2. Ha linguagem sobre equidade, termo sempre presente nas declarações do BASIC. Isso remete ao ponto de que economias desenvolvidas já usaram boa parte do “orçamento de carbono” com suas emissões passadas e que agora “seria a vez” dos países em desenvolvimento.
Não é bem assim.
3. Brasil e a China enfatizam a urgência da ação climática com a erradicação da pobreza e da fome, “sem deixar ninguém para trás”.
Vale lembrar que manos os países fizeram esforços gigantescos para tirar milhões de pessoas da linha da pobreza. E que o desafio permanece.
4. A declaração traz portanto menções à
👉🏻equidade
👉🏻 princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas e respectivas capacidades, à luz das diferentes circunstâncias nacionais
👉🏻 inalienável Direito ao Desenvolvimento e
👉🏻 esforços para erradicar a pobreza e a fome.
5. Reafirma o objetivo de limitar ao aquecimento a 2 graus até o fim do século e perseguir esforços para nos manter sob 1.5 graus.
Ok, bem do texto do Acordo de Paris.
Mas na própria UnFCCC ambos os países concordaram com 1.5 graus como chave, lá na COP de Katowice. 🙁
5 ainda. A declaração repete bastante a palavra solidariedade e evoca “solidariedade climática que seja coletivo, que rejeite o unilateralismo e as barreiras comerciais verde”.
Aqui fica o recado pra taxa de ajuste de fronteira da 🇪🇺 e tb uma cutucada no IRA dos 🇺🇸
6 e 7. Aqui 🇧🇷 🇨🇳 puxam a orelha dos países desenvolvidos que não entregaram o que prometeram em termos de financiamento público sob a Convenção do Clima.
Ok. Mas é nonsense falar que a transição requer trilhões de dólares e remeter aos trocados que esperam de $ público.
8. Reconhecem o #globalstocktake#GST como principal mecanismo para promover a implementação e ambição em todos os aspectos do Acordo de Paris sob a UNFCCC.
Pedem que o Estoque Global seja eficaz na avaliação e identificação de lacunas de implementação no âmbito do regime …
E indicam que o #GST deva lançar as bases para que os países desenvolvidos assumam a liderança na redução de emissões e preencham as lacunas pendentes nos meios de implementação para os países em desenvolvimento.
10. Brasil conseguiu apoio chinês para tentar emplacar uma brasileira na presidência do IpCC.
11. Citam um rol de interesses mútuos para colaboração 🇧🇷 🇨🇳, dentre os quais:
🌆 cidades inteligentes
🧱infraestrutura verde
🏭 indústria verde
🔋energias renováveis
⚡️ acesso a comunidades isoladas
🪫tecnologias verdes
🚗 mobilidade elétrica
🏦 finanças verdes
⚠️A declaração diz:
🇧🇷 🇨🇳 “Pretendemos nos engajar de forma colaborativa no apoio à eliminação do desmatamento e da exploração madeireira ilegal global através da aplicação efetiva de suas respectivas leis de proibição de importações e exportações ilegais.
13. Brasil e a China decidem estabelecer um Subcomitê de Meio Ambiente e Mudança Climática sob o Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN).
Em suma, os países querem ser vistos juntos. Não há detalhes sobre formas de cooperação mas um forte intento de alinhamento. Há sinal de apoio da 🇨🇳 ao 🇧🇷 nas esferas tecnológica e comercial.
Falta ambição para 1.5 graus. E China é hj o maior emissor global e o Brasil, o 5o.
A China vai colocar 6.5 bilhão em empréstimos ao Brasil: a questão é para que? Quão verde? Quais apostas podem acelerar nossa descarbonização ? Quais podem ir na direção contrária? Com queria salvaguardas? g1.globo.com/economia/notic…
Perdas & Danos: vou tentar resumir o que temos neste momento aqui na #COP27 em um fio.
🌏 Saiu um texto de decisão tarde da noite de 5a sb. a urgência de se aumentarem os esforços p/ minimizar, evitar e tratar perdas e danos decorrentes dos impactos da mudança do clima ...
🎯 Neste texto, o parágrafo chave é o 2o, onde constam 3 opções sobre o que se decidirá estabelecer aqui na #COP27 em termos de arranjo de financiamento para remediar #LossAndDamageFinance ...
As opções:
🎯1️⃣ Propõe um fundo, criado por decisão aqui no Egito, para compensar perdas e danos. A contribuição financeira seria dos países ricos.
🌍 Quem apoia: países em desenvolvimento. Mas vale dizer que o G77+China tem proposta + forte, de nova entidade 💰🏦sob a UNFCCC.
E o Brasil no último relatório divulgado pelo #IPCC?
Vamos de fio 🧶🇧🇷!
1) Estamos dentre os países onde se verifica que a ambição da política climática é limitada p/capacidade das indústrias incumbentes de moldar ação governamental.
(Cap1.4 Fatores e Restrições da Mitigação)
É citado o trabalho da professora @hochstet acerca de Economias Políticas de Transição Energética, publicado p/ Universidade de Cambridge. Nele, ela aborda a transição energética no Brasil, olhando como solar e eólica se desenvolveram de modos diferentes. Além de outras fontes.
2)O Brasil está no rol dos 10 países que contribuíram, em conjunto com 75% para o aumento de emissões líquidas (de 6.5 GtCO2eqyr-1) entre os anos 2010-2019 c/ China, India, Indonesia, Vietnã, Irã, Turquia, Arábia Saudita, Paquistão, Rússia.
O @antonioguterres fala que estamos no fast track para o desastre climático, diante das promessas vazias de governos e líderes que dizem algo, fazem outro. "Estão mentindo", diz ele. #IPCC#IPCCReport
"Deixamos a COP26 em Glasgow com otimismo naive. O gapde ambicao foi ignorado." Continua... #IPCC#IPCCReport
"Ativistas costumam ser todos como terroristas. Mas os verdadeiros terroristas são os líderes de governos que estão aumentando seus investimentos em combustíveis fósseis".
O governo brasileiro anunciou hj, em Glasgow, que submeterá uma nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) à ONU, contendo o compromisso de redução de 50% das emissões até 2030, relativo ao ano de 2005. 🧵
NDC é a contribuição que cada país determina para os esforços globais de redução de emissões, isto é, a meta que cada país estabelece domesticamente como seu compromisso junto ao Acordo de Paris, o instrumento legal que busca limitar o aquecimento global a níveis seguros. 👉
Quem vencerá: Utopia ou Distopia?
Nos “Cartões postais de 2050” do artista @martindepasque para @Greenpeace, em celebração ao #WorldCityDay, temos imagens fortes do que podemos CRIAR, TRANSFORMAR...ou ABANDONAR.
Lançado hoje o resultado do trabalho Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030, que envolveu 300 brasileira/os nos últimos meses para pensar em AMBIÇÃO climática.
🧵
E o que queremos?
Queremos:
👉Retomada econômica
👉Transição justa para baixo carbono e (claro)
👉Fim do desmatamento.
Se conseguirmos isso, qual será o possível impacto em termos de emissões?
Spoiler: ENORME!!