, 25 tweets, 5 min read Read on Twitter
Nesses tempos em que a gente desaprendeu a ver os tons de cinza que existem entre o preto e o branco, é difícil pra cacete falar sobre alguns assuntos. A validade da MERITOCRACIA é um deles. Mas vou me arriscar. Se tiver afim do papo de peito aberto, segue a linha.
Ponto 1: A tal "meritocracia" que tanto falam por aí, que afirma que qualquer pessoa em qualquer condição pode se tornar tornar rica e bem sucedida se se esforçar o suficiente, que tudo depende do indivíduo e o contexto não importa, existe? Sendo bem direto: NÃO EXISTE.
Esse é um papo escroto e cruel que justifica a pobreza como culpa do pobre, e não de um sistema exploratório que PRECISA de gente pobre pra existir. Não tem nem o que discutir. E cada história que o povo vem contar de "mas fulano conseguiu" é só a exceção que comprova a regra.
Ponto 2: É fundamental entender o que significa ter privilégios. Ter um "privilégio" na sociedade quer dizer ter uma VANTAGEM em comparação com outras pessoas, mas não é só isso. É uma vantagem que NÃO É UMA CONQUISTA SUA. Por exemplo: (continua)
Se você nasce AZUL numa sociedade em que 90% das pessoas VERDES foram escravas durante 300 anos de história e até hoje tem muito mais chance de serem fuziladas com 80 tiros, NASCER AZUL já é uma grande vantagem.
Repare que nascer azul NÃO É uma CONQUISTA sua. Você não batalhou conscientemente entre os espermatozoides para chegar ao óvulo e conquistar o direito de nascer azul. Você só nasceu assim, "deu a sorte", e não tem como abrir mão disso.
OUTRO EXEMPLO: se vc nasce filho do rei em uma sociedade monarquista, você tem uma vantagem sobre as pessoas que não são da família real. "Ah, mas meu pai matou mt gente pra conseguir esse trono". Sim, seu pai. Não você. E não dá pra ignorar tb o fato de que seu pai nasceu azul.
Usei exemplos abstratos pra gente conseguir se desconectar da nossa realidade. Mas façam as relações com a sua realidade pra ver onde você se encaixa. Vamos ao ponto 3.
Ponto 3: Então calma ai, se tudo é obra do destino e muita gente nasce com vantagens e desvantagens nesse jogo chamado vida, isso quer dizer que o esforço pessoal não serve pra nada? E aí, meus amigos, que chegamos no cerne da questão.
Entender nossa posição no mundo NÃO nos isenta de nos esforçarmos pra chegar a um certo lugar. Meritocracia EXISTE. Só que ela não é simples, nem direta. Ela vive dentro desse sistema complexo de privilégios. Mas ela existe.
Se fosse possível medir o nível de "sucesso" e privilégios de alguém, criando uma escala que vai de 0 a 10, uma pessoa que nasceu no 5, pode fazer muito pouco e chegar no 6, mas quem nasceu no 1 vai ter que ralar muito e pode ser que nunca nem chegue no 5.
Esse jogo é injusto em muitos pontos? SIM. Mas a real é que a chance dele mudar 100% enquanto você tiver vivo é MUITO REMOTA. Lutar pra esse sistema mudar é muito importante, mas isso demora. E não vai ser uma pessoa sozinha que vai conseguir mudar tudo. Só um dia após o outro.
Só que, mesmo com o jogo mudando ou não, o esforço pessoal AINDA É um ponto dessa grande equação. Mesmo com desvantagens, o esforço pessoal PODE SIM melhorar sua vida. E a gente nunca esteve em um momento MELHOR pra melhorar a vida por esse viés. Explico pq no próximo.
A internet não é um milagre, mas é bem próximo disso. Nunca na história da humanidade o acesso à informação foi tão democratizado. Sim, tem muita gente ainda sem acesso a isso, mas não podemos esquecer de colocar isso em contexto.
Há 500 anos atrás (o que não dá nem 4 gerações) toda a informação estava na mão de meia dúzia de padres dentro dos conventos. NÃO DAVA pra saber porra nenhuma. 500 anos depois, existe uma ferramenta que te ensina desde construir uma parede até FUCKING FÍSICA QUÂNTICA.
Não dá pra ignorar o fato que você hoje PODE SIM aprender MUITO mas MUITO sobre alguma coisa, só com acesso à internet. Não é o básico. É tipo se tornar ESPECIALISTA em alguma coisa sem nunca gastar um real.
Não tô aqui vendendo o lindo sonho empreendedor que acha CLT e direito trabalhista uma bosta. Mas tô aqui dizendo que HOJE é sim possível ir por outros caminhos que nem existiam há 50 anos atrás.
O que falta, muitas vezes, é a informação de que é possível conseguir isso na internet. Mas aí tem aquela coisa mágica chamada O TEMPO PASSA e gente nova nasce. O que tem hoje de jovem em periferia fazendo projeto sensacional é de explodir a cabeça de qualquer um.
O que tem de minoria se organizando e fazendo mudança REAL no mercado, nas empresas, nos trampos, é bizarro. A sociedade tá passando por uma mudança tão profunda e foda hoje em dia que tiveram que botar um bosta na presidência pra tentar barrar isso a qualquer custo.
Tem coisa demais acontecendo. A sociedade tá andando pra frente sem parar (mesmo que você entre em jornal online e só tenha desgraça e você tá aí achando que nunca as coisas estiveram tão ruins chico xavier data limite vem salvar a gente). É mudança sem volta.
Só que a gente não pode só agir no macro. Tem que agir no micro. Tem que meter a mão na massa e fazer a gente mesmo. E fazer não só pela comunidade, mas fazer pela gente, pra ter uma vida melhor, pra ir mais longe.
E independente do lugar que vc estiver, se esforçar DA MANEIRA CERTA vai SIM melhorar a sua vida. Não dá pra esperar cair do céu. Não dá pra achar que o mundo te deve alguma coisa e ficar em casa esperando acontecer.
Eu sei que tem gente que se esforça pra caralho, que tem gnt em jornada tripla pra sustentar a família, que nada é tão simples e que frase de efeito vá resolver. Cada realidade tem suas questões específicas, ainda mais pra pessoas que já estão há anos dentro de um certo sistema.
Mas se você é jovem, mano, chega aqui na internet de peito aberto pra buscar aprender. Estuda, dá o teu melhor. Tem coisa demais aqui disponível. Existem sim fatores incontroláveis, mas faça o melhor com aqueles que você pode controlar.
Você tem algo na mão hoje que seus pais não tiveram. Aproveite disso. A meritocracia nunca foi tão real na sociedade, mesmo que ainda torta e estranha. E toda vez que a gente segue na lógica do "não dá", "não é possível" ou do "sempre foi assim", a gente perde. Dá sim. Dá demais.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bernardo Boechat
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!