, 25 tweets, 5 min read Read on Twitter
porque não ouço podcasts
(um longo thread)

venho tentando exercer a atenção plena em todas as esferas da vida.

então, quando como, estou só comendo: não estou lendo, não estou vendo filme, não estou ouvindo música, não estou pensando na vida. minha atenção plena está na comida
(naturalmente, viver com atenção plena é um projeto que nunca pode ser realizado, uma caminho para o qual não há chegada.)

uma das primeiras consequências é uma seletividade maior das minhas atividades:
um velho episódio de seinfeld, que já assisti cinco vezes, ou um novo episódio de big bang theory, podem ser até legais enquanto estou lavando louça mas simplesmente não vale a pena dedicar 22 de minutos de atenção plena exclusivamente a eles.
quem faz duas coisas ao mesmo tempo não faz nenhuma delas direito.

a vida é muito curta para atividades meia-boca: só vale a pena ser feito aquilo que vale a pena ser feito com atenção plena.
pergunto às pessoas que curtem podcasts:

quando e como vocês ouvem podcasts?

até hoje, nunca encontrei alguém que "sentasse" para ouvir um podcast e somente isso.
pelo contrário, ouvir podcast é algo que fazem enquanto malham, correm, dirigem. enquanto lavam louça ou fazem tarefas repetitivas e mecânicas no trabalho.

essas pessoas fazem isso por dois motivos:
em primeiro lugar, porque vivemos em uma sociedade onde se tornou comum, aceitável, desejável adquirirmos e nos gabarmos de nossas identidas de pessoas ocupadas e muito solicitadas, sempre multitasqueando mil coisas ao mesmo tempo.
em segundo lugar, porque os podcasts foram feitos, pensados e criados justamente para suprir essa demanda.

nós, criadoras de conteúdo, temos sempre uma "consumidora" ideal em mente.
(quem escreve o roteiro de um filme, que será idealmente visto num cinema escuro com atenção plena, escreve um roteiro diferente de quem escreve um capítulo de novela, que será idealmente visto numa mesa de jantar, numa sala de família, todo mundo meio distraído, etc.)
quem faz podcast não está criando para uma "ouvinte ideal" que pára o que está fazendo e se senta no sofá da sala para somente ouvir o podcast e mais nada.

podcasts são pensados e produzidos, conscientemente ou não, para ser a 2a ou 3a coisa que a pessoa ouvinte está fazendo.
a consequência disso é que a maioria dos podcasts que já tentei ouvir é simplesmente inviável, insuportável, intolerável de ser "somente" ouvido, especialmente aqueles no formato "mesacast", que são basicamente uma mesa de bar gravada.
(eu tb não suporto mesa de bar por ser esse ambiente caótico onde todo mundo fala por cima umas das outras, e quase sempre as pessoas + interessantes são as que menos falam, ou menos são ouvidas, porque são as que não interrompem e não passam por cima da fala da coleguinha.)
enfim, me recomendam um podcast de sete pessoas que eu não conheço debatendo qualquer tema por duas horas e meia... e, sinceramente, eu não tenho esse tempo para dar.

não para um podcast.
têm diversos livros incríveis na minha lista leitura que eu leio em duas horas e meia. eu escrevo diversas páginas da peça que estou escrevendo em duas horas e meia.

duas horas e meia da minha vida, desse meu tempo de vida rapidamente se escoando, é um tesouro.
quando falo isso, em geral, me respondem três coisas:

"nem todo mundo tem sua vida boa, alex. eu faço multitask porque não posso me dar ao luxo de fazer uma coisa só. não sou artista. preciso ser eficiente!"
isso tudo é o ego falando.

nós supervalorizamos nossas capacidades e, por isso, nos enganamos que, de fato, conseguimos fazer eficientemente as três coisas que estamos fazendo ao mesmo tempo.

só que não é verdade.
eu, alex, tento fazer uma coisa de cada vez porque, bem, essa é literalmente minha religião. (sou zen-budista ordenado.)

mas, se a SUA prioridade é ser uma pessoa mais produtiva e mais eficiente, saiba que todos os estudos indicam que o multitask é improdutivo e ineficiente.
compartilho um link, do vox, que oferece seis sugestões pró-ativas para uma maior produtividade e eficiência:

vox.com/2014/9/11/6131…
outra coisa que me respondem:

"ué, mas nem todo podcast é mesacast."

sim. graças a deus, aliás.
mas mesmo os podcasts que já ouvi com prazer, tipo o "the daily", do nyt, ou o "bobagens imperdíveis", da aline valek (esses podcasts curtos e pautados onde ninguém se perde e onde se vai direto ao ponto)...
se estivessem transcritos, eu poderia ter consumido esse mesmo contéudo na metade do tempo, ou no dobro do tempo, de acordo meu tempo pessoal e com minhas necessidades naquele dia.
considerando que eu faço uma coisa de cada vez (ou seja, que não ouço o podcast lavando louça), acho que não existe vantagem de OUVIR esse contéudo em relação a LER esse conteúdo.
(disclaimer: fui entrevistado p/"bobagens imperdíveis" e a @alinevalek é uma das pessoas q mais admiro nessa vida. também fui entrevistado p/@coemergencia que é paradoxalmente um podcast longo, com várias pessoas, sempre c/temas relacionados à atenção, simplicidade, etc.)
nesse ponto, alguém comenta a terceira coisa que sempre escuto:

"ué, então você não gosta de áudiolivro?"

eu adoro áudiolivro.
(aliás, acabei de gravar o áudiolivro de "Atenção.", narrado por mim mesmo, a ser lançado dia 8 de julho pela @Tocalivroscom )

mas eu adoro áudiolivros justamente nos casos onde o áudiolivro traz vantagens em relação ao livro escrito. (continua num novo thread)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to alex castro
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!