, 9 tweets, 4 min read Read on Twitter
O deputado @danieljosebr tem destacado a fonte única de financiamento das universidades públicas brasileiras: impostos. Como as comparações com Harvard foram criticadas, nessa thread trago números do país com as melhores universidades públicas do mundo.

É o Reino Unido. Das 10 melhores universidades do mundo segundo a @timeshighered, 7 são privadas americanas e 3 são públicas do Reino Unido: Oxford, Cambridge e Imperial College. Ainda tem a UCL como 14a, LSE como 26a e a de Edimburgo como 29a. Todas públicas.
As principais informações que trago aqui são do Universities UK, uma espécie de think tank das universidades britânicas, fundado em 2018. Vale notar a diferença de tom e propostas entre a Universities UK e o que se ouve de reitores e acadêmicos brasileiros.
No Reino Unido, os estudantes precisam pagar diversas taxas. Recentemente, quando o parlamento discutiu a retirada de algumas, a Universities UK saiu em defesa do sistema, apontando que era anti-desigualdade (ricos pagavam a maior parte) e não atrapalhava acesso dos + pobres.
Num interessante relatório de 2016, a Universities UK destrinchou o financiamento das universidades britânicas de modo bastante didático. Aqui estão as fontes de receitas deles: só 26% é financiamento público direto. A maior parte do orçamento vem de outras fontes.
Por lá, há uma separação deliberada entre financiamento de ensino e pesquisa (boa ideia pro Brasil). A maior parte vem dos estudantes, através de taxas. A participação do governo é mais direta na pesquisa.. Faz sentido: ensino tb traz retorno privado, conhecimento é bem público.
O Estado britânico realmente entra pesado em pesquisa, com 66% de financiamento público. A segregação mais explícita dos fins de ensino e pesquisa traz clareza para o financiamento público e garante foco na geração de conhecimento, questão de Estado de primeira ordem.
Outro ponto curioso é que a Universities UK se orgulha da arrecadação em parcerias com o setor privado, importante para o orçamento. Imaginam um tom desses no Brasil?

Se a retórica de certa esquerda estiver correta, Oxford e Cambridge são braços do capital que ignoram o público.
Fonte das duas primeiras imagens: universitiesuk.ac.uk/policy-and-ana…

E das quatro seguintes: universitiesuk.ac.uk/policy-and-ana…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pedro Menezes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!