Profile picture
, 27 tweets, 5 min read Read on Twitter
Senhor Presidente @jairbolsonaro Boa tarde.

Tudo muito bonito!

Vivemos num país com enormes desigualdades sociais (desigualmente desiguais), com altos índices de desemprego e não se espere que não tenhamos um preço a pagar por isso.
A educação é o caminho, antes que o país afunde de vez na ignorância, miséria e violência.
É um esforço que precisa ser feito e sob as vistas complacentes das autoridades e até mesmo de muita gente fina da nossa melhor sociedade, que acha tudo isso natural numa democracia.

#SOSEducação
Ao governo não lhe será lícito, a qualquer título, ainda que sonoro ou pomposo, procrastinar o atendimento das necessidades basilares de saúde, educação e cultura.
A única maneira de exorcizarmos os fantasmas que rondam o Continente, está na imediata efetivação e consolidação da democracia brasileira.
Povos economicamente desenvolvidos, libertos da miséria e do medo, aptos a se realizarem, não teme, e por isto mesmo, não agridem.
Ao falso, prefiro o genuíno, ainda que áspero.
Ao polido, o exato.
Ao fosco, a crua luz do Sol. #ficaadica
O Estado somos todos nós.

O Estado é, apenas, o construtor e o supervisor da fortuna coletiva.

A nossa renda nacional resulta, e só, daquilo que produzimos, consumimos e exportamos.
Somente dessa renda podemos participar, somente ela é suscetível de partilha.
Se, como cardume de piranhas, precipitarmo-nos sobre ela, cada qual abocanhando o quinhão do seu apetite, nada sobrará para os investimentos indispensáveis ao progresso e, dentro de pouco tempo, seríamos compelidos a implorar à caridade internacional.
Somos um povo tenaz e tranquilo, impermeável a preconceitos de raça, de cor, de credo, que realizou o milagre de sua unidade cimentada nos séculos e que começa a erigir uma civilização sem rival nestes paralelos.
Não medraram entre nós as sementes divisionistas. Não temos pela frente óbices irremovíveis, Em face dos dramas que traumatizam tantos povos, os nossos problemas apresentam-se simples e fáceis.
Podem ser assim resumidos: uma administração criteriosa e honesta; um planejamento realista e firme; um sistema de relações corajoso e franco entre governantes e governados.
Como disse o filósofo: “O que faz que os homens formem um povo é a lembrança das grandes coisas que realizaram juntos e a vontade de levar a efeito novas e grandes coisas”.
Um país, entretanto, não é uma abstração. Incabível, pois, que, em nome dos habitantes de amanhã, se submeta os de hoje ao despojamento de seus bens essenciais.
Por igual, não nos assiste o direito de comprometer o conforto e a segurança das gerações futuras, dilapidando o patrimônio nacional.
Vejo, por toda a parte, escândalos de toda a natureza.
Vejo o favoritismo, o filhotismo, o compadrio sugando a seiva da nação e obstando o caminho aos mais capazes.
Na vida pública, mal se divisa a distinção entre o que é sagrado e o que é profano.
Tudo se consente ao poderoso, nada se tolera ao sem fortuna.
A previdência social, para a qual se recortou roupa nova, vem funcionando contra os trabalhadores. Dessas mazelas, várias não são — pobre conforto! — unicamente nossas.
Nosso século está marcado pelos movimentos de massa, pelas reivindicações organizadas das categorias profissionais.
Tão grave quanto a crise econômica e financeira se me afigura a crise moral, administrativa e político-social em que mergulhamos.
Vejo a administração emperrada pela burocracia e manietada por uma legislação obsoleta.
Vejo as classes erguerem-se, uma a uma, contra a coletividade, coisas de vantagens particulares, esquecidas de que o patrimônio é de todos.

Boa tarde. #ficaadica
Uma meta pesada. Que, para ser atingida, ia necessitar que o legislativo desse ao executivo todo o apoio possível, criando leis ou aprovando projetos indispensáveis para que o governo trabalhasse com eficiência e tranquilidade.
Contudo, mesmo num sistema presidencialista, o executivo fica, em certos casos, refém do legislativo. Se este não ajuda aquele, nada se consegue.
Quando interesses pessoais ou ambições desmedidas se sobrepõem ao patriotismo e às necessidades do Estado, os melhores planos acabam por fracassar.

E essa é uma das faces negras da democracia representativa.
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!