, 13 tweets, 2 min read Read on Twitter
Continuando o debate com @joaoamoedonovo sobre saneamento básico. Segue o fio...
1. Vamos começar pelo Brasil. Sobre a suposta superioridade e eficiência das empresas privadas, basta olhar o ranking do saneamento, elaborado pelo Trata Brasil, que defende abertamente a privatização. Entre os 15 primeiros, existe apenas um prestador privado, e não é de Niterói.
2. Em relação às experiências estrangeiras, na Alemanha, os municípios são responsáveis pela distribuição de água e pelo esgotamento sanitário. Cada um decide seu modelo de gestão. Muitos optaram por criar empresas públicas municipais, que fazem a gestão de diferentes serviços.
3. Essas empresas podem se abrir a capital privado, sendo que o município deve reter pelo menos 50% das ações. Desde 2012, cidades alemãs decidiram remunicipalizar seus serviços de água, sendo o caso mais emblemático o de Berlim.
4. No caso berlinense, a Agência Federal da Concorrência Alemã condenou a empresa de água de Berlim (parceria entre Veolia e RWE) a reduzir os seus preços em 18%, considerando abusivo o aumento de tarifas. As tarifas eram superiores às de outras empresas, todas públicas.
5. Nos Estados Unidos, os serviços permanecem majoritariamente (85%) administrados pelos municípios como serviços públicos, sendo apenas 15% delegados à empresas privadas.
6. Na Inglaterra, as tarifas aumentaram 46% em termos reais durante os primeiros nove anos da privatização, os lucros operacionais mais do que duplicaram (+ 142%) em oito anos, os investimentos foram reduzidos e a saúde pública foi prejudicada por cortes de falta de pagamento.
7. Os usuários sem capacidade de pagamento foram obrigados a reduzir o consumo a níveis que poderiam comprometer a saúde pública. A partir de 1998, tanto o corte como medidores de pré-pagamento foram considerados ilegais.
8. Na França, apesar de historicamente o modelo de delegação à iniciativa privada ser dominante, o tipo de contrato de delegação designado affermage se faz na base de investimentos públicos.
9. Vários fatores colocaram em questão contratos com prestadores privados: a falta de transparência, perda de capacidade técnica e de conhecimento para monitorar o desenvolvimento de contrato. Houve movimento de remunicipalização com cidades como Grenoble, Paris e Marselha.
10. Vale lembrar que serviços de abastecimento de água e saneamento são monopólio, só pode haver uma rede de água na cidade, não há concorrência e os contratos são em média de 30 anos. O usuário não pode escolher entre duas empresas, como na telefonia.
11. Não existe tabu em debater qualquer assunto, inclusive privatização. Não desqualificamos a iniciativa privada de forma cega, como você e seu partido fazem em relação a tudo o que é público.
12. Somos contrários à privatização porque levamos em conta a realidade brasileira, as experiências internacionais e pesquisas produzidas sobre o assunto. Para nós, um direito não pode ser tratado como mercadoria.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marcelo Freixo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!