Como você imagina que seria o movimento do Sol no céu de #Mercúrio? Que nem na Terra? ERRADO! Veja no gif como é, é sério!
Você já deve imaginar que o planeta é quente, é o mais perto do Sol... De fato. Mas você sabia existe GELO por lá? Vamo entender isso tdo? ;) #AstroThreadBR
Ok, primeiro deixem-me vos introduzir Mercúrio. Para fins didáticos usarei algumas imagens fora de escala. Mercúrio possui a órbita mais excêntrica entre os planetas do Sistema Solar, isto implica que a diferença entre o ponto mais próximo do Sol e o mais distante é a maior. Veja
Lembram da 2ª Lei de Kepler? Ela diz que o segmento que une o centro do Sol e um planeta varre áreas (A) iguais em intervalo de tempos (∆t) iguais. Ou seja, durante o ponto mais próximo do Sol (periélio, para os íntimos) a velocidade é máxima! E para o ponto + distante, mínima.
Para que vocês possam entender o primeiro gif, preciso que façam um experimento mental comigo. Imaginem estando em Mercúrio, com o Sol logo acima e você está olhando pra ele (considerando que você e seus olhos são bem resistentes as condições, jamais faça isso na vida real).
Ok, agora imagine que o planeta (representado por esse laser) não está translacionando - não está se movendo em torno do Sol (representado pelo meu sinal de "coxinha"), apenas rotacionando (girando). Resultado: Você observaria o Sol indo para um dos lados até se por, Ok?
Beleza, agora imagine que ele está APENAS translacionando - orbitando o Sol de modo a fazer o movimento aparente do Sol ser para o lado contrário do que era só com a rotação. Deu? Pois bem, agora precisamos juntar os dois em um para fazermos um modelo parecido com a realidade.
Então bem, percebam que existe uma "competição" entre a translação e a rotação que querem fazer o Sol aparentar estar se movendo para lados opostos. Ou seja, em palavras mais sucintas, uma "competição" entre as velocidades de rotação angular e de translação angular.
A velocidade de rotação angular é sempre constante, pois o planeta está girando a uma velocidade constante, como é de se esperar. Porém, como vos mostrei na 2ª Lei de Kepler, o mesmo não vale para a de translação angular. Ela varia.
E varia de uma forma que "ganha" essa competição quando Mercúrio está próximo do periélio, ou seja, com sua velocidade máxima! Mas é por pouco tempo, logo ele se afasta do periélio, a velocidade diminui, e a de rotação angular vira o jogo.
É ISSO MESMO!! O Sol vagueia pelo céu "normalmente", até que ele decide DAR UMA PARADINHA, VOLTAR, PARAR NOVAMENTE e seguir o seu rumo. Espero que tenham conseguido entender... Mas pera aí... Para o Sol atravessar o céu, durou 1 rotação e meia de Mercúrio... Han?
Mas o conceito de "dia" não é tipo a diferença entre 2 nasceres do Sol, que é igual ao tempo que o planeta leva para dar uma volta em torno de si mesmo?!?! Como é que durou uma rotação e meia de Mercúrio para passar só a parte "diurna" do dia?
Não é bem assim, na verdade existem 2 TIPOS DE DIA! O que nós usamos, que tem 24h, é o DIA SOLAR, que é o tempo que passa entre 2 "passagens" do Sol por um mesmo meridiano, essas linhas imaginárias da figura. O outro tipo de dia é o DIA SIDERAL...
Que é que nem o Dia Solar, só que para as outras estrelas do céu. Observem no gif usando aquela mesma analogia, sendo aquela "haste" um meridiano, o que seria a passagem de um Dia Sideral. Quando eu aponto pra longe estou apontando para as "estrelas de fundo", que não são o Sol.
Então bem, percebam que o Dia Sideral é nada mais nada menos que o período de rotação do planeta. Mas bem, para um Dia Solar passar, precisamos que o meridiano volte a "apontar" para o Sol, deixemos o sistema continuar até um Dia Solar passar...
PRONTO! Agora sim passou um Dia Solar!! A gente não se importa muito com isso porque aqui na Terra ambos são muito próximos. O Dia Solar é o que a gente chama de apenas "Dia", com 24h. Já o Dia Sideral aqui tem 23h 56min 04s. Já em Mercúrio, essa diferença é bem considerável...
Dando uma olhada em uma órbita completa de Mercúrio, percebemos que ela dura apenas MEIO "DIA" de Mercúrio!!! Pois é!! Se você morasse em Mercúrio, a cada DIA você estaria 2 ANOS MAIS VELHO!!! XD
Ah, mas e o GELO? GELO DE ÁGUA! COMO ISSO É POSSÍVEL EM UM PLANETA QUE TEMPERATURAS ATINGEM OS 430ºC?!?!?! Pois bem amigos, este planeta guarda muuitas surpresas, no caso do GELO, a sonda MESSENGER, da @NASA, nos trouxe essa surpresa...
Em passagem acima dos polos do planeta, a sonda encontrou algumas crateras - praticamente cavernas - onde a luz do Sol NUNCA BATE! E isso permite que lá as temperaturas nunca passem dos -170ºC! Fazendo algumas análises, astrônomos encontraram GELO nelas!!
E como esse gelo chegou lá? Uma das hipóteses é de que chegou por meio de de cometas q tenham caído por lá, agora, lá dentro das crateras mesmo, pois fora delas, iria evaporar e fazer parte da atmosfera do planeta e provavelmente ser expulsa para o espaço sideral em pouco tempo!
Quanto a erosão de atmosferas, posso falar em alguma thread futura, estou justamente escrevendo um trabalho sobre desidratação de (exo)planetas neste momento, q envolve bastante esse processo de erosão de atmosferas. Agora, sobre Mercúrio, esta são só as PRIMEIRAS das surpresas!!
Para descobrirem outras surpresas deste incrível planeta, que talvez antes você pensasse que era apenas um planetinha quente e sem graça que orbita próximo do sol, siga no link bit.ly/descubramercur…!! Tem muito mais lá!! @astrotubers
Vejam a versão Moment desta thread, contém algumas informações a mais 🤗 twitter.com/i/moments/1031… quanto a thread da erosão de atmosfera, me sigam que pretendo fazer em um futuro não distante :3
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to ℙedro ℙinheiro🌐🚀🌌
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!