, 53 tweets, 15 min read Read on Twitter
1 like = 1 curiosidade sobre grandes eventos de tecnologia (CES, MWC, IFA etc) e como é feita a cobertura jornalística deles.

se flopar, foi o fuso horário da CES (semana passada) o culpado.
antes de tudo: esses eventos gigantes não são para a imprensa. a mídia/blogueiros/youtubers têm acesso a só uma parte (o pavilhão de exposições)
o bicho pega mesmo em salas de reuniões fechadas, no mesmo local, mas de acesso fechado.
dois exemplos simples: no MWC de Barcelona (=maior evento global de telecomunicações) a Huawei e o Google têm, cada um, seu estande aberto ao público em um pavilhão. E, em outro, uma área fechada e de acesso restrito para reuniões etc
é extremamente raro ter acesso a esses locais (eu fui dois anos atrás visitar o showroom de telas futuristas da LG, mas era algo programado e foi negociado antes). ztop.com.br/lg-futuro-das-…
de qualquer modo, um ou dois dias antes do evento em si começam as coletivas de imprensa ("Press day", no jargão). No MWC é mais tranquilo porque são em locais diferentes e quase sempre uma marca deixa um tempo pra galera se deslocar pra próxima - que é longe.
Na CES, é um pega pra capar. o dia 0 de imprensa tem quase nada (um evento fechado Unveiled que fica superlotado e impossível de andar) - nesse ano foi no domingo 6. no dia 1 de imprensa (segunda passada), se você está sozinho você se ferrou.
explico: você acorda às 5h30 da manhã pra sair 6h30 do hotel (Las Vegas, 180 mil pessoas, Uber e táxi concorridíssimos) e entrar na fila da primeira coletiva do dia às 7h (ela começa só às 8h).
A primeira sempre é da LG, que acaba 8h45. Nessa hora, você não consegue mais entrar na das 9h, mas pode arriscar na fila pra das 10h.
a não ser, claro, que você seja um reles mortal e queira ir na Samsung, às 14h. Esse a fila começa cedo, umas... 11h30. Digo reles mortal pq convidados da Samsung (como eu, nos últimos 2 anos) têm acesso a uma outra fila... VIP ces.tech/Media/Media-Ev…
lembra que eu acordei as 5h30 nesse dia né (cheguei no dia anterior, 16h voando, 6h de fuso na cabeça). Consegui ir cedo na LG, fui numa apresentação da Royole (a do smartphone conversível), almocei cedo e fui pra Samsung.
Depois ainda fui ver uma sessão técnica (demais) da Samsung, voltei pro hotel, fui pra um happy hour, pra um evento de imprensa e encontrei um amigo pra jantar. Voltei pro hotel quase 23h.
Em resumo, ser jornalista num evento desses não tem NADA de glamour - ah mas vc viaja, vc fica em hotel bacana - é, mas acorda cedo, corre atrás da informação, tem que encontrar gente que nunca dá tempo no Brasil (ou nem está nele)... escrever, dormir, comer.
Das três grandes feiras, a CES é incrível, mas muito grande e descentralizado (não à toa Verge e CNET montam salas de imprensa próprias no evento). O MWC é BEM mais organizado (e num lugar só, o que ajuda apesar de gigante tb). O mais tranquilo é a IFA de Berlim...
que é em Berlim (melhor cidade do mundo) e tem uma praça arborizada no meio do pavilhão de exposições (!). Além disso, é a única aberta ao público em geral, então é legal ver famílias passeando pra ver novidades em eletrônicos.
mas é divertido pra burro. como diz a velha máxima, dormir é no avião mesmo, voltando pra casa.
tem também os eventos de marcas - como os Keynotes da Apple (vi Steve Jobs quando voltou do transplante) que são perfeitamente coordenados como no vídeo ao vivo (e tem gerentes de produto que realmente criaram aquele produto demonstrando um iPod, por exemplo).
e os da Samsung (já perdi a conta de quantos fui). O excelente hoje é que algumas marcas já confiam em jornalista brasileiro o suficiente para mostrar um dia antes (!) seu produto com embargo (e um acordo de não divulgação que processa até sua 5a geração pra frente e pra trás)
nesse caso, dá para deixar o post pronto e ir pro evento só ~ curtir ~ como convidado (eu costumo ficar aqui no twitter) - e sentir todo mundo que não estava no preview te xingando internamente.... ossos do ofício
(nunca esqueço de uma coletiva da Asus na Computex quando sentei atrás de umas 8 pessoas do Engadget. Estavam todas editando posts com as notícias que seriam anunciadas em instantes...)
histórico: 12 anos cobrindo a CES, 8 cobrindo o MWC (sem contar 2019), uns 2 na IFA (faz tempo que não vou), 2 Computex Taipei, 1 CES Asia, 1 CEATEC Tóquio. Escrevendo sobre tecnologia desde 1999 (alguém lembra do bug do milênio)?
na questão "ansiedade pela notícia", principalmente nos grandes Keynotes (Samsung, Apple etc) tem a apresentação geral (nunca perguntas e respostas, pq é muita gente, além de convidados do varejo etc)...
... e depois uma sala de demonstração (quase sempre gigante) onde as pessoas se amontoam para fotografar/filmar/ver a coisa de perto.
para isso, eu (q cubro mais produto) costumo sentar numa ponta e identificar antes onde vai ser a passagem para a área de demonstração, para correr (mesmo) e pegar um produto antes. pressa?
sim, mas é mais pra evitar que YouTubers monopolizem aparelhos por muito tempo (é meio doido isso, eles simplesmente não se importam com o resto que está por lá). nada contra youtubers, inclusive sou *hahahah (risadas nervosas)
