, 20 tweets, 6 min read Read on Twitter
A Ecóloga aqui decidiu esclarecer alguns fatos desse tweet do Eduardo Bolsonaro.

Segue o fio.
Primeiro, esse dado que 61% da vegetação nativa do Brasil está preservada é verdadeiro. Mas não é tão simples ou direto assim. O dado veio de uma pesquisa do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa Gestão Territorial, uma das unidades de pesquisa da Embrapa.
Vamos às contas, dos 850 milhões de hectares do território brasileiro, as áreas de vegetação nativa estão:
- 11% em propriedades rurais, como as RLs e APPs;
- 17% em unidades de conservação;
- 13% em terras indígenas
- 20% em terras devolutas, relevos e águas interiores.
Aqui aproveito para ressaltar que Terra Indígena, Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente NÃO SÃO Unidades de Conservação. Quando a gente quantifica área preservada, geralmente não contamos essas áreas pois têm outros tipos de uso e regulamento. Não vou adentrar nisso
Aqui deixo o mapa dos biomas brasileiros e um mapa das áreas de conservação e terras indígenas. Observem que tem um padrão bem claro: a maioria dessas áreas estão em um só bioma, a Amazônia.
Aqui eu juntei 4 mapas diferentes de uso de solo no Brasil. Reparem que também tem padrão: as atividades agropecuárias não estão na Amazônia.
Os biomas do mundo todo já foram classificados de acordo com quantidade de biodiversidade e risco de degradação ambiental. Myers e colaboradores, em um trabalho clássico e super citado de 2000 (foto 1), cunharam o nome para esses biomas: hotspots. No Brasil temos 2 hotspots
Ou seja, temos 6 biomas completamente diferentes, que não são necessariamente florestais como a Amazônia. Cada um tem um tipo de vegetação e animais, ou espécies endêmicas (que só ocorrem naquele bioma). Natureza não é só floresta. Perder essas espécies é permanente, é pra sempre
A Mata Atlântica é desmatada desde 1500. Atualmente possui apenas 8,5% de área original que está altamente fragmentada (SOS Mata Atlântica/INPE, 2016). As Unidades de Conservação protegem apenas 9% dessa floresta remanescente e 1% da floresta original (Ribeiro et al., 2009).
O desmatamento do Cerrado é mais recente. A perda de cobertura vegetal nesse bioma é de 51%. Só que é muito mais preocupante. A Mata Atlântica perdeu vegetação em 500 anos, o Cerrado perdeu tudo isso em ~50. É muito rápido. Esse desmatamento é mais da metade do da Amazônia.
Não sei se estou sendo clara. Mas o ponto que eu queria chegar é que no Brasil temos sim vegetação nativa protegida- mas estão praticamente todas no norte, na Amazônia. As áreas que precisam imediatamente de proteção estão no cerrado- é exatamente a área de atuação do agronegócio
E se engana quem pensa que esse agronegócio destrutivo alimenta o Brasil ou mundo. São principalmente plantações de soja ou pastagem para gado. Quem realmente alimenta o Brasil é a agricultura familiar.
A agricultura familiar produz
- 70% do feijão nacional
- 34% do arroz, 87% da mandioca
- 46% do milho
- 38% do café
- 21% do trigo
- 60% da produção de leite
- 59% do rebanho suíno
- 50% das aves
- 30% dos bovinos
(dados do Banco Mundial e do IBGE, 2018)
1º Mapa da "rota da boiada". 2º a dimensão das fazendas brasileiras (atenção que esse mapa é de 1996, não encontrei um igual atual). O 3º mapa mostra a área relativa ocupada por município pela agricultura familiar
A conclusão é que não precisa desmatar desse tanto para produzir alimento. A agricultura só é inimiga do meio ambiente quando apenas uma pessoa possui mais de 200 000 cabeças de gado. Todo mundo quer ser o rei do gado, vão colocar esses bois onde?
Eu não tenho propriedade para falar da Europa. Eu não sei sobre esse 1% de vegetação remanescente, mas deve ser verdade (também com ressalvas provavelmente). Afinal, a madeira para construir navios na época da colonização veio de algum lugar.
Para encerrar, eu pesquisei aqui rapidinho e vi que segundo a bíblia o mundo foi criado há 12 mil anos atrás, e Adão e Eva foram criados 5 dias depois. Há 12 mil anos atrás a Terra passava pelo Pleistoceno, no período da última glaciação máxima (a última era do gelo).
A natureza não é estática. Tudo está sempre mudando, sempre evoluindo. No Pleistoceno a Amazônia era mais parecida com o Cerrado de hoje (veja mapa). Tem poucas áreas onde a vegetação permaneceu a mesma entre Pleistoceno e presente (chamamos elas de áreas de refúgio).
Então o Eduardo também errou ao afirmar que a vegetação permanece a mesma "desde os tempos de Adão e Eva".
É isso que tinha pra dizer. Ficou maior do que eu pensei inicialmente. Mas espero que tenha ajudado a compreender melhor esses números e o cenário. Ecologia não é trivial e ninguém fica rico fazendo o trabalho que a gente faz, mas fazemos pq no fim do dia nós nos importamos sim.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dona da Natureza
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!