Profile picture
Jigu @okJigu
, 83 tweets, 44 min read Read on Twitter
Se flopar, a culpa é dos terraplanistas.
1) Sou alérgico a mostarda. Meu estômago basicamente IMPLODE. É possível que seja a só um tipo de mostarda (já que tem a da semente branca ou da semente preta), mas prefiro não arriscar... por motivos óbvios.
2) Meu primeiro videogame foi um Gemini, um clone do Atari 2600. Por isso, meu primeiro jogo não foi Pac-Man, e sim Donkey Kong.
3) Por muito tempo, tinha dois filmes que eu fazia questão de ver uma vez por ano, principalmente na semana logo depois do reveillon: "Cidadão Kane" e "2001: Uma Odisseia no Espaço".
4) O primeiro anime que assisti foi um OVA de "Captain Future". Não estranhe se nunca ouviu falar: era uma adaptação de um personagem americano dos anos 40 de mesmo nome.
5) Meu primeiro álbum foi o "90125", do Yes. Anos depois, entendi que era uma banda de rock progressivo e que estava em um momento de flertar com o rádio. "Owner of a Lonely Heart" bombava em 1983.
6) Com o tempo, percebi que tem uma coisa que eu coleciono regularmente: camisetas de shows que eu fui. A que eu mais tenho valor sentimental foi uma do @TrailOfDead que ganhei das mãos do @conradkeely do primeiro show deles no Rio.
7) Eu já tive vários projetos musicais com amigos, e praticamente todos se resumiram a gravações caseiras ou ensaios em estúdio.
8) Meu primeiro crush de desenho animado? Cheetara.
9) Eu sou do Rio de Janeiro e morei lá até 2012. Naquele ano, me mudei para SP para trabalhar na Riot até o fim de 2018. Valeu a pena.
10) Os livros que mais li na vida foram os da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", do Douglas Adams. Reli os quatro primeiros porque tinha ignorado o quinto por ter ouvido falar que era o mais fraco - aí decidi reler tudo de uma vez.
11) Minha citação literária favorita é, curiosamente, do H.P. Lovecraft, em "O Intruso" (The Outsider). Tradução livre:

"E então decidi escalar aquela torre, mesmo que viesse a cair; pois seria melhor observar o céu e perecer do que viver sem nunca contemmplar o dia."
12) Eu tive dois podcasts na vida, ambos de curta longevidade. Um que eu tocava sozinho chamado Lucky Sevens, sobre trilhas de videogame. O outro era com dois amigos, se chamava Ruivas de Calcinha e era sobre cultura pop. Não sei se tenho arquivo deles.
13) Eu já quis ser piloto da Força Aérea Brasileira. Saber um pouco mais de história do Brasil me fez mudar de ideia em relação à carreira militar. Aí pensei em ser piloto comercial, mas eu não saberia lidar com a pressão de carregar tantas vidas em segurança e desisti.
14) Sem exceção: *todas* as minhas senhas de internet têm base em trocadilhos. Quanto mais imbecil e hermético, melhor - mas sempre com caracteres estranhos e números na jogada.
15) Meus gatos mais recentes se chamariam "Frango" e "Catupiry". Fiquei com pena de dar nome de comida pra eles e acabei chamando de "Kit" e "Kat". Não mudou muito, porque era nome de chocolate, mas vida que segue.

