Profile picture
Ana Carolina Posses @astroana_ua
, 44 tweets, 15 min read Read on Twitter
VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A ASTRONOMIA NÃO SENDO ASTRÔNOMO!!! Veja como nessa thread!

vem com moi 🕵️‍♀️👩‍🚀
#AstroThreadBR
#galaxyzoo_ua
Durante essas semanas de threads, muitas pessoas vieram conversar comigo falando que são apaixonadas por astronomia. Algumas com interesse na carreira, outras contando que sonham mas acabaram tomando outros rumos não relacionados à área.
Às vezes as coisas não acontecem da forma como a gente espera mas isso não significa que não seja possível ter um contato com a àrea. Tenho uma boa notícia: existem ferramentas disponíveis que te permitiram ter um contato e até contribuindo com ela!!!
Meu foco hoje é falar de Citizen Science, ou Ciência Cidadã, focando-se em um dos maiores e de mais sucesso projetos de CS: o Galaxy Zoo. Para falar sobre o que é Ciência Cidadã, irei mostrar a motivação para o projeto Galaxy Zoo.
Nas últimas décadas, grandes levantamentos astronômicos surgiram para nos ajudando a catalogar e estudar os objetos celestes.
A grande importância disso é que em astronomia, ao inferir as propriedades dos objetos, necessitamos de uma grande quantidade de objetos para uma estatistica confiável.
Por exemplo, se queremos saber as intenções de voto para essa eleição, não podemos perguntar para um número pequeno de pessoas. Se eu perguntar aos meus amigos e acreditar que o resto da população pensa da mesma forma, eu posso ter uma leve surpresa nos resultados da votação!
foi mal o meme velho mas eu adoro essa imagem kkkkk
Um dos levantamentos astronômicos de maior impacto atualmente é o Sloan Digital Sky Survey. O objetivo é obter imagens de aproximadamente 1/4 do céu celeste, com total atual aproximado de 1.231.051.050 objetos detectados. MANO 1 BILHÃO DE OBJETOS, UMA QUANTIDADE ABSURDA.
Um dos telecópios é esse humilde de 2.5m de diâmetro no Novo México que, dia após dia, tira imagens de regiões do céu, de forma que os astrônomos possam detectar objetos e retirar informações como a magnitude (no ótico) cada um. [melhor musiquinha]
Bom, imaginemos que queremos estudar apenas as galáxias detectadas. Sabemos que, grosso modo, temos 2 tipos de galáxias representativas: galáxias espirais, galáxias elípticas, galáxias lenticulares e irregulares. Falei um pouco de galáxias espirais em #galaxiasespirais_ua
Essas classificações são baseadas apenas em sua morfologia, o que necessita de uma análise visual. Tem que ter um condenado que vai lá e observa a imagem e decreta um tipo baseado nas características visuais.
Porém, essa informação pode nos dizer bastante sobre as propriedades desses objetos, como por exemplo, que tipo de estrelas temos (populações estelares), onde cada tipo de estrela se localizana galáxia, como essas estrelas se movem, se essa galáxia tem muito ou pouco gás.
Como exemplo dessas propriedades: em geral, galáxias elípticas e lenticulares possuem pouco gás e é composto de estrelas velhas. Galáxias espirais possuem uma maior concentração de gás e formação estelar recente. (Lólólógico que existem exceções eimmm)
Existem muitas questões em aberto na evolução de galáxias: essas galáxias nascem assim ou se transformam? pode haver transformação de um tipo para outro? se sim, como isso ocorre? como essas galáxias podem nos dar pistas sobre passado e futuro do Universo???
Espero que tenha convencido você de que saber o formato de galáxias é muito importante para entender sua evolução! Porém, dos objetos citados sobre o Sloan, 208.478.448 são galáxias. MAI COMO QUE CLASSIFICA MORFOLOGICAMENTE 208 FUCKING MILHÕES DE GALÁXIAS? 😱😱😱😱😱😱😱
AI É QUE TÁ O BABADO!!! É nesse ponto que entra a Ciência Cidadã! Podemos utilizar a paixão e entusiasmo da população para unir forças e enfrentar esse desafio! Esse tipo de projeto tem como objetivo envolver todo mundo nas atividades acadêmicas, produzindo ciência de verdade!!!
Ou seja, o objetivo principal do Galaxy Zoo é juntar voluntários na classificação desses objetos, de forma que posteriormente esses dados serão utilizados por nós astrônomos para produção de novo conhecimento (fazer esses graficos complicados que nois faz).
O projeto foi iniciado em 2007 com um total de aproximadamente 1 milhão de galáxias com imagem no SDSS. Em 24h, viu-se que o projeto estava recebendo 70000 classificações por hora, quebrando todas as expectativas até então!!!
O projeto sofreu uma série de modificações, hoje temos imagens de outros levatamentos astronômicos como Hubble <3 , UKIRT, VST. A última versão está focada em atualizar as imagens para as do levantamentos Dark Energy Camera Legacy Survey (DECaLS) devido a resolução superior.
zooniverse.org/about/publicat… Aqui estão a lista de artigos que utilizaram os dados obtidos pela análise dos voluntários. Ciência de verdade está sendo feita pessoal!!!
Bom, mas como que funciona?? Vou mostrar aqui como que tá sendo a atual forma de classificar, ok?? Vai em zooniverse.org/projects/zooke… e clica em Get Started! Você chegará na página de classificação.
MAI O SITE É EM INGLES EU NÃO SEI INGLES SOCORRRR?!?!?!?!?!?!?!?!

