Profile picture
Ale Santos @Savagefiction
, 11 tweets, 4 min read Read on Twitter
No dia em que Mandela completa 100 anos, vamos trazer a tona um dos seus maiores inimigos e motivação da sua luta para mudar seu país, o Apartheid. Uma atrocidade que acabou a menos de 40 anos. Thread perfeita para a turma do “não existe racismo”.
Protestantes odeiam assumir, mas tudo começou com a ultraconservadora Igreja Reformada Holandesa (NGK) que conta com mais de 40% dos brancos no país. Em 1857 devido as tensões raciais, o grupo concordou que as celebrações deveriam ser divididas por raça.
Adiante, em 1881 foi criada a Nederduitse Gereformeerde Sendingkerk, ou Igreja RH da Missão para pessoas pretas. Durante esses anos muitos teólogos começaram a procurar na sua bíblia justificativas para a segregação, foi o começo da teologia do #apartheid
Uma das bases dessa teologia era a Torre de Babel, história presente no Gênesis onde Deus achou arrogante a tentativa de chegar aos céus e confundiu os homens com línguas diferentes. Para a NGK isso justificaria que negros e brancos deveriam ficar separado para não haver confusão
Todos sabemos o quanto a sinergia entre política e religião pode ser devastadora. Mas foi oficialmente em 1947 que o Partido Nacional Sul-Africano venceu as eleições. Consolidando em 1948, consolidou o Apartheid com leis que limitavam os direitos da população negra
Foram mais de 300 leis que beneficiavam os brancos, correspondendo apenas a 20% da população do país. Na prática os negros foram aprisionados dentro do seu território por uma minoria.
Algumas dessas leis proibiam casamentos mistos e até relações sexuais entre pessoas de raças diferentes.Vários locais públicos foram segregados, praias, ônibus, hospitais, escolas se tornaram privilégios brancos e muitas placas foram instaladas para lembrar a população.
A Lei de Educação Bantu de 1953 criou um sistema de educação distinto, q visava preparar os negros para trabalhos braçais pelo resto de suas vida. Na década de 80 a coisa ficou mais violenta com censura e o governo condenando a oposição à morte (tipo a ditadura brasileira)
Essa trite foto é do infame atentado em Soweto, estudantes protestavam contra diretrizes educacionais colonizadoras e foram recebidos de forma violenta pela polícia, o garoto da foto não resistiu. resumofotografico.com/2016/06/a-foto…
Mandela já estava na cadeia desde 1963, com pena de prisão perpétua. Foi libertado em 1990, quando (por pressões internacionais e das guerras civis) o Apartheid foi declarado um fracasso e o Congresso Nacional Africano (partido) pode retomar suas atividades.
Mandela morreu em 2013, mas sua memória será celebrada para sempre por todos os povos que buscam liberdade. Mais informações nesse documentário
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ale Santos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!