esse ano a CES foi na correria, fiquei 1 dia só na feira. mas tem modos de ir que não te ferram ~ tanto ~ com o tempo. já fui algumas vezes por conta, pagando do meu bolso (e aí fica num hotel xexelents baratinho para dormir/tomar banho)
a convite da organização do evento (que não te cobra nada, só aparecer numa coletiva X da própria feira), que funciona super bem
ou a convite de marcas que querem que você apareça na coletiva deles e em uma ou outra entrevista, mas fica a feira toda e até dão um dia de descanso a mais pq a passagem de volta no fim de semana tá muito caro e sai mais barato pagar uma diária extra de hotel
curiosidade: 8 anos atrás eu me casei em Vegas, depois da CES (e TODOS meus amigos tinham ido embora, menos uma, que não viu a mensagem hahahaha). e fomos comemorar andando de montanha russa.
mas o grande aprendizado - principalmente nessas 12 CES - é tentar organizar uma agenda antes de viajar, ainda em dezembro. marcar horários com espaço pra se deslocar entre um lugar e outro no centro e convenções...
e se conformar que não dá pra ver tudo. A CES tem 180.000 pessoas, 4.000 empresas expondo (e umas que não pagam chão no pavilhão e ficam escondidas em hotéis da região...)
meu sonho é ir um ano pra ver as coletivas no dia 1 de imprensa e passar os dias da feira num lugar mágico chamado Eureka Park, que é uma área da CES só de startups e inovação (muita bobagem de Kickstarter tb). ali que está o futuro (ou não!)
esse ano, por exemplo, foi a primeira CES do @Lucas_Agrela. Minha primeira reação? Se prepara que não vai dormir, não vai ver tudo e... bem, vai se lascar bastante
minha primeira CES foi em 2007, tava na PC Magazine ainda (meses antes de pedir as contas). Tinha me credenciado pra de 2006, mas não fui pq o chefe resolveu ir com meu editor (e ficou preso em Miami por dias pq o voo atrasou)
em 2007, fui convidado pela Nokia aos 45 do segundo tempo - era, sei lá, 20 de dezembro - passagens e hospedagens carésimas/impossíveis (teve um ano que uma empresa pagou quase 14 mil reais numa passagem de econômica porque... também convidou em dezembro).
moral da história: em 2007 ficamos (eram eu, @julianojubash e um carinha de ciência do G1 que odiava estar ali) num hotel MEGA LONGE de tudo em Las Vegas.
táxi pra todo lado, pq não tinha como chegar no lugar (o hotel era incrível, pelo menos). lembro que comi mal todos os dias, que a turma de latino-americanos quase perdeu a apresentação da Nokia na CES (era um keynote do CEO) pq não tinha pego a credencial antes...
(adoro os jornalistas latino-americanos, eles trabalham em outra frequência)
no penultimo dia, antes de ir embora, o PR manager q tava com a gente falou "olha, vamos jantar num lugar legal" (pensei OBA COMIDA decente) e depois vamos ver o Cirque du Soleil (argh).
jantamos (num francês de porções micro) e fomos pro teatro - os ingressos (eram 12 pessoas incluindo assessores, jornalistas brasil e latinos) já tinham sido comprados.
chegando lá, decepção. o espetáculo era pra dois dias depois. não sei como, mas o cara da Nokia conseguiu se livrar dos ingressos todos (era uma $$$ preta no cartão corporativo).
moral da história: acabamos num Walgreens (não tinha tantos quanto hoje em Vegas) pra comprar bobagem de farmácia e fomos pro parque de diversões do Stratosphere (aquele que tem coisas que despencam).
feiras na Ásia, por outro lado, envolvem outros tipos de "não glamour"
primeiro pelo fuso - que é ótimo que dá tempo de andar na feira, escrever e ainda dar um rolê na cidade de dia antes que a vida comece pra valer aqui no ocidente (mas te come com farinha por causa das 12h de diferença)
depois que se você não tem um intérprete de idioma local/inglês, vai se perder feio. na Computex tem bastante gente que fala inglês pq tem grandes marcas lá (Asus, Acer, Microsoft, Intel etc).
na CES Asia, 99% dos expositores são chineses (no ano que fui a convite da feira, esqueci de levar remédio pra dormir, q ajuda a espancar o jetlag no primeiro dia. virei um zumbi por muitos dias...) e aí precisa de intérprete
detalhe: eu não tinha intérprete
pra encerrar: grandes companhias de viagem (e de roubadas!) de todos os tempos @paulohiga @juniornannetti @noacapelas @brmartinez @renatogalisteu @NickEllis @cantonunes @jacsonboeing @kerberdiego @AdrianoPonteTKD @ReneFraga @cronai @Lucas_Agrela e mais um monte de outras @s
que esqueci agora.

e a eterna menção honrosa ao @joauricchio que foi comigo pra Ceatec em 2007 e na volta teve uma pedra na vesícula e fez o avião pousar no meio do caminho. mas isso é outra história!
historinha que lembrei ontem à noite: saudades de quando as empresas faziam eventos individuais (notadamente: Nokia, HP) com uma coletiva/keynote e depois uma tarde de entrevistas com pessoas top-foda que tinham desenvolvido o produto.
exemplo: o @moia que era designer da Nokia ou sessões antropológicas com o @janchip (esse eu conheci no Rio de Janeiro).
e o extra da lista de pessoas incríveis desse mercado: mestre @Fabyuri, @Vinicius_K, @wikersonlandim, @thassius @andreluizfogaca @dani_braun @gfelitti @AleScaglia @robertaprescott @Anaplobo15 @ReMesq (que casou comigo em Vegas!!)
@fxando @br_romani @brunofreex @LucianoAmaral @bolotaites e chega :)

obrigado a todos pelos likes na thread
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Henrique
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!