Sexo anal é vilão?
De chuca, passando pelas ISTs e a endocardite. 🤓
A THREAD
#doutormaravilha #saudelgbt
Eu realmente preciso maneirar minhas referências nerds. 👀
Haha.
Se tem um assunto cercado de mitos é o sexo anal. Obviamente devido a todo o peso moralista e cis-heteronormativo que o acompanha, embora a sua prática seja extremamente comum tanto entre héteros, como entre LGBT+.
Vamos desfazer alguns mitos:
1 - Dor: não acredito que seja o sexo mais simples de todos, pois envolve a disposição e anatomia de cada pessoa. O esfíncter anal é um músculo e conseguir relaxá-lo para não sentir dor demanda tempo e prática. Muitas pessoas me reclamam que não
conseguem ser passivas e o que podem fazer quanto a isso. A dica é: treine. E abuse da lubrificação. E tente começar com dedos, pênis não tão grandes ou consolos menores. Respeite seu tempo. E seu corpo.
2 - Chuca: o medo de ‘passar cheque’ (sujar) realmente gera muita apreensão
na pessoa passiva e dificulta ainda mais o relaxamento. Quem ainda não leu meu ‘Tratado de Chucologia’ corre lá. Fazer a lavagem intestinal não é obrigatória para sexo anal, principalmente se você tem um hábito intestinal regular. Mas se quiser fazer, existem dicas para que seja
feita de maneira mais saudável.
3 - Fissura anal: uma fissura é um ferimento, uma espécie de corte, que acontece na mucosa retal principalmente nos casos em que você não utiliza a lubrificação adequada ou é penetrado de maneira violenta. Portanto tome cuidado, respeite
seus limites. Fezes endurecidas também podem machucar gerando o mesmo problema. Fissuras doem, causam sangramento e precisam de acompanhamento com coloproctologista.
Já a doença hemorroidaria não é causada por sexo anal, mas seus sintomas podem piorar com sua prática.
4- HIV: a gente sabe por definição que por ser um sexo traumático e não ter lubrificação natural (microfissuras, micro sangramentos) o risco biológico de transmissão do HIV no sexo anal DESPROTEGIDO é bastante alto, girando na casa de 1 a cada 72 exposições para quem é penetrado.
E para o ativo também não é baixo. Mas tudo isso pode ser facilmente compensado com o uso de preservativo, gel lubrificante e de PrEP (profilaxia pré-exposição para o HIV) que consegue uma proteção altíssima para o sexo anal. Para as demais ISTs (sífilis, gonorreia, clamídia)
a principal ferramenta continua sendo o querido preservativo.
5 - HPV: verrugas anais, câncer de ânus e de reto, realmente são problemas importantes que podem estar relacionados ao sexo anal (na verdade a qualquer tipo de sexo, já que é uma infecção extremamente comum).
Como já disse, o preservativo protege pouco em relação ao HPV, pois ele não cobre toda a área exposta. O ideal é que toda pessoa seja vacinada contra o HPV antes de iniciar a vida sexual (adolescentes e pessoas vivendo com HIV até 26 anos conseguem gratuitamente pelo SUS). É
importante que todo mundo que pratique sexo anal passe no coloproctologista de maneira periódica para fazer rastreio de lesões possivelmente malignas ou tratar condilomas (verrugas) que surgirem. É um cuidado integral de saúde.
6- Endocardite: MITO! Não existem evidências que
comprovem que sexo anal aumenta a chance de endocardite bacteriana (infecção na membrana interna do coração). Se você tem uma infecção disseminada, seja de origem sexual, pulmonar, renal ou cutânea, ela pode sim cair na corrente sanguínea e raramente cursar com endocardite. Mas
depende de vários fatores como tipo de bactéria e doenças preexistentes.
Enfim, sexo anal é prazeiroso, é saudável e não é errado. É apenas sexo. Pode ser para você. Mas também não ser.
Nem todo gay gosta de fazer, acredite.
E muitos héteros já gostam.🤓
Tem a ver com seu desejo. E se você faz com proteção, informação, orientação profissional (olha eu aqui 💁🏽♂️), tem tudo pra ser uma experiência válida.
O que vocês acham?
#doutormaravilha #wonderdoctor #sexoanal #sexualidade #saudelgbt #lgbthealth
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