Calma, tenho uma solução: bfy.tw/hgB 😂😂😂😂
É uma boa maneira de aprender em inglês, e como os passos se repetem, com o tempo você pega o jeito!! 😉
Vamos classificar essa belezinha aqui? <3 <3 <3 Bom, dos tipos de galáxia que eu falei mais acima qual você acha que é??
No botão em preto e branco, você pode inverter as cores da imagem. Isso pode ser bem útil para observar características que as vezes não são tão nítidas!!
A primeira pergunta está relacionada ao formato global da galáxia. Smooth seria uma galáxia mais parecida com uma elíptica ou lenticular. Feature or disk está relacioda a se apresenta alguma estrutura como braços espirais. No nosso caso, marcamos essa opção :)
Essa galáxia está "de frente" ou "de perfil"? Marcamos a opção ~de frente.
Barras são estruturas centrais geradas por instabilidade dinâmica. Podemos escolher ausência dessa estrutura, barra moderadamente proeminente e barra muito proeminente. Escolhi ausência!!!
Sinal de braços espirais?? Sim!!! Lindos por sinal!
O quão juntos os braços se encontram?? Essa é um pouco difícil, mas não se preocupe, algumas classificações não complicadas. Nesse caso, a galáxia possui braços um pouco floculentos, não observamos uma estrutura muito proeminente. Escolhi médio!
Quantos braços espirais? Escolha difícil também, marquei três!!
Quão proeminente é o bojo? Bojo é essa região esférica central, podendo ser presente ou ausente. escolhi pequeno
Observamos uma galáxia em interação ou com alguma perturbação? Nesse caso não!!
Última pergunta: Você vê algum característica peculiar? Aneis(rings)? Poeira obscurecedora(Dust lane)? Marquei nada peculiar. Caso você esteja satisfeito, clique Done. Caso queira fazer algum comentário, clique Done & Talk, lá você poderá conferir uma discussão sobre o objeto
Nessa última opção, caso você esteja com qualquer tipo de dúvida sobre o que signfica cada opção, você pode clicar em NEED SOME HELP WITH THIS TASK ou Field Guide e conferir uma série de exemplos!!
Você pode classificar quantas você queira e caso queira guardar favoritas, você pode clicar uma conta que haverá essa possibilidade. 😊😊
Mas e se um ABENÇOADO (pra não dizer outra coisa suja) resolver ferrar com tudo e marcar tudo errado???
Para cada galáxia é associado um grau de confiabilidade. Quantos mais pessoas classificam para um determinado tipo, mais confiável se torna essa classificação.
Portanto, se você engraçadinho classificar uma galáxia como maça e 100 pessoas classificaram como laranja, a sua classificação terá um grau de confiabilidade muito baixo e será rejeitada. 😎😎😎
Devido ao grande sucesso do Galaxy Zoo, ele foi incorporado ao Zooniverse que consiste de um mega conjunto de projetos super interessantes relacionados a diversas áreas, não só astronomia. Vi outras coisas muito legais envolvendo citizen science. Vale a pena dar uma conferida
BOM BELOS RECADOS E DÓLARES É TUDO POR HOJE. tenho a leve impressão de que vai surgir mil coisas maneiras aqui e vou ter que completar essa thread, portanto fiquem ligados.
Espero que gostem desse projeto que apresentei 🥰🥰🥰
Pra fechar tenho uma ideia: que tal vocês classificarem e compartilhar aqui no twitter as galaxias favoritas e diferentonas q acharem?? Pode me marcar ou usar a #galaxyzoo_ua. (não precisa usar a #AstroThreadBr pq vai inchar a # e dificultar localizar as outras threads)
E brincadeiras a parte, se surgir qualquer duvida sobre os termos em inglês pode me perguntar respondendo a esse tweet ok? não tenham vergonha, vamos ajudar o projeto!!!!!
@felipehime tem uma playlist mara no canal do youtube dele, quem quiser conferir tá ai :)

youtube.com/playlist?list=…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ana Carolina Posses
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!