O que é o tal "FED Pivot" que você vai tanto ouvir nos próximos meses?

Nesta thread vamos abordar alguns conceitos econômicos para compreendermos o atual mercado e quando poderemos esperar uma nova alta nos ativos financeiros, incluindo #Bitcoin.

Segue o "big" fio 👇🧵

#macro Image
O banco central dos EUA é hoje a instituição governamental mais observada pelos investidores e operadores de mercado.

Isto se dá pela atual capacidade que o FED tem de influenciar a precificação dos ativos, não só nos EUA mas em todo o planeta, uma vez que o dólar é a principal
moeda e reserva de valor hoje.

O FED tem dois mandatos principais: Estabelecer um controlado nível de preços e manter um mercado de trabalho favorável.

Ele faz isso através de políticas fiscais/monetárias, que podem ser contracionistas ou expansionistas.
O famoso jargão utilizado pelo mercado para ambas as direções de política monetária é #Hawkish / #Dovish.

Hawkish refere-se ao momento em que um BC contrai sua oferta monetária e/ou eleva a taxa de juros.

Dovish é o oposto, mais expansão monetária e redução da taxa de juros.
Todas estas posturas são principalmente para manter a taxa de inflação (Aumento de preços, na ótica tradicional utilizada pelo FED).

Isto significa que para combater a elevação dos níveis de preços, o FED eleva as taxas de juros, dificultando o acesso ao crédito.
Este aumento torna mais difícil pessoas e empresas obterem financiamento, o que reduz o investimento corporativo e demanda por bens/serviços.

Com menor demanda o FED espera reduzir o nível de inflação, que está neste momento no maior valor dos últimos 40 anos, em 8.5%. Image
A alta inflação atual significa que o FED seguirá aumentando a taxa de juros na tentativa de reduzir a demanda até que a taxa de inflação retorne ao ponto considerado "ótimo" pela instituição, algo em torno de 2%.
No atual valor de 8.5%, a inflação segue ainda longe do "ideal" para o FED, que agora tem cada vez mais consciência da existência de uma inflação elevada por um longo período.

Enquanto isto, o mercado espera que um "FED pause" dê algum fôlego aos ativos.
Isto seria uma parada na elevação das taxas de juros, até um ponto em que julguem serem "neutras", não tão baixas a ponto de serem ineficazes à inflação e não tão altas a ponto de pressionarem tanto a demanda até gerarem uma recessão.

FED segue, portanto, numa encruzilhada.
Um "FED Pivot" seria o momento onde a política monetária atual tomasse o rumo contrário, entendido como o momento onde o FED entenda que o seu trabalho está cumprido para nivelar a inflação.

Neste momento teríamos uma inversão de Hawkish para Dovish.
Entretanto, vale a pena ressaltar que um "FED Pivot" não significaria imediatamente uma reversão na tendência de mercado.

Pelo menos não é isto que a história nos mostra.

Aqui abaixo vemos os últimos 50 anos de inflação, juros e mercado financeiro. Image
Em diversos períodos de apertamento monetário (Hawkish FED), a elevação de juros teve seu pico antes de um fundo na tendência de baixa do SP 500.

O fundo só foi encontrado posteriormente, já durante um período de afrouxamento monetário (cortes na taxa, expansão monetária).
É justamente esta a expectativa do mercado para um "FED Pivot", pois num ambiente de baixa taxa de juros e aumento na liquidez existente na economia, mais pessoas ficam propensas a gastar, mais empresas têm acesso ao crédito e financiamento.
Taxas de juros impactam diretamente também empréstimo bancário, financiamento imobiliário, títulos de dívida governamentais, taxa de cartão de crédito, entre muitos outros setores da economia, portanto todo o mercado sente esta mudança.
É esperado que mais 0.75bps venham para aumentar a taxa de juros durante a próxima reunião do comitê de política monetária do FED, que ocorre na próxima semana.

Mas será que já estamos num ponto de virada na política monetária?

A resposta é: não!
Na última fala de Jerome Powell (Presidente do FED) durante o Jackson Hole (Conferência de economistas) deixou claro que não irão arriscar realizar um pivô sem antes terem o trabalho feito em relação ao combate à elevação do nível de preços.

Em suas palavras: Image
Portanto, é esperado que uma real mudança na direção da política fiscal/monetária do banco central dos EUA não venha agora, talvez vindo só no próximo ano de 2023.

Enquanto isto é possível que mercados financeiros mantenham-se pressionados.
Entretanto, é importante notar que as taxas de juros estão diretamente ligadas à taxa de inflação.

Amanhã, dia 13 de setembro sairá o próximo dado do indicador, onde é esperado que venha 8.1% na variação anual, abaixo do atual de 8.5% Image
Se isto se materializar existirá a possível confirmação de que tenhamos atingido de fato um pico na elevação da inflação, dando sinais para o FED de que seu trabalho está dando resultados.

Algo que será entendido como positivo para os mercados, numa expectativa de um pivô.
Concluímos que tanto o FED quanto os mercados financeiros estão neste momento dependentes de dados e sinais de uma possível recuperação econômica enquanto temores de uma recessão ainda pairam.

Portanto, é difícil prever uma reversão completa na política monetária e por sua vez
nos mercados, mas um pico na inflação e sustentação no mercado de trabalho afastariam os riscos de recessão e favorecem as condições econômicas para a entrada de uma nova postura dovish.

Postura esta que poderá impulsionar os mercados a uma nova tendência de alta.
Mas enquanto isso é preciso ter paciência e ser humilde perante ao futuro volátil e desconhecido.

Projeções neste momento devem permanecer cautelosas e expectativas cuidadosamente medidas.

