A ultradireita brasileira está perdida, desnorteada, não sabendo exatamente quem apoiar no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Pq?

Uma parte dela flerta com a extrema direita ucraniana enquanto a outra admira a extrema direita russa.

Explico 🧶👇
Quem não se lembra dos bolsonaristas que queriam "ucranizar" o Brasil? Os militantes que desfilavam na Paulista embrulhados na bandeira da Pravy Sektor, grupo neofascista ucraniano?
Quem não se lembra de Sara Winter, líder dos 300 que marcharam com tochas em Brasília, que repetia aos quatro cantos que foi treinada na Ucrânia.
Por outro lado, articuladores e ideólogos da extrema-direita, como Bannon e Dugin, defendem Putin como o líder capaz de enfrentar o humanismo liberal, os direitos humanos e tudo que vem na esteira da modernidade.

Aleksandr Dugin, por exemplo, protagonizou um debate com Olavo de Carvalho que acabou se transformando num livro. A discordância girava, essencialmente, em torno do que era o famigerado globalismo.
O pensamento de Dugin, que já chegou a pedir a morte de todos os ucranianos, é uma mistura insalubre de geopolítica neoeurasiana, ocultismo neonazi, nova direita francesa e perenialismo. Há uma organização dugnista no Brasil, a Nova Resistência, que apoia os russos na Ucrânia.
Inclusive é conhecido o caso de Rafael Lusvarghi, o militante da Nova Resistência que foi lutar em Donbass ao lado de grupos paramilitares russos e acabou sendo preso na Ucrânia. Lusvarghi era frequentador de foruns neonazi na internet. A NR fez campanha para libertá-lo.
Dugin já esteve no Brasil para debater Julius Evola (o pensador que rompeu com Mussolini acusando-o de trair o fascismo) e foi recebido por militantes da Ação Integralista Brasileira, por Cesar Ranquetat (convidado pelo Ernesto Araújo para uma banca no MRE)...
@BenTeitel escreveu um belo livro mostrando as raízes tradicionalistas (ou perenialistas) de Bannon, Dugin e Olavo. São os três ideólogos de Trump, Putin e Bolsonaro.
Dugin e Olavo, entretanto, tinham suas divergências. Olavo defendia a existência de três frente globalistas: Ocidental, Sino-Russa e Islâmica (Califado). Haja chá de cogumelo, não? @ernestofaraujo cita a tese de Olavo para criticar a visita de Bolsonaro a Rússia
Outros grupos neonazis pró-Rússua atuam em Donbass. Veja esta postagem abaixo. Ou seja, grupos paramilitares de extrema direita atuam tanto do lado ucraniano quanto do lado russo.

Já Bolsonaro admira Putin pelo seu despotismo despudorado e viril, pela agenda ostensivamente cristã e iliberal. Putin persegue feministas e a comunidade LGBTQIA+. Putin elogiou as qualidades masculinas de Bolsonaro, que publicou a cantada nas suas redes

Enfim, quando tiver mais tempo desenvolvo melhor essas ideias em um texto. Mais isso explica porque, desnorteada, a direita bolsonarista prefere atacar obsessivamente Biden.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with David Magalhães

David Magalhães Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @davidmagalhaes

Feb 25
Ontem fiz um fio explicando pq a extrema direita br bugou com a guerra Rússia x Ucrânia.

Me interpelaram: e a esquerda? [e o Lula? E o PT?]

Parte da esquerda tb está perdidinha.

E se vc se julga de esquerda e apoia Putin, esse [longo] fio é especialmente pra você.

🧶👇
Salpicam nas redes defensores "esquerdistas" de Putin. São várias as razões do apoio, mas destaco três:

1) A Rússia é contra os EUA, contra o imperialismo, contra a OTAN. Aqui um exemplo lapidar 👇 Image
2) Outros apoiam a Rússia por associação: "se Venezuela, Cuba e Nicarágua apoiam Putin e se esses países são de esquerda, logo Putin é de esquerda e merece meu apoio". ImageImage
Read 15 tweets
Sep 9, 2021
Me divertindo horrores com os grupos bolsonaristas. Estão feito baratas tontas não sabendo se ficam com os caminhoneiros/Zé Trovão ou se ficam com o mito.
"Meus amigos viajaram 1200 km pra ir pra Brasília e agora o presidente recua?? e... tão lá... levando borrachada da polícia".
"Temos que respeitar autoridade... Bolsonaro tem informações do GSI que não temos... não acho que ele recuou".
Read 11 tweets
Jun 16, 2020
Vou dar uma colher de chá pro deusvultinho, distinto aluno do curso de filosofia online do Aiatolavo. Mas antes de discutir teoria da guerra, que tal aprender a língua portuguesa. "Semi-iletrado"? Ao que parece você fez tb o curso online de português do semiletrado Weintraub.
Robespirralho tortura Clausewitz até que ele confesse ser Carl Schmitt.

O que diz a 'formule' clausewitziana? Vamos direto à fonte:

“A guerra não é um mero ato de política, mas um verdadeiro instrumento político, uma continuação da política por outros meios".

Fonte? Segue...
Essa é a tradução de "Da Guerra" feita por Howard e Paret, talvez a mais importante em língua inglesa.

Ele utiliza o termo "intercourse" para a palavra Verkher, que pode ser traduzido da mesma forma como intercurso, tráfego ou circulação.
Read 11 tweets
Jun 15, 2020
Seria reprovado na minha disciplina de Segurança Internacional. Clausewitz afirma que a guerra é a continuação da política e NÃO pode ser vice e versa. A ideia da política como continuação da guerra é de Carl Schmitt, o anti-liberal jurista do 3° Reich. Isso é básico, é primário.
Mas é uma confusão conveniente. A visão da política como guerra, que traz consigo a possibilidade da aniquilação do outro (p/ Schmitt, o inimigo) está no DNA do fascismo e, por consequência, do bolsonarismo, que só existe se houver um inimigo para destruir.
Um dos maiores pensadores do século XX, o liberal (de verdade) Raymond Aron, desautoriza por completo essa inversão feita por Sorocabannon. Deixo aqui os 2 tomos que Aron escreveu sobre Clausewitz. Vai estudar, deusvultinho.
Read 7 tweets
Jun 12, 2019
Por dever de ofício, assisti ao discurso do chanceler-templário na abertura do evento que ocorreu ontem, na Funag, sobre globalismo. Do seu discurso cacofonico e lisérgico, como de costume, segue o pequeno fio do que eu consegui entender do "argumento" do Ministro.
1) A tese é que o comunismo e o nazismo são expressões de uma ordem sem Deus, anunciada por Nietzsche (várias vezes citados em alemão). As democracias liberais, por terem cristo em seu coração, resistiram e venceram as duas formas de ordem "sem Deus".
No entanto, agora cito o chamceler "Depois de 89, ALGUEM achou achou que não precisava mais da fé cristã", uma "relíquia da Idade do bronze. Então expulsaram Deus da sociedade liberal e deixaram ele lá de fora, PASSANDO FRIO". Sim, Deus ficou passando frio na "Nova Ordem Mundial"
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(