... que saudade, Kat. <3
16) Toda vez que alguém faz alguma piada sobre o Acre, faço questão de frisar que minha avó era de lá - da lendária Sena Madureira, que só conheço do Atlas e de ouvi-la falando.
17) Eu já visitei dois lugares onde eu não sabia falar praticamente nada do idioma local: País de Gales e a Coreia do Sul. Pelo menos nesse último eu sabia "por favor", "olá" e "obrigado" - em Gales, nem isso.
18) A primeira pessoa que entrevistei foi o @allowe ("Leisure Suit Larry"), para o FinalBoss. Anos depois, de novo - pra revista OLD!Gamer. Em 2014, eu e @taticont tivemos a honra de tomar um café com ele em Washington. Ele é muito gente boa (e contou vários causos da Sierra)!
@allowe @taticont 19) Há tempos, me senti mal ao não reconhecer uma celebridade (que eu obviamente conhecia). Eu estava promovendo um lance em um evento e um "Leonardo Jaime" aceitou um panfleto meu. Até ali, eu não sabia que ele era altão, achei que ele era baixinho -- foi mal, @LeoJaime!
@allowe @taticont @LeoJaime 20) Estudei 4 anos em escola católica, mas não sou religioso. Ainda assim, mesmo ateu, acho que abordagens como a da PUC - com "O Humano e o Fenômeno Religioso" - são ótimas pra mostrar como funcionam as crenças diferentes, e como elas afetam a todos.
@allowe @taticont @LeoJaime 21) Tenho 4 livros publicados, e nenhum deles em meu nome. Ghostwriting tem dessas coisas.
@allowe @taticont @LeoJaime 22) Sem contar os games de curta duração, os jogos que mais zerei na vida foram killer7, Eternal Darkness: Sanity's Requiem e Resident Evil 4.
@allowe @taticont @LeoJaime 23) Uma das minhas irmãs (por parte de mãe) estudou na mesma turma que a Daisy Ridley. Isso me deixa a quatro graus de separação do George Lucas - sem contar, claro, todos os amigos e amigas que encontraram astros do filme.
@allowe @taticont @LeoJaime 24) Eu já sobrevivi a uma explosão de um barco em movimento. O motor vazou e o lance pegou fogo. Detalhe: no dia, eu tinha que tinha cismado que queria vestir meu colete salva-vidas novo - e obviamente me encheram o saco ("com esse calor?", "aff!").
@allowe @taticont @LeoJaime 25) O telefonema mais inusitado que recebi: uma ex-namorada minha, que tinha se mudado pra Austrália, me ligou para contar que esbarrou com o Quentin Tarantino lá - e que a Daryl Hannah deu A-QUE-LA olhada nela.

Detalhe: eu estava com minha namorada no carro. Foi engraçado :)
@allowe @taticont @LeoJaime 26) Meus diretores de cinema favoritos: David Lynch, Stanley Kubrick, Tim Burton, Darren Aronofsky e Steven Spielberg. Claro que tem muito mais gente que adoro, mas esses são os ~top of mind~.
@allowe @taticont @LeoJaime 27) A minha banda favorita? Smashing Pumpkins. Eu já tinha ouvido "I Am One" e "Siva", mas o ponto de virada pra mim foi decifrar os garranchos do encarte do CD de Siamese Dream e perceber que "Soma" tinha uma letra lindíssima e aí, galera, foi um caminho sem volta.
@allowe @taticont @LeoJaime 28) Ainda assim, os shows mais lindos que eu vi na vida foram de outras bandas: Neil Young, Mercury Rev, Brian Wilson tocando o Pet Sounds na íntegra e o Broken Social Scene no Circo Voador.
@allowe @taticont @LeoJaime 29) Por anos, eu achei que a Gretchen era muda.

Explico: quando eu a via aparecendo na TV, ela sempre ia lá, dançava e fazia o playback dela, mass nunca falava nada ao final da apresentação. Qual não foi o meu SUSTO ao ouvi-la falando... Minha vida foi uma mentira até ali.
@allowe @taticont @LeoJaime 30) Um daqueles banheiros portáteis de festival quase tombou comigo dentro - com a porta virada pro chão. Era na área de camping do Carling Weekend (Leeds). Assim que a cabine sambou, saí correndo e gritando "IT'S GONNA BLOW!". A fila riu, mas minha dignidade seguiu intacta.
@allowe @taticont @LeoJaime 31) Mesmo sem ter tido uma banda que fazia shows e tal, já subi ao palco pra cantar. Uma banda de tributo ao rock dos 90 me chamou pra levar duas dos Pumpkins: "Bullet With Butterfly Wings" e "Disarm"... na versão pesadona que eles tocaram na TV inglesa =
@allowe @taticont @LeoJaime 32) 100% das vezes em que eu entrei em um navio de cruzeiro, foi por causa de uma banda: o @weezer - eles fizeram dois cruzeiros com várias bandas convidadas e é uma experiência foda! Só essa viagem rende uns dois ou três fatos pra essa thread, então... perdoem a trapaça. :)
33) Em um dos cruzeiros do Weezer, eu e meus amigos identificamos que 38 dos passageiros eram do Brasil. No decorrer do evento todo, a gente conseguiu identificar todos!
34) Certa noite, no cruzeiro do Weezer, eu e uns amigos brasileiros pedimos a uma mulher para bater uma foto nossa. Feito isso, agradecemos, só pra sermos informados depois: "vocês sabem que ela é a esposa do Rivers Cuomo, né?".
35) Weezer Cruise: lá vai a brasileirada para um dos ofurôs, onde colamos com o fundador do Rotten Tomatoes (hi, @rottendoubt - =w= shipmate!) e uma moça japonesa que, sabendo que éramos do Brasil, perguntou se conhecíamos a Wonkavision.

