Profile picture
, 20 tweets, 3 min read Read on Twitter
De Brasília/Gabinete do Presidente da República Em 2/05/1961
Para o Ministro de Estado
Muito me contrariou notícia no Estado de São Paulo referente a um suposto convite a Kennedy. A despeito de parecer originária de Brasília não acredito seja essa a origem.
Determinei inquérito a respeito. Solicito de Sua Excelência o ministro rever, no Itamaraty, nosso sistema de segurança. O mesmo será feito aqui em Palácio.
Memº JQ.4226/88, de 15.3.88
Cel. Geraldo Arruda Penteado – SMT
1 – Determinei, à semana passada, policiamento de trânsito à frente dos estádios, dos grandes clubes, restaurantes e boates, onde se reúnem, aos domingos, dezenas, centenas ou milhares de pessoas;
2 – Contudo, visitei as adjacências do “Paineiras”, no Morumbi. Não encontrei policial nenhum e precisei, em pessoa, multar vários carros sobre a calçada;
3 – Monte V.Exa. um esquema permanente para todos os domingos e feriados. Puna os infratores de forma impiedosa. Não podem escarnecer da fiscalização nesses dias, entendendo-a ineficaz, ausente;
4 – Rigor, sem complacência;
5 – Antes da posse de V.Exa., multei o meu próprio carro,porque estacionou sobre a faixa de segurança para pedestres. A multa foi paga.
6 – Aguardo providências ora determinadas.
J.QUADROS, Prefeito
A política dos bilhetinhos, com os quais Jânio Quadros trazia a administração pública em constante sobressalto pelas incertas que atingiam diariamente os chefes das repartições públicas.
Chefe do Executivo fosse municipal, estadual ou federal, o autoritarismo e o carisma foram seus traços característicos. Seus bilhetinhos, com ordens a subordinados, se tornaram célebres.
Seus bilhetinhos ficaram famosos em São Paulo. Sua administração sacudiu o funcionalismo público. Muita gente teve medo dele e muita gente o admirava fundo. Também o chamavam de “messiânico”.
Já foi imaginado que túnica branca e ampla, cabelos derramados pelos ombros, pregando às margens do rio Ipiranga. Daria um bom apóstolo.
Dizia-se que Jânio inspirara-se em Churchill quando deliberou utilizar-se do sistema dos bilhetinhos.
Outros declararam que ele se inspirou em personalidade mais próxima, Getúlio Vargas, que os enviou ao seu antigo chefe da Casa Civil, Sr. Lourival Fontes.
Há quem diga que JQ inspirou-se em Abrahão Lincoln, que se utilizara dos bilhetinhos para vencer em seu país as barreiras burocráticas.
No entanto, os bilhetinhos foram lançados na pessoa do capitão-general Martim Lopes Lobo de Saldanha que, em 1877, quando era governador da Capitania de São Paulo, lançava mão de ordens escritas, sucintas e enérgicas para conseguir providências de caráter imediato.
É de se reconhecer, contudo, que os bilhetes de JQ foram a marca de sua personalidade vigorosa.
Os relapsos os temiam.
Os responsáveis os respeitavam.
Os políticos profissionais os combatiam.
O povo os aplaudia.
Nos sete meses de governo, Jânio Quadros despachou cerca de quinhentos “bilhetinhos”, como são chamados popularmente.
Os bilhetinhos foram combatidos, mas temidos e respeitados. Neles se observa o humano e o sentido de humor de Jânio Quadros.
Os célebres “bilhetinhos” só o eram para o público, pois para JQ, eram despachos, papeletas ou memorandos altamente enérgicos e exigentes.
Essas ordens escritas foram cognominadas “bilhetinhos” por um jornal de São Paulo, com o intuito de depreciá-los, mas o efeito foi contrário, e eles ganharam a notoriedade e a importância que realmente importava.
Exemplo: Memorando, denominado "bilhetinhos". De Jânio, de @opropriolavo , @jairbolsonaro e de louco todos nós temos um pouco!
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!