Podemos estar mais próximos de uma melhora econômica do q estivemos no início do ano mas
ainda não atingimos o ponto de confirmação fundamentada em dados para o início de um novo ciclo próspero para os mercados, em especial ainda para ativos de risco como ações e ativos digitais.

Cautela e paciência.

/fim
Disclaimer: Esta não foi uma thread de opinião, não estou dizendo que é correto ou errado as definições econômicas que banqueiros centrais utilizam, nem que estas políticas monetárias são benéficas à sociedade.

Esta é apenas uma tradução do fatos e eventos atuais do mercado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cauê Oliveira 💊⚡

Cauê Oliveira 💊⚡ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caueconomy

Aug 25
Atividade on-chain não condiz com o início imediato de um novo bull market. ⚠️

Abaixo uma pequena thread analisando o volume negociado e a demanda existente na rede atualmente.

#Bitcoin 👇🧵
O início de novos bull markets é marcado pela volta da demanda e utilização da rede, melhoria no sentimento e volta da especulação.

Visto no gráfico acima temos a mediana do volume transacionado on-chain, atingindo menor valor em 2 anos mesmo com o rally dos últimos 2 meses.
O mesmo vemos através do número de depósitos em exchanges, atingindo também o menor valor em 2 anos.

Demanda por negociação e especulação é comumente associada a altos volumes de negociação em exchanges, principalmente as que possuem muitos clientes varejo.
Read 8 tweets
Aug 22
Indicador Hash Ribbon sinaliza COMPRA após 1 ano da última sinalização 🔥

A métrica criada por @caprioleio indica o momento do término do período de capitulação de mineradores e costuma apontar momentos de compra de médio/longo prazo.

Vamos ver o q isto significa 🧵👇

#Bitcoin Image
Hash Ribbon é um dos mais famosos indicadores on-chain, calculado através das médias móveis de 30 e 60 dias do Hash Rate, ou taxa de poder computacional da rede #bitcoin

Como a taxa de hash responde imediatamente a atividade de mineração, podemos visualizar os momentos de maior
pressão na atividade de mineradores, pois maior taxa de hash significa mais mineradores conectados, assim como o oposto.

Devido a condições de mercado ruins durante bear markets, muitos mineradores são forçados a desligarem suas máquinas, reduzindo o hash rate.
Read 12 tweets
Aug 17
Rally de Bear Market ou o começo de um novo Bull Market ? 🤔

Ao compararmos amplitude e duração dos últimos longos períodos de baixa no #BTC conseguimos visualizar quão doloroso está sendo o atual.

Vamos analisar as probabilidades 👇🧵

#Bitcoin
Como vimos acima, tanto em termos de duração quanto em termos de amplitude da queda, o atual bear market tem sido um tanto quanto "leve" ao compararmos com ambos os Bear Markets de 2014 e 2018.

Seria este o bear mais "tranquilo" que o Bitcoin já enfrentou ou apenas um alívio..
Rallies de Bear Markets são períodos de correção de preço dentro de uma tendência de baixa de longo prazo. São comumente conhecidos como rallies pela forte apreciação em curto período.

Abaixo vemos o bear market de 2014.
Read 12 tweets
Aug 16
Para negociadores de curto prazo (vulgo traders), aqui vão alguns comentários que publiquei ontem no discord on-chain Brasil sobre mercado global, bolsa americana e #Bitcoin 🔥

Quem sabe, lhe serve de algo... 👀

👇🧵
No meu ver, temos criado momentum para sustentar talvez essa alta por mais um tempinho, ou pelo lateralizar aqui. Em tendência de maior longo prazo, até então o mercado no geral pode está posicionando numa correção, e não bear geracional.
A grande questão que fica, é até onde conseguimos sustentar a "bolha de tudo" que temos vivenciado desde a última crise financeira

Aqui uma visualização da tendência de longo prazo em retornos reais, visualizado em escala linear para vermos o desvio da tendência padrão do índice
Read 11 tweets
Aug 15
⚠️Destaques para esta semana no Calendário Econômico: ⚠️
🔥 Segunda:
Produção Industrial YoY China

🔥 Terça:
CPI Canadá
Prod. Industrial YoY EUA

🔥 Quarta:
FOMC Minutas da Reunião EUA
CPI UK

🔥 Quinta:
CPI Zona Euro
Jobless Claims EUA

🔥 Sexta:
CPI Japão

#macro 🧵👇 Image
1/ Esta semana o destaque vai para as minutas da última reunião do FED, onde houve a última elevação de 0.75bps.

Através das minutas será possível compreender melhor a direção que o banco central levará nos próximos meses em relação a sua política monetária.
2/ O abandono de um política de orientação futura, onde é estabelecida previamente pelo comitê para uma postura guiada através dos dados futuros poderá forçar o FED a agir de acordo com a economia real, nomeadamente taxa de inflação em desaceleração e estável níveis de desemprego
Read 8 tweets
Jul 13
O desbloqueio de cerca de 137 Mil #BTCs pode colapsar o mercado, ou isto é FUD ? 🚨

Algumas reflexões sobre o debate atual e sobre o quão sólido é de fato esta "ameaça" para o mercado.

👇🧵

#Bitcoin
Para os mais recentes neste mercado, uma breve explicação sobre o que é/foi a Mt.Gox e de onde são esses 137k #BTC.

Mt. Gox foi uma exchange de criptomoedas com sede em Tóquio que operou entre 2010 e 2014. Foi responsável por mais de 70% das transações de Bitcoin em seu pico.
Durante aquele período a exchange presenciava um nível de atividade mais alto que supostamente conseguia sustentar, em sua estrutura.

Como consequência disso, diversos ataques hackers foram efetuados contra a exchange, que também passava por diversos bugs internos.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(