O tecladista estava no mesmo ofurô. :O
@rottendoubt 36) Antes de cair no jornalismo, trabalhei em agências com clientes bem maneiros - Columbia Pictures, Disney e Coca-Cola. Pontos altos: ingressos grátis, sessões exclusivas. Pontos negativos: projetos feitos pra gente desistir de tão complexos, mas aqui é trabalho.
@rottendoubt 37) Estudei um ano e meio de Desenho Industrial (Projeto de Produto), mas motivos de força maior me obrigaram a trancar a matrícula para sempre.
@rottendoubt 38) A casa onde cresci foi atingida por duas enchentes de verão. Foi desesperador; a primeira eu um trabalho do inferno pra reorganizar a vida; a segunda foi muito pior. A água com lama estaria acima da minha cabeça se eu estivesse lá na hora. Tive que trancar a faculdade.
@rottendoubt 39) Até hoje, sou alvo de zoação por não ter visto "Jurassic Park" (no cinema) e "O Sexto Sentido" (na vida).
@rottendoubt 40) Parei de tomar refrigerante há cerca de 2 anos. Abro exceções quando fazem parte de algum drink que eu goste (ex.: Long Island Ice Tea), se estou em algum lugar onde não conheço o refrigerante - ou se esbarro com algum muito difícil de achar normalmente. Ainda assim, é raro.
@rottendoubt 41) Desde que me mudei pra São Paulo, ganhei 12 kg. Sabe como é: restaurantes incríveis, bares imperdíveis e os petiscos no trabalho.

No ano passado, me livrei de 16kg, o que melhorou bastante minha saúde. A manutenção não é fácil, mas a gente tenta.
@rottendoubt 42) Não tenho a menor paciência para a cultura em torno de academias de ginástica. Ainda assim, teve uma época em que eu e a galera do trabalho íamos na bike indoor e isso foi bacana. De repente a chave é essa: aulas fechadas, sem disputa de fila no supino / esteira.
@rottendoubt 43) O filme que eu mais vi na vida foi o primeiro Ghostbusters. O segundo é legal também. Já o mais recente, com AS Caça-Fantasmas, tem absolutamente tudo o que fazia o primeiro ser tão legal (e ainda deixou o rolê mais inclusivo). Boa parte das reclamações eram sexismo puro.
@rottendoubt 44) O RPG de mesa que mais joguei na vida foi Dungeons & Dragons (e AD&D), mas meus favoritos *de verdade* eram Shadowrun e Call of Cthulhu.
@rottendoubt 45) Já fiz um amigo meu atravessar (inadvertidamente) uma porta de vidro fechada de tanta raiva por eu estar "apelando com o Dhalsim" no Street Fighter II do SNES na época. Ele passa bem.

