, 12 tweets, 9 min read Read on Twitter
Earnings Management/Manipulação da #contabilidade
1) Uma boa parte dos números #contábeis, principalmente das grandes corporações, é baseada em julgamentos. As escolhas contábeis dessas empresas podem ajudar a aumentar a relevância dos números ou reduzí-la. #mercadofinanceiro
1.1) Por relevância, consideramos a capacidade do número divulgado em alterar expectativas e afetar a #decisão (utilidade).
2) As escolhas contábeis também podem ser interpretadas por práticas de gerenciamento de resultados (earnings management - EM), momento em que existe inteferência intencional dos #executivos para alterar os resultados (lucro ou prejuízo).
2.1) Também pode ser entendido por manipulação dos #resultados. Agora, cuidado! O termo manipulação nem sempre é ruim. Por que para remédio o termo seria bom e para #Empresas seria apenas ruim? Apenas para reflexão. É difícil afirmar algo, são indícios que podemos detectar.
3) para quem investe no #mercadodecapitais, a #volatilidade das #ações pode ser boa para aumentar ou desfazer posições. Agora, para divulgação de #resultados, o #mercado (#investidores , #analistas etc) parece não gostar da volatilidade dos #lucros .
3.1) isso porque a volatilidade dos lucros poderia sugerir maior #risco do #negocio ou instabilidade, que poderia comprometer #dividendos. Por que não deixar o lucro fluir naturalmente? Reflitam.
4) Daí surge a oportunidade para EM, justamente para reduzir volatilidade dos #lucros, ou para aumentá-los, reverter prejuízos ou amenizá-los. Muitas vezes por #incentivos do mercado como a literatura evidencia: atingir previsões dos analistas, #metas, evitar quebrar #covenants..
5) separar quem manipula para agregar ou destruir #valor é complexo. Todavia, a manipulação constante, que não se confirma na geração de #caixa, o mercado precifica gradativa ou imediatamente porque as expectativas dos fundamentos não convergem.
6) A manipulação pode ocorrer via accruals (regime de competência) ou via operações (p.ex. M&A). Considerando que a manipulação está dada, nos cabe, enquanto usuários externos ou #investidores , interpretar as notas explicativas e políticas contábeis p/ identificar os #redflags
7) A estrurura de #corpgov ajuda no monitoramento dessas práticas, mas depende da qualidade do olhar dos membros dos conselhos, comitês de auditoria ou conselho fiscal, porque falhas nos #controlesinternos facilitam ocorrência de #fraudes . #Comitêdeauditoria #auditoria
8) Por fim, cabe a nós intepretarmos os números divulgados e se eles refletem o discurso contido nas narrativas (parte textual). Existem métodos/modelos p/ estimar, mas são sinais que precisamos identificar. Estudar um pouco de #contabilidade pode ajudar a entender um pouco.
8.1) Por fim 2, tudo isso dentro do que as normas e Leis permitem sobre o exercício do julgamento. Passou do limite de uma contabilidade agressiva (sem provisões ou muito pouco reconhecimento) temos a #fraude e isso foge do escopo do proposto aqui.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jose Elias Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!