A esperança que nós temos de não acordarmos com uma “Ordem Executiva 6102” - a que confiscou o ouro dos cidadãos americanos em 1933, mas para o #Bitcoin - são as @fedimint .
No que depender das corretoras e das 80% das pessoas que não sacam suas moedas, viveremos 1933 outra vez.
A @fedimint cria custódias descentralizadas de #Bitcoin, permitindo uma alternativa muito mais privada e segura do que as corretoras para as pessoas fazerem a custódia das suas moedas numa interface tão simples quanto.
Com muito mais privacidade do que de qualquer outra forma.
Bancos comunitários sobre corporações.
Essas federações da @fedimint são bancos comunitários feitos por gente com a confiança da comunidade (qualquer um, amigos ou familiares).
Eles fazem a custódia descentralizada sem saber nada dos seus “clientes”. Guardam os fundos de forma privada e segura (uma multisig gigante).
Essa é a parte “Fedi”. A parte “Mint” é porque eles são literalmente um banco com #Bitcoin na reserva, que emitem IOUs negociáveis dentro da própria federação, pela #LN⚡️ ou pelo #BTC.
Os “#Bitcoin Banks” são uma visão do nosso querido @halfin 🙏🏻 que, em 2010, disse o seguinte:
“Na verdade, há uma razão muito boa para os bancos baseados em #Bitcoin existirem, emitindo sua própria moeda digital, resgatável por bitcoins.
O próprio Bitcoin não pode ser escalado para que todas as transações do mundo sejam transmitidas para todos os nodes e incluídas na blockchain.
É preciso haver um sistema de pagamentos de segunda camada que seja mais leve e eficiente.
O tempo necessário para que as transações em #Bitcoin sejam finalizadas será impraticável para compras de médio a grande valor.
Os “Bitcoin Banks” resolverão esses problemas. Eles podem funcionar como os bancos funcionavam antes da nacionalização da moeda.
Bancos diferentes podem ter políticas diferentes, algumas mais agressivas, outras mais conservadoras.
Alguns teriam reservas fracionárias, enquanto outros poderiam ser “full reserve”.
As taxas de juros podem variar.
O dinheiro de alguns bancos pode ser negociado com desconto em relação ao de outros.
George Selgin elaborou detalhadamente a teoria de um sistema bancário livre e competitivo e argumenta que tal sistema seria estável, resistente à inflação e auto-regulado.
Acredito que esse será o destino final do #Bitcoin :ser o "dinheiro de alta potência" que serve como moeda de reserva para os bancos que emitem seu próprio dinheiro digital.”
O @fedimint + #Lightninh⚡️podem ser a configuração final da “Bitcoin Economy”.
Para quem quer estabelecer uma plutocracia digital escrita em código, o PoS, é conveniente FUDar o PoW, tecnologia que DISSOCIA dinheiro e poder no protocolo.
Para quem é apegado à influência POLÍTICA no próprio projeto, o PoS é ferramenta.
Pois remunera os descentralizadores - os #Noderunners -por rodarem um node,um incentivo financeiro que está atraindo milhares de pessoas para o protocolo pela primeira vez e tornando a rede mais forte.
Saiba mais⬇️
A #Lightning⚡️ está me pagando entre 1-2% ao ano sobre os meus bitcoins para rodar um node Bitcoin/Lightning.
Enquanto o faço, nunca perco as minhas chaves. Ao fazê-lo, torno a rede mais forte e descentralizada, prestando um serviço global e 24/7 de roteamento de pagamentos.
Uma das coisas mais incríveis que o #Bitcoin fez foi o deploy em larga escala de criptografia de chave pública.
Sabe quem muito utilizava isso antes?
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para comunicação.
Usamos uma tecnologia que já foi taxada como munição na guerra.
Apesar de haver outras tecnologias que utilizavam criptografia de chave pública, como o PGP, não havia um incentivo muito forte para que as pessoas usassem.
Hoje, se elas perdem as suas chaves, elas perdem dinheiro (Bitcoin), um grande incentivo para cuidarem delas.
O Bitcoin atrelou uma utilidade óbvia e importantíssima (uma forma superior de dinheiro) à essa tecnologia tida um dia como “ultra secreta”.
Da utilidade, emergiu valor. Do valor, emergiu o desenvolvimento de novas funcionalidades, que aumentam a utilidade em um ciclo virtuoso.
O “The Merge” da #Ethereum é a junção do que não funcionou aqui fora com a #blockchain.
Os cartéis que controlam as moedas fiduciárias agora terão um paralelo no cyberespaço: uma rede onde podem comprar influência imprimindo o dinheiro que dominam.
Sem o PoW, a fraude é livre:
O PoS é um mecanismo que, por construção, é elitista e desagregador:
Manda mais quem tem mais moedas e SOMENTE ACIMA de 32 moedas.
Quanto mais moedas tiver, mais influente e rico ficará por conta do yield que remunera os maiores stakeholders num ciclo vicioso de concentração.
O PoS é um modelo arcaico de governança, onde manda mais quem tem mais moedas e a riqueza deve ser temida, pois é capaz de influenciar o protocolo em benefício de si mesma.
O PoW é a inovação, a dissociação de dinheiro e poder no protocolo. Sua riqueza não influencia no código.
Enquanto no PoS você RECEBE CADA VEZ MAIS por ser rico - num ciclo vicioso de concentração de riqueza e poder - no PoW você tem que TRABALHAR CADA VEZ MAIS e ser cada vez mais EFICIENTE em proteger a rede para manter o direito de escrever a ledger.