A porta, não tanto.
@rottendoubt 46) Meu primeiro computador foi um MSX, no modelo Hotbit. Além de jogar, ganhei vários livros de programação para criar meus próprios jogos (ou, no caso, copiar o que estava lá e jogar o que outra pessoa criou pro livro).
@rottendoubt 47) Por muito tempo, eu só jogava jogos no PC, e com isso eu só jogava paradas até a era do N64 na casa dos amigos. Até eu esbarrar com Metroid Prime em um quiosque de shopping. Comprei um GameCube usado na mesma semana - e isso me trouxe de volta aos consoles.
@rottendoubt 48) Por muito tempo, meu setup de jogos era um PC ok, um GameCube e um GBA ou DS - o resto eu jogava no escritório do FinalBoss pra poder resenhar, etc. Assim que deixei de trabalhar lá, aproveitei a grana pra comprar os consoles da época pra continuar frilando pra outros sites.
@rottendoubt 49) Ainda sobre cobertura de games, pequenos grabdes orgulhos: eu faço parte dos primeiros jornalistas brasileiros a testarem o Xbox 360 no país, junto com o @theo_az e o @akira_suz. Deu nisso aqui:
@rottendoubt @theo_az @akira_suz 50) Coisas que quem não trabalha no ramo não tem obrigação de saber: eu estava com a resenha completa de Half-Life 2 escrita pra publicar, mas não tinha zerado. Em casa, joguei madrugada adentro, terminei umas 5 da manhã e avisei que ia precisar alterar umas coisinhas lá :)
@rottendoubt @theo_az @akira_suz 51) Cresci ouvindo os causos* do meu pai, que pegou a fase "velho-oeste" da TV brasileira, onde ele trabalhou como produtor e diretor. É provável que eu reprise isso para futuros filhos, trocando "TV" por "internet".

* Tem uns lances INCRÍVEIS, ahahah
@rottendoubt @theo_az @akira_suz 52) Já fiz parte de um portal de cultura pop usando um pseudônimo. Não, não é "Jigu". E mais não falo.
@rottendoubt @theo_az @akira_suz 53) Graças a um combo de sorte, atenção aos detalhes e cara-de-pau, tenho uma cópia autografada do "Hand in Killer7", artbook do jogo em questão. No caso, o @suda_51 (diretor) e a equipe de som (@KoudenMS e Jun Fukuda).

Que eu saiba, só eu e o Akira Suzuki temos. Tesouro.
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS 54) Na época em que não havia certeza alguma de que o filme de South Park sairia no Brasil, fui peça-chave em tornar realidade uma exibição do filme na festa Loud!, que rolava no Cine Íris (RJ). Basicamente, foi alugar o DVD e exibir no telão. Foi mal, Paramount. :P
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS 55) Sabe aquela foto clássica do Shigeru Miyamoto segurando uma caixa de chocolates e sorrindo? Eu conheço o responsável por ela - o @FishieFlopOog, que deveria morar mais perto de mim. Truth is not funny.
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 56) No geral, lido melhor com clima frio do que com calor. É mais fácil se encapotar e sair em um dia frio do que sair de cueca (sem ir preso).
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 57) Quase levei uma patada de um leão no ombro. Sem glamour algum: essa família em Jacarepaguá tinha um filhote de leão no fundo do (enorme) terreno deles, ambiente gradeado e abertão. Estava lá, na minha, e o filhote quis me dar "oi" pela grade. A "patinha" parecia um PNEU.
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 58) Fui a dois casamentos fora: um em Vegas, com direito a imitador de Elvis; o outro, em San Francisco, quase me fez chorar - os votos foram em frente a um busto do Harvey Milk na Prefeitura... e meus amigos são gays, ficou difícil não me emocionar quando essa ficha caiu. <3
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 59) Falo inglês fluente e consigo ler bastante coisa em japonês... ainda assim, tô MUITO enferrujado e deveria tomar vergonha na cara, voltar a fazer os deveres do Kumon e consumir mais conteúdo no original.
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 60) Meus 10 animes favoritos, hoje, são (sem ordem):
- FLCL
- Paranoia Agent
- Neon Genesis Evangelion
- Cowboy Bebop
- One Piece
- Samurai Champloo
- Death Note
- Pop Team Epic
- Dragonball (+Z, +Super, -GT)
- Gênio Maluco
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 61) Meus 10 desenhos ocidentais favoritos, hoje, são (sem ordem):
- Sam & Max
- The Maxx
- Clone High
- Sealab 2021
- Regular Show
- Harvey Birdman
- Adventure Time
- Futurama
- Bob's Burgers
- Rick & Morty
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 62) Um dos meus hobbies da vida é criar playlists temáticas no Spotify. Duas delas em particular me divertem: uma só de instrumentais; a outra, só de covers (apesar de eu ter um leve cansaço de "olha essa cover metal de XYZ").
@rottendoubt @theo_az @akira_suz @suda_51 @KoudenMS @FishieFlopOog 63) Muitos amam, eu não: Kingdom Hearts; Friends; Cavaleiros do Zodíaco.
64) Muitos odeiam, eu não: Too Human; "Zeitgeist" (Smashing Pumpkins).
65) É irônico que eu, ateu, tenha como uma das músicas favoritas "God Only Knows" (Beach Boys). Vá lá, não é uma música sobre religião, mas vida que segue.
66) Eu pratico Meditação Transcendental. E por "pratico", quero dizer "gostaria de voltar a praticar diariamente". É uma técnica interessante pra deixar a mente em paz e dar aquele defrag no cérebro. Recomendo.
67) Atualmente, tenho seis tatuagens. Todas têm a ver com videogame ou séries de TV, mas os significados vão além disso pra mim.

