Profile picture
Ana Carolina Posses @astroana_ua
, 35 tweets, 11 min read Read on Twitter
Andrômeda, está maravilhosa galáxia, está em rota de colisão com a Via Lactea! 😱😱 Mas, o que será que irá acontecer conosco? Vamos conversar um pouquinho sobre colisões entre galáxias? ;)
Como contei um pouquinho em #galáxiasespirais1_ua, em meados da década de 20, o famoso astrônomo Edwin Hubble observou uma grande quantidade de galáxIas no Observatório de Monte Wilson na Califórnia e realizou a primeira classificação visual de galáxias.
Se você quiser um pouquinho mais sobre essas classificações, vai lá na hashtag :) Mas grosseiramente, Hubble dividiu as galáxias em espirais (mais azuis e com a presença de braços),elípticas (com formato elíptico e mais avermelhadas) e lenticulares. (M87/NGC1566/NGC3115)
Porém, hoje sabemos que Hubble deixou de fora alguns tipos de galáxias que não apresentam nenhuma das formas do seu diagrama. Quais classificações você daria para essas galáxias aqui: Coração? Galáxia pacman? 😂
Pois bem, com o tempo, sucessivas observações levaram a tona o fato de que o diagrama de Hubble era muito superficial dado a grande complexidade de estruturas encontradas.
Em 1966, Halton Arp publicou um "Atlas de Galáxias Peculiares" contendo um total de 338 cujas estruturas não permitiam uma classificação de Hubble comum. (Mice/M51/Arp227).
Estruturas retorcidas,sem forma aparente ou alongadas, cujos filamentos se estendem além da estrutura central da galáxia.Parte(não todas!) das galáxias são na verdade interações e pouco a pouco se percebeu que de fato eram sistemas de duas ou mais galáxias que estão interagindo.
Mas o que é uma interação? 💩
Uma interação caracteriza-se como o processo de encontro entre duas ou mais galáxias próximas o suficiente para que a força gravitacional de uma altere as propriedades físicas da outra. O produto final do evento depende de uma série de fatores.
É importante frisar que não necessariamente ocorre uma fusão entre as galáxias. Hoje vou focar em interações que levam a fusão. Para a próxima discuto os processos que não terminam em uma única galáxia.
As fusões são eventos fundamentais na evolução de galáxias no Universo. Por volta da década de 60, surgiu a teoria por Eggen, Lyndon-Bell & Sandage que galáxias se formam por colapsos de grandes nuvens de gás. Essa modelo de formação é denominado colapso monolítico.
Porém, atualmente, acreditamos que as galáxias seguem um modelo hierárquico de formação. Estruturas com menores massas se formaram inicialmente, e com o tempo, sucessivas interações levaram a formação das galáxias massivas que enxergamos atualmente.
Então, fusões são eventos frequentes na vida de uma galáxia!
O produto final de uma fusão depende principalmente da massa dos objetos em interação. Quando a diferença de massa é grande (por exemplo, quando uma galáxia é 10x mais massiva que a outra) chamamos de uma fusão menor (minor merger).
Neste caso, o campo gravitacional da galáxia mais massiva irá dominar sobre o processo, gerando a acresção da galáxia de menor massa. Vemos esse processo acontecendo principalmente entre galáxias satélites que circundam galáxias massivas.
A gravidade da galáxia massiva perturba o material da galáxia anã retirando de seu interior gás e estrelas. Pelas forças de maré sofridas, seu material se alonga da órbita e aos poucos é acretado na galáxia massiva.
(encurtador.com.br/BGKO4) No caso da Via Láctea, conhecemos hoje aproximadamente 50 galáxias satélites orbitando nossa Galáxia. As mais conhecidas e que podem ser vistas a olho nu são a Grande e Pequena Nuvem de Magalhães.
Atualmente duas galáxias anãs estão em processo de acresção: Sagitário e Cão Maior.
Quando o encontro é entre galáxias de massa parecida, chamamos de fusão maior (major merger). Neste caso, a estrutura das duas galáxias é afetada, gerando uma severa redistribuição espacial das componentes de ambas.
Numa fusão de espirais, por exemplo, os seus braços, onde contém estrelas se formando em gás são facilmente rompidas, gerando assinaturas como caudas e pontes.
Para essas fusões, chamamos de ~fusões molhadas~, pois galáxias espirais possuem bastante gás. Esse gás, com a interação, canaliza-se para as regiões centrais da galáxia formada, gerando surtos de formação estelar. (é do gás que nascem as estrelas)
A galáxia de Antena (aquela com formato de ♥️) é um exemplo de galáxia starburst (com formação estelar) devido a interação.
Chamamos as fusões entre galáxias com pouco gás (por exemplo galáxias elípticas) de ~fusões secas~. Neste caso não observamos formação estelar.
(No caso anterior, as galáxias não são elipticas, mas dominadas por um bojo central [alô alô #galaxiasespirais1_ua])
Diferentemente das fusões menores, as fusões maiores levam a modificação total da morfologia da galáxia. Esse é um dos cenários que explicam o surgimento de galáxias elípticas. Esse vídeo nos da uma breve noção disso
Esse cenário é completamente diferente de um século atrás quando Hubble criou seu sistema de classificação. Acreditava-se que as galáxias elípticas (early) eram mais novas e com sua evolução se desenvolviam em galáxias espirais (late type)
Por fim, deixo aqui algumas simulações. Simulações computacionais são muito úteis no estudo de galáxias em interação pois podem nos dar pistas do cenário como um todo. Como disse, esses eventos ocorrem em um tempo muito maior do que o tempo de vida humano.
Simulação tentando reproduzir a colisão do par The Mice
Esse é MUITO legal!! compara estágios da interação com observações de colisões
último, uma simulação para a galáxia Carrossel. Vejam que o ângulo entre as galáxias também modifica o produto final. Essa é muito interessante!!
Bom, finalizamos essa parte! Bom, infelizmente nosso futuro não é promissor, a colisão irá acontecer :( Não sabemos ao certo o que poderá acontecer com o sistema solar neste evento, porém sabemos que colisões entre estrelas nesses eventos são muito improváveis
Pois o espaço entre as estrelas é suficientemente grande. Bom de qualquer forma, estima-se que esse evento só aconteça a daqui aproximadamente 4 bilhões de anos, então, por enquanto não temos muito com o que se preocupar 😅
FIM PESSOAL! estou aberta para dúvidas!! adorarei responder qualquer questão :)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ana Carolina Posses
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!