Profile picture
, 28 tweets, 4 min read Read on Twitter
- “Você pode ir a Brasília e gostar ou não dos palácios, mas você não pode dizer que viu coisa parecida. Pode ter visto melhor, parecida não”.
Oscar Niemeyer
A obra “a forma da arquitetura” do arquiteto Oscar Niemeyer no princípio aborda fatos da sua vida desde a infância e obras projetadas por ele.
Sua principal obra foi a Pampulha em Brasília encomendada naquela época pelo presidente Juscelino Kubitschek, na qual, após o término da sua construção, foi elogiada por alguns, ...
...para outros a Pampulha permitia a liberdade que o funcionalismo recusava, portanto, tinha os prós e os contras.

Vale a pena abrir um parênteses e destacar os contras:
Jânio Quadros - simbolizado pela vassoura - levou adiante duras investigações de corrupção no Congresso Nacional.
Os parlamentares, que apareciam em quase todos os processos de desvios de verba, principalmente no que se refere à polêmica máfia das construtoras durante as obras de criação de Brasília, foram desmoralizados publicamente, o Legislativo entrou em crise.
No Governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961), os escândalos ocorreram em função da construção de Brasília, a nova Capital Federal.
As rendas fáceis dos empresários, cresceram porque as obras de Brasília eram dispensadas de licitações.
Deixa também um rastreamento dos resultados das Comissões de Sindicância instauradas pelo governo Jânio Quadros — as recomendações, e as últimas pistas de cada relatório.

Ainda aguardam que, um dia, os pesquisadores vão atrás.
Além da CPI e das Comissões de Sindicância do governo Jânio Quadros, a construção de Brasília também foi investigada por um ou vários Inquéritos Policiais Militares (IPM) do governo militar, a partir de 1964.
Nelson Valente - JK foi "o grande presidente que esse país teve"?
JÂNIO QUADROS:- “Eu discordava muito de Juscelino, tendo em vista o processo pelo qual governava, pois para permanecer em Brasília fez concessões de toda espécie. ...
Não sou capaz dessas coisas, não chego a essas concessões. Em outras palavras: não devo ser muito bom político porque não consigo vergar. Prefiro estalar e quebrar a vergar”.
Nelson Valente – Questão de estilo. Ou de estalo?
JÂNIO QUADROS:- “Discordei também da velocidade que imprimiu as obras de Brasília e do gravame que impôs ao povo por causa dessas obras. Eu teria tocado Brasília em outro ritmo. Quando andei pela Austrália fui visitar Camberra.
Se não me engano o Príncipe George, que depois seria George VI, inaugurou Camberra em 1922. Visitei essa cidade em 1962. Quarenta anos depois boa parte dos Ministérios ainda era constituída de casas de madeira.
O governo australiano projetara Camberra como obra de várias gerações e vários governos. Faria com vagar”.
A "eficiência" do Correio Nacional até mesmo em Brasília, provocou do Presidente o seguinte bilhete ao diretor daquele Departamento:
"Senhor Diretor Geral:
Tenho notícias de que carta ou cartas a mim dirigidas foram restituídas à
Origem por não conhecerem, os Agentes do Correio, o meu endereço. Fico sabendo agora, que o mesmo sucedeu com o Sr. Oscar Niemeyer.
Admito que os servidores ignorem quem somos e onde moramos, mas sugiro a Vossa Excelência recomendar, nesses casos semelhantes, interesse maior dos serviços, na identificação e localização dos destinatários.
(a)Jânio Quadros"
A construção arquitetônica de Niemeyer é orientada pela leitura do projeto gráfico, que representa a ideia do arquiteto projetista.
Isso estabelece a dinâmica arquitetônica como interação semiótica, porque o projetista e o construtor devem dominar e fazer interagir a linguagem projetiva com a linguagem construtiva.
A interpretação do artista é tão importante quanto a de todas as pessoas que apreendem e estabelecem um diálogo com a obra.
Assim como as pessoas são diferentes, as interpretações e visões são diversas, mediadas pela vivência, personalidade e até momentos da vida cada um.
Dessa forma, uma obra de arte não pertence ao artista que a concebeu, pertence ao mundo. É infinita, pois são infinitas as formas de diálogo com o sujeito.
Niemeyer fez uma obra que tem muito de si, do pensar sobre a vida – se dizia ateu e criou uma Catedral que privilegia o homem, em um percurso que tem como simbologia a possibilidade de redenção e a generosidade do mundo com relação às pessoas.
De 1957 a 1960, acompanhou de perto a construção de capital federal com dedicação e interesse na viabilização de algo considerado por ele como uma obra justa e necessária.
A parceria com Lucio Costa, responsável pelo plano urbano da nova capital, se remontava aos anos 1930 quando Oscar, estudante de arquitetura recém-casado, optou em atuar com um dos seus mestres mais inspiradores sem receber salário.
Por outro lado, o processo construtivo tem início com a leitura do projeto gráfico, porque é assim que o construtor entra em contato com as ideias do projetista.
Além de interpretar ou decodificar o projeto gráfico, o construtor deve recodificar as ideias apreendidas, em processos que serão desenvolvidos na construção da obra arquitetônica.
Para tanto, também, é necessário o domínio da linguagem construtiva, porque as ideias representadas no projeto devem ser arquitetonicamente exequíveis.
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!