Ainda estou na dúvida sobre qual a próxima - porque, né, o número ideal de tatuagens é sempre "a quantidade atual +1".
68) Já tive um piloto de um programa de YouTube em 2011, produzido em parceria com o @nix. Ele se chamava Five-Hit Combo e era no formato "top 5", feito 100% no esquema guerrilha no apê dele.
@nix Hoje vou parar no fato 69*, se pintarem mais favs eu continuo :)

69) Tenho vários projetos na manga - e agora, tenho um pouco mais de tempo e conhecimento para tocá-los. Vamos ver no que vai dar.

* nice
@nix * mais fatos (mas sem flood, pra não encher vocês)

70) Nunca quebrei nenhum osso, mas já precisei usar gesso na perna por deslocar um daqueles ossinhos da lateral do pé.
@nix 71) Por muito tempo, tive o número do Paulo Silvino no meu celular. Cresci ouvindo do meu pai que eles se conheciam da época da TV. Um dia, esbarrei com o Silvino no supermercado e me apresentei como "filho do Gil da TV". Ele ficou surpreso - e aí armei esse reencontro de titãs.
@nix 72) O meu primeiro show de rock eu vi porque minha irmã mais velha era... amiga de um dos integrantes. A galera era legal, tive o vinil autografado e tudo mais. Infelizmente, pra minha decepção, um dos integrantes viveu o suficiente para (metaforicamente) se tornar o vilão.
@nix 73) Na adolescência, treinei boxe por cerca de dois anos. Meu irmão por parte de pai foi de pugilista a técnico - e foi com ele que aprendi.
@nix 74) Eu tive uma parente próxima que, por falta de termo melhor, sofreu lavagem cerebral pela Igreja Universal do Reino de Deus. Ser obrigado a ir lá com ela e ver as manipulações horrendas que eles faziam com seus seguidores me afastou dela e colaborou pro meu ateísmo.
@nix 75) Eu me senti nas nuvens no meu primeiro beijo na boca. Deve ter sido porque foi em um avião.
@nix 76) Um dos meus primeiros trabalhos foi no suporte técnico de um provedor internet. Um dos meus momentos favoritos de lá foi quando precisei explicar pra assinante que "MAILER-DAEMON" não era um funcionário se passando pelo diabo e passando trote.
@nix 77) É o ano em que eu nasci.
@nix 78) De forma geral, eu acho que tenho um bom senso de timing em se tratando de trocar de caminhos. Em todas as vezes em que deixei de estar em algum trabalho, algo muito melhor veio depois - às vezes, demorando um pouco; às vezes, por causa desse "algo muito melhor".
@nix 79) Meu seriado favorito de todos os tempos é Twin Peaks. Há alguns anos, eu e minha namorada visitamos os lugares onde a série foi filmada no estado de Washington. Ficamos (1 noite) no hotel, vimos a "casa da Laura Palmer", comemos no "Double R Diner"...
@nix (mais 3 pra fechar a tampa de vez)

80) Eu já estive a bordo do Pink Fleet... lembram? Era um barco style do então chic Eike Batista. Obviamente, eu não o conheço e ele não estava lá - era o evento do lançamento nacional do AirBNB.
81) Minha mãe de criação trabalhou em empresa aérea, o que colaborou bastante com eu viajar pra fora a preços pífios (com um limite de passagens por ano, claro). No entanto, nunca morei fora...
82) Foi um balde de água fria conhecer minha namorada... peraí, não é isso: quando nos conhecemos, um morador do prédio onde tinha a night da vez estava fulo com o som e eu acabei tomando um banho. Ela me atura há mais de 10 anos (não sei como, mas ainda bem). #fim #sobecreditos
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jigu
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!