, 21 tweets, 9 min read Read on Twitter
📣 (el reglamento) "El mejor libro de táctica jamás escrito" - Juan Manuel Lillo

⬇️ Suposta thread sobre o Controlo da Profundidade da linha defensiva.

⬇️ A kind of thread about the Depth Control (what is even the translation here?) of the defensive line.
🔡Quando em fase defensiva (organização, transição ou bola parada), a altura da linha defensiva de uma equipa determina o espaço que (não) dá ao adversário à frente (assumindo que todas as linhas ajustam entre si), dentro e atrás do seu bloco.
💭Nem vale a pena tentar que esta manta tape tudo: que se tenha sup. numéricas em todo o campo ao mesmo tempo, que se pressione alto e ao mesmo tempo elimine qualquer possibilidade de atacar as nossas costas sem deixar espaço entre linhas ▶️Controlo da Profundidade é a chave!
Controlo da Profundidade ▶️ gestão dos espaços verticais que limitamos ao adversário. Gestão, porque a cada momento as oportunidades de evoluir a jogada em direcção à nossa baliza aparecem/desaparecem/mudam.
💭De que critérios os jogadores se podem servir para detectarem essas oportunidades de o adversário progredir para espaços mais perigosos e que servem de referência aos comportamentos (do individual ao sectorial) de Controlo da Profundidade?
Referências para o Controlo da Profundidade (ordem aleatória por agora):

✅Bola coberta ou descoberta
✅Bola parada/corrida/Reposição de bola em jogo
✅Zona da bola
✅Direcção do movimento da bola
✅Distancia do movimento da bola
✅Orientação do jogador em posse

Falta alguma?
Mais duas referências:

✅Jogadores adv. na última linha defensiva (dependendo das suas características) enquadrados para explorar a profundidade
✅Leitura das intenções do adv. em posse

Agora, em jogo, raras serão as referências que aparecem isoladas.
💭Como se interligam?
Será justo dizer que o momento do jogo, i.e., bola parada, reposição de bola em jogo ou bola em jogo, é a primeira referência na qual todas encaixam ou não?
Três momentos diferentes, na mesma zona, com os mesmos jogadores ➡️ abordagens diferentes. Relevantes 🔵 não relevantes ⚪️
Dando primazia às situações de bola em jogo (> % de momentos).

✅Bola coberta/descoberta
Em principio, a referência mais óbvia. Ter ou não um adv. em contenção, as possibilidades de 1⃣ver o espaço da profundidade e 2⃣ ter qualidade para colocar lá a bola, são bem diferentes.
✅Bola coberta/descoberta

Com bola descoberta, começam as dores de cabeça. São várias as referências que interagem entre si e que podem servir para ajustar das mais diferentes maneiras.
Acho que tudo simplifica se começarmos pelo princípio: a bola⚽️.
Com bola nas zonas mais recuadas do adversário e por fora do nosso bloco ➡️mais espaço nas nossas costas para ser explorado/controlado, mas também mais tempo para ver, decidir e actuar e também mais longe o adversário vai receber a bola da nossa baliza (se algo falhar).
Com bola dentro do nosso bloco, com portador de frente para os nossos defesas, a decisão já não é só manter/subir/baixar, mas também "quem de nós sai na contenção? e quando?".
Com bola na "zona vermelha", as prioridades mudam ligeiramente, e olhar à zona só é um erro, porque até o mais incapaz dos portadores num lance de sorte só precisa de um milésimo de segundo com a bola para a enviar na direcção do golo. Espaço, sim. Baliza, sim. Adversário, sim.
Das referências relacionadas com o movimento da bola (Distância e Direção) para o Controlo da Profundidade💭
Com o adversário em condução, atendemos a para onde conduz e a distância em que o faz (atenção a outros estímulos já aqui falados que afectam estas referências).
E com a bola a deslocar-se durante um passe?💭

As mesmas referências do Controlo da Profundidade aquando da condução: o movimento da bola (Distância e Direção), mas também onde é que entra o passe em relação ao nosso bloco.

Começando com o passe horizontal ➡️
Depois, o passe atrasado⬆️.
Usado para sair da pressão, para iniciar uma mudança de centro do jogo, mas também como engodo! Fazer a linha defensiva sair da toca, desorganizar-se e aí explorar a profundidade.
Por último, o passe frontal (raso) ⬇️
Uma solução de quebra de linhas por excelência, mas que tem um senão de muitas vezes deixar o portador de costas para a baliza para onde ataca. Explorar esse momento para pressionar? E podemos também ser apanhados na nossa armadilha?
As perguntas que se fazem à última linha defensiva são mais que muitas durante um passe para dentro do nosso bloco defensivo.
Como tentar fazer algum senso das variáveis:

▶️Conseguimos pressionar quem recebe? E um eventual 3º homem entre linhas?
▶️Adversário que recebe pressionado?
▶️Adversários entre linhas enquadrados?
▶️Adversários a ameaçar a profundidade?
Três diferentes respostas para a conjugação de referências durante um passe frontal para dentro do nosso bloco defensivo (neste caso o recetor está entre a linha média e a linha defensiva).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Filipe Silva
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!