, 26 tweets, 11 min read Read on Twitter
1 like = uma mulher protagonista na história do brasil que você provavelmente não conheceu na escola
Maria Felipa de Oliveira vivia na Ilha de Itaparica e participou ativamente dos movimentos em defesa da Independência do Brasil. Ela liderou uma gangue de mulheres que deram uma surra de cansanção e depois incendiaram embarcações portuguesas. > bit.ly/2VLDKMD
Maria Quitéria, nascida na Bahia, foi a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a 1ª mulher a entrar em combate pelo Brasil. Teve que se vestir com roupas masculinas e fingir ser um homem para conseguir fazer isso.
Margarida M. Alves foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por + d 10 anos lutou pelo fim da violência no campo e por direitos trabalhistas bit.ly/2VIXrEL
Georgina de Albuquerque é considerada a introdutora do Impressionismo no Brasil. Em 1922, fez a 1ª pintura histórica realizada por uma mulher. Em 1950, tornou-se a 1ª mulher a ser diretora da Escola de Belas Artes. bit.ly/2SNaFOV
Antonieta de Barros nasceu em 1901, em Florianópolis, Santa Catarina. Escritora, poeta, professora e editora. Fundou o Curso Antonieta de Barros, p/ alfabetização e fundou tbm o Jornal A Semana, q circulou até 1927. Foi a 1ª deputada estadual negra do País e a 1ª deputada de SC.
Graziela Maciel Barroso foi naturalista e botânica, a maior taxonomista de plantas do Brasil. Foi a 1.ª mulher a fazer concurso p/ ser naturalista do Jardim Botânico, onde trabalhou como estagiária. Aos 60 anos, em 1973 defendeu seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas.
Maria Leopoldina foi a primeira mulher a governar o país. Em 1822, ela foi nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil. Em 2 de setembro do mesmo ano, ela liderou a reunião com José Bonifácio onde foi assinado do decreto de independência do Brasil.
Aida Dos Santos. Ex-atleta brasileira, especialista no salto em altura. Participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio 1964, ficou em quarto lugar no salto em altura. Naquela edição dos Jogos, Aída foi a única mulher da delegação brasileira, e a única do atletismo.
Tereza de Benguela viveu na década de XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê. O dia de 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987 como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra.
Ada Rogato, Aida Dos Santos, Antonieta De Barros, Bertha Lutz, Margarida Maria Alves, Elza Soares, Maria Lacerda de Moura Carolina de Jesus, Graziela Maciel Barroso, Dinalva Oliveira, Nise da Silveira e Maria Quitéria. > bit.ly/2TMYl1h
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935) foi compositora, pianista e maestrina brasileira. Foi a 1ª "chorona", 1º pianista de choro, autora da 1ª marcha carnavalesca com letra e também a 1ª mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Maria Lenk foi a 1º mulher sul-americana a participar dos jogos olímpicos. Foi também a 1º mulher a adotar o estilo borboleta nas Olimpíadas de Berlim, na Alemanha, em 1936. Foi a 1º diretora mulher da Escola de Educação Física da UFRJ.
Carmen Velasco Portinho, foi a principal responsável pelo desenvolvimento de experiências inovadoras na habitação popular do país, pela construção do Museu De Arte Moderna do Rio de Janeiro e pela fundação da Escola Superior de Desenho Industrial, a qual dirigiu durante 20 anos.
Theodosina Rosário Ribeiro, foi a primeira deputada negra da Assembléia Legislativa de São Paulo, em 1974.
Maria Lacerda de Moura, foi escritora, militante, jornalista, conferencista, educadora e pensadora. Pioneira do anarcofeminismo no Brasil, defendia a proposta da inserção da matéria "História da Mulher" nos currículos escolares. > tendadelivros.org/marialacerdade…
Bertha Lutz foi docente e pesquisadora do Museu Nacional, tornando-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil. > bit.ly/2sjDRBm
Ainda estava em vigor o Decreto 3199 – criado em 1937 e regulamentado em 1965 – que proibia as mulheres de praticar esportes “incompatíveis” com as condições femininas, como “luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia (...)"
O Brasil só conquistou o titulo por causa d pontos obtidos pela equipe feminina, o q levou o governo militar a revogar o decreto. O Campeonato foi no Uruguai e a equipe formada por Patrícia Maria de Carvalho e Silva, Ana Maria de Carvalho, Cristina Maria de Carvalho e Kasue Ueda
Patricia Galvão, a Pagu foi escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política. Em 1933 escreveu o romance "Parque Industrial". Foi presa mais de 23 vezes na ditadura Vargas. Faleceu em 1962.
Mercedes Baptista (1921-2014): No ano de 1947 tornou-se a primeira mulher negra a ingressar como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi responsável pela introdução das alas coreografadas no desfile das escolas de samba. > bit.ly/2H7Zjnc
Berta Celeste Homem de Melo nasceu em Pindamonhangaba, 21 de março de 1902. Foi poeta, farmacêutica e professora brasileira. Tinha 40 anos de idade quando participou, junto a outros cinco mil candidatos, do concurso para a escolha da letra de 'Parabéns a Você'. #curiosidades
Adélia Sampaio é considerada a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. Nascida no ano de 1944, em Belo Horizonte, aos 12 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Atuou como cineasta, produtora, roteirista, assistente e maquiadora.
Heros Volúsia Machado nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1 de junho de 1914, mais conhecida como Eros Volúsia. Foi professora do Serviço Nacional de Teatro onde criou o curso de coreografia.
Carlota Pereira de Queirós nasceu em São Paulo, em 1892. Foi de sua autoria o primeiro projeto sobre a criação de serviços sociais, e a emenda que viabilizou a criação da Casa do Jornaleiro e a criação do Laboratório de Biologia Infantil.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to As Mina na História
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!