, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Thread sobre o pacote anticrime lançado pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro. Acompanhe os próximos tweets.
Vivemos uma grave crise de segurança pública, chegamos a 60 mil pessoas assassinadas por ano. A população sente-se insegura e com medo. Esse sentimento é legítimo, mas não podemos deixar que ele nos leve ao engano: medidas violentas não acabarão com a violência em nosso país.
O item IV do pacote apresentado pelo ministro Moro trata, dentre outros pontos, de homicídios cometidos por policiais. A proposta autoriza que um juiz não puna um policial que alegue ter matado alguém por “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.
O que quer dizer “violenta emoção”? Na prática, se aprovada, a medida dará salvo conduto jurídico a policiais que cometerem execuções. Os índices de letalidade policial no Brasil são altíssimos, e seguem crescendo.
Foram 4.224 mortos em 2016, e 5.144 em 2017 (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública). No RJ, os homicídios saltaram de 1.127 pra 1.532 entre 2017 e 2018. O avanço dos autos de resistência não diminuiu a criminalidade - a quantidade de homicídios segue a bater recordes.
Além disso, a política do matar ou morrer sacrifica os próprios agentes de segurança, lançados numa guerra insana e sem sentido. Em 2017, foram assassinados 367 policiais no país, cerca de um por dia.
Mas a proposta de Moro não tem uma linha sequer sobre a valorização e as urgentes melhorias nas condições de trabalho dos agentes, cujos direitos humanos também são constantemente desrespeitados.
Moro também trata as milícias de forma superficial ao equipará-las às facções de narcotraficantes. Não se enfrenta milícia da mesma forma que se combate o tráfico de drogas, são organizações distintas.
A CPI das Milícias, que presidi na Alerj, mostra isso e apresenta 58 medidas concretas para minar o poder desta máfia. Boa parte delas poderia ser aplicada pelo Ministério da Justiça.
Inclusive, na CPI dos Autos de Resistência da Alerj, da qual fui relator, constatamos que mais de 90% das investigações sobre supostas execuções sumárias são arquivadas pelo Judiciário do Estado.
Diante desse cenário, a proposta apresentada por Moro, além de não produzir qualquer efeito sobre a redução da criminalidade, já que encobre crimes praticados por agentes do Estado, poderá ter uma consequência nefasta: a legalização do extermínio. bit.ly/2UDBZj2
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marcelo Freixo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!