Profile picture
Camila Esperança @safreitas_c
, 27 tweets, 9 min read Read on Twitter
Segura que vem mais #AstrothreadBR!
A SEGUIR:
Galáxias Anãs, o Mistério dos Satélites Faltantes e o que a Matéria Escura não está te contando!
Aperta o cinto e vambora
Vamos começar explicando: o que são galáxias anãs?
A definição geral mais aceita é que galáxias anãs são galáxias com pequeno tamanho intrínseco, baixa magniude absoluta e baixo brilho superficial.

Tá perdido? Calma, fica comigo, vamos ver um por um
O pequeno tamanho intrínseco é o seguinte: se eu comparo duas galáxias lado a lado (a 80km por hora), as galáxias anãs vão ser PEQUENAS.
Por que esse é um ponto importante? Dessa forma temos certeza que são pequenas mesmo (galáxias grandes mas distantes podem parecer pequenas!)
Magnitude está relacionado com o brilho da estrela. Quando você olha pra um bom céu é possível perceber que nem toda estrela tem o mesmo brilho. Daí veio a motivação de classificar a intensidade do brilho da estrela, há +/- 2000 anos por Hipparcos.
Mas uma estrela mais brilhante no céu pode ser maior ou simplesmente estar mais perto.
E ai surge o conceito de magnitude absoluta: é uma comparação da intensidade do brilho caso as estrelas estivessem a uma mesma distânica, se torna uma propriedade intrínseca.
O último conceito é o brilho superficial. De forma simples, o brilho superficial é ''quanto brilho a gente tem em uma área da céu''. Garantindo que a galáxia anã seja maior que um aglomerado de estrelas.
Agora que vocês entenderam (ou não) os 3 conceitos que definem uma galáxia anã (caso não, pode vir me procurar que eu tento explicar melhor) e que basicamente elas são galáxias pequenas 🤷🏻‍♀️vamos continuar
E por que elas são importantes afinal?
1) Elas representam A MAIORIA no Universo atual 🙀
Se você tem 7 anões e uma branca de neve você não vai querer saber só da branca de neve não é mesmo?
2) De acordo com o chamado modelo hierárquico de formação de galáxias (galáxias pequenas se juntaram até formar as galáxias grandonas), elas são o BLOCO DE CONSTRUÇÃO das galáxias grandonas! Estudá-las nos dá dicas sobre a evolução de galáxias
3) Elas são DOMINADAS por matéria-escura! Isso mesmo! Essas mini-galáxias nos dão informações importantes sobre COSMOLOGIA e sobre a distribuição de matéria escura no Universo local! Isso não é demais?!

Viu, tamanho não é documento para o impacto da história do Universo!
Além disso tudo, elas vêm em diferentes tamanhos e formas.

Elas podem ser compactas, elas podem aparentar um disco, elas podem ser irregulares. Tem tooooodo um sistema de classificação pra esses bebês
Você provavelmente conhece duas galáxias anãs sabia? As nuvens de magalhães!! Elas são duas galáxias anãs satélites da Via-Láctea. Aqui, pertinho da gente!!

Na foto a gente pode vê-las, são as duas nuvenzinhas difusas do lado esquerdo do braço da Via-Láctea 🥰🥰
Mas a Via-Láctea possui ainda mais galáxias anãs satélites! E a nossa vizinha Andrômeda também tem váarias! Como elas são objetos fracos, pode ser bem difícil de identificá-las no céu, então o número de galáxias anãs ainda tá crescendo porque elas ainda estão sendo encontradas
A Via-Lactea a Andrômeda são as duas galáxias dominantes do Grupo Local. Do endereço da nossa casinha no Universo, imagina que o grupo local é nossa vizinhança. As imagens abaixo têm parte do levantamento das moradoras do Grupo Local
As galáxias anãs muitas vezes são galáxias satélites, ou seja, estão gravitacionalmente ligadas à galáxias maiores. Meio como acontece com a Lua e a Terra, certo?

E da onde vem o Mistério das Satélites Faltantes: O que a Matéria Escura não quer que você saiba?
Ok, Matéria Escura merece uma #astrothreadBR toda pra ela (e eu pretendo fazer caso já não tenha) mas vou tentar explicar aqui mega rapidinho do que se trata.
Você já se perguntou como enxergamos coisas que não possuem energia própria, não produzem luz? Matéria reflete a luz, e ai conseguimos enxergar. De forma simples, o grande bafafá da matéria escura é que ela não interage com fótons, então a gente NÃO CONSEGUE VER
Essa coisa da gente não conseguir ver MATÉRIA é muito loko, eu concordo. E você deve estar perguntando 'se a gente não vê, como a gente sabe que existe?'. Isso ai padawan, tá esperto. a gente que ela existe porque essa MATÉRIA interage - PASME - GRAVITACIONALMENTE
Então a gente sabe que tá lá pelas leis da física, pela forma dos movimentos das coisas que a gente consegue ver: estrelas, galáxias, aglomerados de galáxias. O movimento dessas coisas nos diz que deveria ter mais matéria do que a gente consegue ver.
Eu sei eu sei, é complicado e parece ficção científica.
Essa @PHDcomics explica bem matéria escura e suas evidências observacionais.

Se eu ainda tenho sua atenção, vamos seguir com as galáxias anãs e o que elas têm a ver com isso tudo afinal
Existe um modelo para explicar como o Universo evoluiu no tempo cosmológico. Como a gente sabe isso? Nós usamos a física que a gente conhece para fazer simulações (@thiagosgbr deu uma explicadinha sobre, corre lá) e comparamos com o que vemos.
E o modelo atual - PREPAREM-SE - não consegue explicar o número de galáxias anãs que observamos! O problema dos Satélites Faltantes é que o modelo cosmológico atual prevê mais galáxias anãs do que realmente observamos!!
Claro que a matéria escura não quer que você saiba disso!
O modelo prevê um certo número de ~sub-halos~ de matéria escura que são associados às galáxias anãs. Alerta de termo novo né? Mas não se assusta, entenda sub-halos como pequenas concentrações de massa mesmo, no caso matéria escura.
Algumas hipóteses:
1) O modelo ainda não tá completo mesmo, e precisa de ajustes.
2) Ainda não contabilizamos todas as galáxias anãs do grupo local.
3) Os sub-halos de materia escura podem não estar relacionados só com as galáxias anãs, e não sabemos como contabilizá-los ainda
OK. Essa foi minha #astrothreadBR ~já faz 84 anos~ sobre esses babies do Universo, as Galáxias Anãs!
Espero que vocês tenham gostado 🙆🏻‍♀️
Como sugestão da @astroana_ua, vamos batizar essa thread de #thread_galáxias_anas_csf 🙃
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Camila Esperança
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!