, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Nos últimos dias, dois exemplos claríssimos de que os disseminadores de desinformação não conhecem fronteiras ideológicas pipocaram no meu Twitter. Decidi fazer um fio sobre o assunto. Segue:
Nos últimos três dias passei a receber um vídeo editado do Roda Viva da última semana, com o ministro Ricardo Salles. Cortaram um vídeo de 24 segundos de uma entrevista de uma hora e meia para dizer que houve censura no programa. Mentira deslavada.
A entrevista foi ao vivo, acompanhada por milhares de pessoas e por um time de especialistas e agências de checagem, num movimento que me pareceu inédito aqui no TT. Nada disso impediu um dirigente do PT de Vila Velha e uma militante do partido de disseminarem uma versão...
...mentirosa, falsa e, pior, usando jornalista que teve atuação incisiva, elogiadíssima por quem viu o programa. Usaram uma intervenção após três perguntas consecutivas para montar uma narrativa falsa. Muita gente que não viu o programa caiu.
Na outra ponta, após o anúncio da entrevista desta segunda, que também será ao vivo, com Glenn Greenwald, um perfil passou a postar mentiras sobre a organização do programa e a banca de entrevistadores (que nem estava montada quando ele começou a espalhar as informações falsas)
De novo, muita gente tá lá. Clicando e replicando.
O que diferencia essas três pessoas? A meu ver, nada. De maneira irresponsável elas disseminam mentiras que, no fundo, têm o mesmo objetivo: desacreditar o debate e o jornalismo.
Reclamam que a eleição foi marcada por fake news, mas recorrem a expediente semelhante para atacar a imprensa, o jornalismo e o debate. Apostam que vc, leitor, não vai querer ver as coisas com seus próprios olhos, tirar suas conclusões.
É absolutamente triste o momento que vivemos. Querem matar a verdade e o debate com versões distorcidas, inventadas, torpes e mal-intencionadas. Não conseguirão.
Não vou mencionar as arrobas aqui. No Roda, Alexandre Frota, ao falar sobre como usou fake news e ataques descabidos para se projetar, deixou claro que só se beneficiou desse debate nas redes, ganhou seguidores, virou deputado.
O ideal era nem responder, mas falo de coração aberto a quem segue e acredita no trabalho da imprensa. Não vão matar o debate com mentiras.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Daniela Lima
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!