo a leitura:

jacobin.com.br/2022/01/a-cia-…
Matéria sobre o golpe de 2014 e a ascensão do neonazismo na Ucrânia

ocafezinho.com/2014/03/07/bbc…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Feb 26
Desde o início do conflito militar entre Rússia e Ucrânia, as redes sociais foram tomadas por fotografias e vídeos que buscam referendar a linha de argumentação russofóbica e descaradamente pró-ucraniana adotada pela mídia ocidental.

1/16 Image
Como a realidade concreta não obedece ao cenário de barbarismo pintado pela imprensa, o jeito tem sido alimentar a indignação com fraude iconográfica. De cenas de jogos de videogame a imagens de outros conflitos, vale tudo para demonizar a Rússia.

2/16 Image
Gonzalo Hernández, do site mexicano Xataca, fez um compilado dessas falsificações. Um dos primeiros vídeos a viralizar supostamente mostraria o sistema antiaéreo da Ucrânia tentando abater um bombardeiro russo. Mas a imagem foi recortada do jogo de videogame "Arma 3".

3/16 Image
Read 17 tweets
Feb 25
Em um parque da cidade de Donetsk, na região de Donbass, leste da Ucrânia, localiza-se a "Alameda dos Anjos". Trata-se de um memorial dedicado às crianças assassinadas por soldados e paramilitares da Ucrânia.

1/15 Image
Na entrada do monumento, há um arco de rosas produzido com cartuchos de munição, encimando uma placa de granito com os nomes e idades de dezenas crianças que morreram alvejadas ou atingidas por explosões de bombas e minas. As mais jovens tinham meses de vida.

2/15 Image
As crianças homenageadas morreram durante os ataques conduzidos pelas tropas ucranianas contra as minorias russas que habitam a região de Donbass. Segundo levantamento da Unicef, ao menos 149 crianças da região foram assassinadas por militares ucranianos entre 2014 e 2018.

3/15 ImageImage
Read 15 tweets
Feb 25
Putin sobre os responsáveis pelo Massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa: "conhecemos os seus nomes e faremos com que paguem".

1/8
O massacre ocorreu em 2 de maio de 2014, em meio à ascensão neofascista que ocorreu na Ucrânia após o Euromaidan. O prédio, sede de organizações sindicais e do comitê regional do Partido Comunista da Ucrânia, foi atacado por mais de mil militantes de extrema direita.

2/8
O ataque foi liderado pela milícia paramilitar neonazista Pravyy Sektor ("Setor Direito"), que invadiu e incendiou prédio auxiliada por hooligans do clube Chernomorets. Eles perseguiam manifestantes pró-Rússia que se esconderam no edifício. 39 pessoas morreram carbonizadas.

3/8 Image
Read 8 tweets
Feb 25
Cenas do Massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa, ocorrido na Ucrânia, em 02/05/2014. Sede de organizações sindicais e do Partido Comunista, o edifício foi atacado e incendiado por neonazistas apoiadores do Euromaidan. A chacina resultou na morte de 42 pessoas.

1/24
Euromaidan é o nome dado à revolução colorida que eclodiu na Ucrânia em novembro de 2013, caracterizada por uma onda de protestos massivos que serviram para chancelar um golpe de Estado.

2/24 Image
Os protestos tiveram início após o presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, suspender as negociações do Acordo de Associação a ser firmado com a União Europeia. O acordo incluía cláusulas prejudiciais e limitava a soberania econômica da Ucrânia.

3/24 Image
Read 24 tweets
Feb 24
Ucrânia é o país onde shopping centers decoram suas escadarias com suásticas, bonecos de Adolf Hitler são vendidos em shopping centers e o governo mantém uma força paramilitar neonazista (Batalhão de Azov) em sua estrutura institucional.

1/2
É bizarro ver a mesma esquerda que estava acertadamente criticando o PCO pela posição absolutamente equivocada sobre a fala de Monark tentar revestir com ares de legitimidade o governo filonazista que ascendeu na Ucrânia com apoio dos EUA após o golpe de 2014.

2/2
Read 10 tweets
Feb 23
Há 121 anos, em 23 de fevereiro de 1901, era fundado em São Paulo o Instituto Butantan. Considerado um dos principais centros de pesquisa biomédica do mundo, o instituto é o maior produtor de soros e vacinas da América Latina.

1/24 Image
O Butantan responde por 51% dos medicamentos imunizantes e 56% dos soros de uso profilático e curativo fabricados no Brasil. O instituto distribui mais de 100 milhões de doses de vacina por ano e possui um portfólio intelectual com mais de 40 patentes.

2/24 Image
O Butantan foi fundado para combater a epidemia de peste bubônica (ou "peste negra") que havia atingido o Porto de Santos no fim do séc. XIX. A doença dizimou 1/3 da população europeia durante a Idade Média e seguiu retornando em surtos periódicos nos séculos seguintes.

3/24 Image
Read 24 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(