, 33 tweets, 10 min read Read on Twitter
Alô alô amiguinhos.

Essa é pra vocês que usam/usaram/conhecem alguém que usou algum desses apps de colocar ara de velho.

Segue essa #NoticiaFio que eu te conto pq vcs deveriam largar esse negócio AGORA.
Falar sobre a popularidade desses apps é chover no olhado, abri aqui o Google Play e na parte de mais pesquisados 4 do TOP5 fazem esse tipo de coisa
Pro fio não ficar muito grande vamos nos focar no maior deles o FaceApp.
Na descrição do GPlay ele diz: "Obtenha qualidade de capa de revista em qualquer selfie com apenas alguns toques! Desenvolvido pela IA da FaceApp, a mais avançada tecnologia neural de edição de retrato."
"Melhore a sua selfie ou divirta-se com a troca de gênero, penteados e outras transformações gratuitas fantásticas."
Nós, como animais sociais que somos não resistimos a um hype, também queremos embarcar nesse bonde e então todo mundo começou a baixar e brincar.
Mas tem uma coisa que pouca gente se atentou. Afinal, de quem é esse aplicativo?
No Gplay o dono do FaceApp é a... FaceApp Inc. Quanta criatividade...

Ninguém vai se surpreender se eu disser que a FaceApp Inc não tem mais nenhum app na loja
Mas afinal, quem diabos é a FaceApp?

Uma breve busca nos termos de serviço do aplicativo e descobrimos a empresa por trás da porra toda, uma tal de Wireless Lab de São Petesburgo
Beleza, temos um nome, e daí?
E daí que eu nem te mostrei o resto dos termos de serviço.
(essa é a hora que você começa a se arrepender se não ter ao menos dado uma passada de olho naquelas malditas letrinhas)
Pra começo de conversa os termos do FaceApp (FA, daqui em diante) não estão em conformidade com o GDPR, o projeto de proteção de dados e identidade da União Europeia
As leis auropeias dizem que um dado não pode ser enviado para outro país, os dados dos franceses não podem sair da França pois são informações sensíveis.

Bem, nesse caso tudo indica que todos os dados estão sendo enviados para a Rússia

Os destaques nas frases abaixo são meus.
"Você concede à FA uma licença PERPÉTUA, IRREVOGÁVEL, não exclusiva, isenta de royalties, GLOBAL, totalmente paga e TRANFERÍVEL para USAR, REPRODUZIR (...) CRIAR TRABALHO DERIVADOS, distribuir, executar publicamente e exibir SEUCONTEÚDO, NOME E NOME DE USUÁRIO OU IMAGEM (...)"
"em todos os formatos e canais de mídia AGORA CONHECIDOS OU DESENVOLVIDOS POSTERIORMENTE, sem compensação para você."
"Ao usar os Serviços, você concorda que o Conteúdo do Usuário pode ser usado para fins comerciais."
"O Conteúdo do Usuário removido dos Serviços pode continuar a ser armazenado pelo FaceApp, incluindo, sem limitação, a fim de cumprir certas obrigações legais."
Trocando em miúdos, se vc instalou o FAeles tem o seu nome, username e fotos pra sempre inclusive para fins comerciais.
Se um dia você der de cara com a sua cara num banner de site por aí saiba que você não tem nenhum poder sobre ela, foi dado autorização para fins comerciais
Chama a atenção a parte das aplicações "agora conhecidas ou desenvolvidas posteriormente", imagine q daqui a 5 anos uma empresa de reconhecimento facial compre a FA, todos os seus dados vão junto.Agora imagine que essa empresa compradora faz sistemas de monitoramento p/ governos
Ah, sabe a parte que fala sobre uso das fotos?
Quando você permite que o app acesse as suas fotos ele vai ter poder sobre TODAS as suas fotos. Já pensou quanto nude tem na base de dados deles?

Parece que não aprendemos nada com a Cambridge Analytica...
Há um contraponto aqui. O camarada aqui não é nenhum bobinho, ele só é o fundador do único firewall para iOS.

Traduzindo o que ele falou ali em cima.
Assim como não é o iFood que frita o seu hamburger (capricha no meu aí Dudu Bolsonaro!) quando você faz o pedido, não é o seu celular que monta os filtros nas fotos e sim o servidor do App
Leia-se: Você nem salvou a foto e ela já está de posse da empresa! (embora nesse cenário ele de fato só tenha a foto selecionada)

Já deu medinho aí?
Agora vamos voltar algumas casas e ver quem é o tal responsável pelo app
O perfil aqui mostrado é feito com base na reportagem de @AnnaEngV e pode ser visto no original aqui

theglobepost.com/2019/07/17/fac…
Segundo ele próprio em uma entrevista para o Afisha Daily da Rússia: "Eu trabalhei na Microsoft em Redmond, EUA, e à noite escrevi [código para] um bot com quem se podia jogar poker. A rede neural era apenas uma parte pequena e avaliativa desse bot"
"Depois disso, trabalhei em vários projetos (...) E há cerca de um ano [em 2016] decidi usar essa tecnologia progressiva para processamento de fotos. Foi assim que surgiu o FaceApp."
Em 2013, Goncharov criou o Wireless Lab. “O FAnasceu na junção de duas tendências importantes. O primeiro é o valor crescente de fotos e vídeos. Há uma opinião de que as histórias de Instagram e afins em breve matarão notícias como o Twitter.O Facebook já está indo nessa direção”
“A segunda tendência é redes neurais.Essas tecnologias estão por trás do aprendizado de máquina, inteligência artificial, cibernética e muito mais. Eu tenho feito isso há algum tempo agora. Treinei a primeira rede neural há cerca de dez anos. ”
Ou seja, em breve seus dados estarão treinando inteligencias artificiais por aí, podem cair em banco de dados de instituições privadas e até de governos devido ao tráfego (isso fica pra outro fio)
Como diz a Tiffany Li que comanda a parte de direito de dados e privacidade de Yale: "Nós precisamos de controles sobre como as empresas e universidades podem usar dados de face, independentemente da fonte"

Se deixar eu falo mais uns 2 dias sobre o tema mas vou parar por aqui.
A moral da história é:
1 - Pare de usar o FaceApp e similares, uns likes a mais não valem a sua privacidade. Não há nenhuma transparência sobre o uso e a segurança dos dados coletados.
2 - Leia os termos de serviços dos apps que você baixa. é chato mas você só vai fazer uma vez.

3 - Vá nas configurações do seu aparelho e desabilite todas as permissões não essenciais para o funcionamento dos seus apps.
ainda sobre o 3: Porque caralhos o Uber precisaria de permissão pra minha câmera? Porque o AirBnb precisa da minha agenda de contatos? Muita atenção com Jogos, vários deles se aproveitam de ser lúdicos para tomar as suas informações.

4 - Não seja o @deltanmd
Bem, acho que é isso pessoal. Marquem no fio os seus amigos que usam ou usaram o app pra que eles tenham conhecimento do que se passa. E nos sigam para mais #NotíciaFio #InfoSec #Privacidade
@alcysio @carapanarana @DennisAlmeida82 @podcastmid @viracasacas @SegurancaLegal Em tempo: Não alimentem teorias da conspiração. O App não é ruim porque é russo, é ruim pq coleta seus dados de forma inadvertida (ou quase)!

Em TI já tem anos que ouvimos "data is the new oil"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pistolando Podcast
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!