José Márcio Barros de Figueiredo, MD Profile picture
Oncologist with a focus on thoracic oncology and breast cancer, researcher, director of the Brazil Cancer Institute 🇧🇷
Mar 5, 2021 25 tweets 12 min read
Há poucos anos a compreensão da medicina sobre o câncer de pulmão 🫁 evoluiu drasticamente: progredimos de uma simples classificação histológica para uma compressão genética e molecular. Inicialmente, dividíamos a moléstia em tumores de pequenas células, e não pequenas células... ... sendo este último subdividido em mais 03 grupos: adenocarcinoma, carcinoma escamoso e carcinoma de grandes células.
Nov 29, 2020 37 tweets 13 min read
🇧🇷 Encerrando o novembro azul com um breve fio sobre o câncer de próstata: epidemiologia, prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento e debatendo superficialmente os principais pontos que afetam a saúde física e mental do homem. #NovembroAzul Com o envelhecimento da população e maior longevidade, a incidência da doença vem aumentando mas felizmente com uma diminuição da mortalidade, graças aos métodos de diagnóstico precoce.
Nov 29, 2020 14 tweets 6 min read
Encerrando o novembro azul com um breve fio sobre o câncer de próstata: epidemiologia, prevenção, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e debatendo superficialmente os principais pontos que afetam a saúde física e mental do homem. #NovembroAzul Com o envelhecimento da população e maior longevidade, a incidência da doença vem aumentando mas felizmente com uma diminuição da mortalidade, graças às métodos de diagnóstico precoce.
May 9, 2020 11 tweets 5 min read
A pandemia de #Covid_19 e o saneamento básico no Brasil 🇧🇷: Dados da literatura demonstram que o vírus 🦠 pode ser transmitido pelas fezes (ciclo oro-fecal), fato esse relevante e que joga luz 💡 sobre uma grande tragédia nacional: 48% da população não tem acesso a esgoto. Image Segundo a @WHO , 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pelo saneamento inadequado. No Brasil, em 2020, estima-se que 15 a 20 mil brasileiros morram por ano devido doenças relacionadas à falta de saneamento e mais de 300 mil internações relacionadas a essa questão. Image
Apr 15, 2020 5 tweets 2 min read
Como posso afirmar com tanta certeza que estão vazias? Simples: trabalho em uma grande UTI da capital paulistana e outra em São José dos Campos, uma das maiores regiões do estado de São Paulo. Existem questões numéricas absolutas, demográficas e genéticas populacionais derivadas da miscigenação brasileiras; cobertura vacinal ampla incluindo BCG (Portugal/Espanha), temperatura e clima no Brasil alem de acesso a saneamento básico. Ademais, temos o 3* maior UTI do mundo.
Apr 15, 2020 9 tweets 3 min read
Fato: as unidades de terapia intensiva destinadas ao #COVID19 estão praticamente vazias e com pouquíssimos pacientes, mesmo no estado de São Paulo. Por que os leitos de enfermaria não? Simplesmente pelo fato dos pacientes terem internação prolongada pela demora do teste. Falei! Medicina baseada em “chutômetro”. Segundo os “cientistas do casos” já estaríamos em colapso em abril. istoe.com.br/governo-de-sp-…
Apr 13, 2020 22 tweets 15 min read
Em tempos de pandemia mundial pelo Covid19, faz-se necessário entender como são as fases da pesquisa clínica para aprovação e desenvolvimento de novos fármacos no mundo e porque esse processo é tão caro e rigoroso. #COVID19 #PesquisaClínica #MedicinaBaseadaemEvidência #CEP #CONEP Image 1) Para cada 10 mil novas moléculas descobertas pela indústria farmacêutica ou universidades, apenas 1 consegue chegar às farmácias e hospitais pois realmente comprova ser eficaz em todas as fases clínicas. O tempo mediano são de 10 anos e milhões a bilhões de dólares necessários