, 14 tweets, 6 min read Read on Twitter
@nelson_senna Cara, rola um preconceito pesado c/ desenvolvedores PHP no Brasil, infelizmente. As pessoas acham que escolher uma linguagem (ou ser escolhido por ela) define um programador como bom ou ruim. Já fui em diversos meetups e eventos e cansei de ser olhado torto por trabalhar com PHP.
@nelson_senna Cara, conheço engenheiros(as) de software que surgiram no mundo #PHP e são tão fodas quanto os(as) que surgiram nos mundos Java, C# ou Ruby, por exemplo. Não preciso nem citar nomes pois você conhece todos(as) eles(as).
@nelson_senna As pessoas são permissivas com problemas de design de certas linguagens como JavaScript, mas que viram a artilharia para criticar o PHP. Muita gente também se utilizam de FUD para desacreditar o PHP e a plataforma mesmo tendo evoluído monstruosamente nos últimos anos.
@nelson_senna Muita gente critica o PHP pois ouviu isso de alguém há 5 anos atrás e nunca se preocuparam saber como a linguagem está evoluindo. Ela é perfeita? Não. Mas está longe de ser algo péssimo como muita gente alardeia. Várias novidades surgiram no mundo PHP e muita gente ñ sabe disso.
@nelson_senna A linguagem é uma das que tem a menor curva de aprendizado. Ela é receptiva para novatos(as), mas possui estruturas necessárias para desenvolvedores(as) mais experientes. Ela possui uma biblioteca padrão super completa e, para alternativas, existem bibliotecas externas.
@nelson_senna Em PHP fala-se de OOP com profundidade, design OO, padrões de projetos, MVC, arquitetura hexagonal, CQRS/ES, DDD e inúmeros outros conceitos avançados. Fala-se sobre serverless, sobre microsserviços, sobre CMS, sobre e-commerce, sobre otimização do core e avanços da linguagem.
@nelson_senna Tem biblioteca ou framework para todo gosto. Você gosta de algo mais enterprise-like como o Spring de Java, tem o Symfony. Se gosta de algo à la Rails, tem o Laravel. Gosta de algo à la Express, tem o Slim. Gosta de programação assíncrona, tem o ReactPHP.
@nelson_senna Você gosta de liberdade e não utilizar tipos, ok. Pode-se utilizar no PHP. Você gosta da segurança que tipos traz, é só ligar a tipagem estrita e tipar tudo. Tem para todo gosto. O ecossistema tem bibliotecas para todos os tipos de tarefas tornando mais robusto o desenvolvimento.
@nelson_senna Quer seguir padrão de codificação (as PSRs), tem o PHP Code Sniffer, quer fazer a análise estática do código em relação a assinaturas e contratos de código, tem o PHPan, PHP Stan e o Psalm. Quer fazer análise ciclomática? Tem. Código não utilizado? Também tem. Testes? Tem também.
@nelson_senna Sobre testes temos o PHPUnit, como framework de testes padrão. Tem também o PHP Spec e o Codeception. O Codeception te permite utilizar para testes funcionais e de aceitação também. Quer utilizar BDD, tem o Behat. Bibliotecas de mock? Prophecy e Mockery.
@nelson_senna O Composer é uma das ferramentas de gerenciamento de dependências mais estáveis e robustas que existem. Existe o Guzzle como ferramenta cliente HTTP, o Bref para serverless, o Swoole despontando como ferramenta assíncrona muito utilizada na China.
@nelson_senna Existem inúmeros CMSs em PHP como o Wordpress, o Drupal e o Grav. Ferramenta de e-commerce temos o Magento, o Sylius, OpenCart e WooCommerce. Ferramentas de fórum, ferramentas administrativas e de geração de código como o ScriptCase.
@nelson_senna O PHP impacta até em ferramentas de front-end. O Vue.js, por exemplo, fui colocado em evidência pela o criador do Laravel e pela sua comunidade. Depois disso, o Vue.js ganhou enorme visibilidade e o Evan You ganhou forças para continuar evoluindo o framework.
@nelson_senna E, por fim, devs que são referências em inúmeras comunidades surgiram na comunidade PHP como o @mathiasverraes conhecido por falar de arquitetura, DDD e ser um dos organizadores do dddeurope.com/2020/. E o @old_sound, uruguaio que trabalhou na Apple, RabbitMQ e Microsoft.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marcel dos Santos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!