, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sinceramente eu podia ter morrido sem ter lido o comentário que motivou a discussão sobre Dom Casmurro na timeline - é só o caso de um sujeito com grande alcance demonstrando uma capacidade limitada de leitura (e dando carteirada pra justificar a limitação, o que é triste).
O que eu acho interessante (e é o tipo de coisa que exploro em sala de aula, do Ensino Médio à graduação, pq é MUITO comum) é a confiança totalmente infundada q as pessoas depositam em narradores ficcionais - às vezes tb nos não ficcionais, mas vamos ficar com o exemplo literário
Costumo brincar que se um sujeito desce de um furgão pra te oferecer os caramelos que a avózinha dele fez para distribuir por aí até atingir a paz mundial, você provavelmente vai pensar duas vezes se coloca o doce na boca.
Mas aí o cara tá velho e amargurado, morando sozinho num casarão na Rua de Matacavalos pq afastou mulher e filho, e, escrevendo a própria história cheio de autocomiseração, diz que sabia desde sempre que a esposa era uma boa bisca e ainda há quem caia nesse drama.
Machado de Assis, esteta, provocador & visionário, uma das maiores mentes do tempo dele (e certamente do nosso) não merecia leitores que correm para defender a honra do Bentinho.
Fico me perguntando se tem a ver com a mídia. Se a palavra escrita em um livro ainda evoca alguma autoridade. A pessoa é levada a crer porque, afinal, está escrito. Os exemplos clássicos q sempre voltam a essa discussão: Lolita, Lori Lamby, Tristam Shandy, Psicopata americano etc
Mas aí me lembro que o problema vai além, e que talvez tenha mais a ver com o pacto narrativo firmado, e uma necessidade de identificação entre o protagonista da história e o leitor/ouvinte/expectador. P.ex., o endeusamento do Capitão Nascimento no primeiro Tropa de Elite.
Então é aquilo, cabe sempre frisar em sala de aula - seja ela qual for, inclusive o ~sEmEsTrE dE eSpEcIaLiZaÇãO nA fAcUlDaDe~ que "protagonista" e "herói" são conceitos diferentes, e q vc não deve aceitar doces de estranhos reais ou ficcionais (ou aceite por sua conta e risco).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gabriela Ventura
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!