, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
Cheguei mais cedo aqui na Casa Educação e por acaso encontrei o Jiro Takahashi de bobeira. Aproveitei pra perguntar a história da criação do coleção Vagalume. Vcs não tem uma noção da aula que foi. Vou tentar contar aqui rapidinho enquanto tá fresco na minha cabeça. Segue o fio.
O Jiro entrou na Ática em 66 e lá já tinha a coleção Bom Livro, que editava clássicos. Em 71 teve a reforma do ensino e do 5o ao 8o ano passaram a ser obrigatórios. Junto com isso veio uma demanda para livros juvenis.
Eles fizeram duas coisas: primeiro, incluíram alguns títulos de potencial juvenil na Bom Livro prs testar o mercado, e paralelamente desenvolveram os suplementos de leitura para ajudar o contingente de professores que se viam com mais quatro anos de ciclo básico.
Os livros juvenis estouraram de vender, notadamente Éramos Seis, da Maria José Dupré. E os professores morreram de alegria com os suplementos.
Pronto, a demanda da coleção estava clara. Aí um adendo, fugindo da perseguição da ditadura, muitos profissionais das revistas de refugiaram na Ática. Ele aproveitou isso pra fazer duas coisas:
Usou o bando de designers competentes pra desenvolver o projeto gráfico e desenhistas pra fazer ilustrações modernas (pra época) pros livros e suplementos
Um concurso deu nome à coleção. Minha aula vai começar agora. Acabando, eu retomo.
Intervalo. Jiro falou que a o feedback dos alunos e professores era essencial pra eles desenvolverem os temas. Então eles mandavam sinopses pra professores selecionados e desenvolviam os livros com os autores a partir disso.
Por exemplo, o Mistério do Cinco Estrelas os professores que pediram um personagem cadeirante, pq queriam usar isso pra trabalhar o tema com alunos. Isso lá em 78.
Uma das coisas mais legais é que eles faziam uma tiragem teste de cerca de 3 mil exemplares e mandavam pra alunos e professores. Para os alunos, pediam pra atribuir notas aos livros. Pros professores, perguntavam quanto tempo os alunos demoravam pra ler o livro.
Se os moleques lessem rápido, sabiam que o livro era bom. Se demorassem, aí iam ver o feedback dos alunos e fazer possíveis alterações em cima disso.
Por fim, prospectavam autores Brasil afora a partir dos divulgadores da editora. Os divulgadores contavam quais autores locais eram mais adotados e eles iam atrás. Assim teve autor da Bahia, RN, Goiás, MT...
A melhor parte eu deixei pro final. Os autores tinham só 7% de D.A., mas mínimo garantido de 30 mil exemplares. As tiragens saíam de 120 mil pra cima.
Pra quem pergunta que fim levou a coleção, ela ainda está ativa. Mas muitos dos títulos não são mais da Ática e são editados por outras empresas. Na Ática ainda tem A Ilha Perdida amzn.to/2UBfbAK e Escaravelho do Diabo amzn.to/2UBo6lF
Já o Marcos Rey tem seu catálogo de juvenil ligado à editora Global, como O Mistério do Cinco Estrelas amzn.to/2TGoenS
A Global também tem o João Carlos Marinho, que nunca foi da Vaga-lume, mas sua turma do Gordo tb fez bastante sucesso na época, especialmente com o Gênio do Crime: amzn.to/2O2przE Ele continua na ativa, lançou o Fantasma da Alameda Santos em 2015 amzn.to/2XZGHKe
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Kroll
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!