Se eu fosse você, ao invés de ler agora, ia lá assistir esse filmão e só depois voltava aqui para ler.
Se assistiu, sabe que quando Teresa (Bárbara Colen) chega em Bacurau para o enterro de sua avó Carmelita, ela é recebida por Damiano (Carlos Francisco), que pede que ela abra a sua boca e lhe deposita na língua uma semente dourada, que é prontamente engolida
Depois de alguns minutos, em pleno sepultamento da avó, Teresa está tendo uma viagem. Água e mais água brotam do caixão de Carmelita, e assim entendemos que não havia sido exatamente uma lasquinha de rapadura o que Damiano havia dado à moça
A trama se desenrola e compreendemos o perigo que corre o vilarejo. Diante do ataque estrangeiro, Bacurau convoca o/a 'herói-bandida' Lunga (Silvero Pereira) para se defender. Antes do confronto, Damiano serve a todos a mesma sementinha que oferecera a Teresa no início do filme.
Mais adiante, depois de concluído o confronto final, e tendo Bacurau vencido a batalha contra os gringos assassinos, o professor Plínio (Wilson Rabelo), avisa ao desprezível prefeito Tony (@thardelly_lima): "A gente está sob efeito de um poderoso psicotrópico e você vai morrer."
Como minha expertise acadêmica envolve substâncias psicodélicas, pessoas (algumas delas, devo dizer, com uma carinha que parecia ir além da mera curiosidade técnica) vieram me perguntar: "Mas o que foi que a galera tomou em Bacurau?"
Em algumas críticas li que Damiano teria dado uma 'pílula' aos moradores. No entanto, desde o início me pareceu de que não se tratava de um comprimido ou qualquer outra formulação de aparência farmacêutica. Digo isso por duas razões.
Primeiro, porque Bacurau sequer tinha bom acesso a fármacos. Em certa cena, a médica Domingas (Sonia Braga) joga no lixo caixas de um supositório 'inibidor de humor' tarja preta, que além de estar vencido, teria aparentemente o efeito de domar a irredutível aldeia pernambucana.
Segundo, porque Damiano é um mestre ao lidar com plantas. Na cena em que ele se salva de um ataque dos inimigos ele aparece nu, cuidando carinhosamente de suas plantinhas. Faz todo o sentido que seu psicotrópico fosse de origem natural.
Na verdade nem preciso tergiversar sobre isso. O próprio Kleber Mendonça Filho revelou, em um tuíte, que, de fato, se trataria de uma 'sementinha' e que as pessoas também querem saber o que ela contém (voltarei a este tuíte mais à frente).
Sendo assim, que semente é essa?
A primeira dúvida seria definir qual tipo de substância psicoativa estaria na semente. Estimulante como a cocaína? Sedativa como a morfina? Psicodélica como a mescalina? Empatógena/entactógena como o MDMA? A minha aposta iria para propriedades psicodélicas.
A única dica de como é, subjetivamente, o 'barato' da sementinha é revelado por Teresa. Ela claramente tem uma alteração da percepção visual, vendo água brotar do ataúde da avó. A sementinha, portanto, não parece ser um estimulante, sedativo ou entactógeno.
Embora estimulantes possam causar alucinações visuais, o quadro precisaria estar acompanhado de vários outros sintomas que Teresa não parece ter. Ela está ali, consciente, presente, e estranhando um pouco o que está acontecendo.
Quais plantas, então, têm efeitos psicodélicos? Inúmeras. O jardim das delícias terreno é composto por uma enormidade de espécies, legais ou não, chamadas por Richard Evan Schultes (grande etnobotânico americano) e Albert Hofmann (o criador do LSD) de 'Plantas dos Deuses'.
Elas são conhecidas por conterem LSA, a amida do ácido lisérgico, uma molécula similar à do semi-sintético LSD (dietilamida do ácido lisérgico), que embora tenha propriedades psicoativas semelhantes, tem uma potência 100 vezes menor. Nenhuma destas plantas é proibida no Brasil.
Elas tampouco são nativas do Brasil. A ipoméia e a turbina são do México, e a argireia é indiana. Mas todas podem perfeitamente crescer no Brasil e na caatinga, desde que cuidadas com o esmero e dedicação que Damiano demonstra ter.
Examinemos, então, as sementes destas plantas. As de ipoméia são pretas (de onde vem seu nome mexicano, 'badoh negro'). A de turbina são marrom-amareladas, mas redondas (seu nome náuatle, 'ololiuqui', quer dizer algo como 'em forma de bola'). Não se parecem com as de Damiano.
Mas... e as de argireia? Embora possam ser amarronzadas, elas podem também ter a cor dourada das sementinhas de Bacurau, e são angulosas e com rugosidades. Embora a semente de Damiano não seja exatamente igual às de argireia, ela poderiam sim, ser sua versão cinematográfica!
Entretanto, a menos que Damiano tenha conseguido cultivar espécies com alcaloides mais concentrados, a dose de uma semente de argireia é pouca. Em geral usam-se de cinco a oito para uma 'viagem-padrão', segundo o site Erowid.
Outro ponto que não parece fazer sentido é o uso de psicodélicos para a guerra. As alterações visuais e subjetivas (como a dissolução do ego) causadas por estas substâncias dificilmente seriam úteis para defender um vilarejo de um bando de gringos sanguinários.
Embora haja registro, sim, do uso de psicodélicos para a guerra, em geral essas substâncias são usualmente usadas culturalmente para autoconhecimento, contato com o 'mundo espiritual', cura, adivinhação e, no Ocidente, como recreação. Já foram usados também para psicoterapia.
Por fim, o consumo de LSA na forma de sementes de argireia costuma estar associado a náuseas, especialmente se a semente não for preparada de formar adequada antes. Não me parece ser uma boa trocar tiros com invasores e vomitar ao mesmo tempo.
Levando todos esse fatos em consideração, qual é o meu palpite, enfim? Bem, ele é igual à solução para a questão que assolou recentemente as redes sociais sobre o romance Dom Casmurro. Capitu traiu Bentinho? Qual é a droga usada em Bacurau? A resposta certa é... NÃO HÁ RESPOSTA.
Eu disse que ia trazer de novo o tuíte do @kmendoncafilho, né? Se eu fizesse antes, vocês nem leriam sobre as plantas com LSA, pois ele já respondeu o que tem na semente, e a resposta é perfeita: os poderosos psicotrópicos são CORAGEM, TESÃO E COMPAIXÃO.
@kmendoncafilho Não importa qual a substância química que estaria ou não nesta semente. Não importa se ela está disponível para 'dar barato'. O fundamental aqui é entender que ela precisa ser plantada dentro das pessoas, e deve suscitar a transformação urgente deste mundo em chamas onde vivemos.
Um lembrete final importante: psicodélicos são substâncias realmente poderosas e potencialmente perigosas. Nem todo mundo pode usá-los. Além disso, sementes das plantas descritas, se compradas comercialmente, costumam ser cobertas por substâncias tóxicas.
Instrua-se, proteja-se. Antes de querer ter a coragem de Lunga ou a esperteza de Damiano (porque estamos em tempos de precisar de coragem e esperteza), seja, antes de tudo, estudiosa ou estudioso como a Dr.ª Domingas e o Prof. Plínio (porque também precisamos de sabedoria).
O ano de 2021 está nos seus estertores (e já vai tarde!) mas eu não posso deixar de compartilhar e comentar essa notícia que foi um furo do xará Luis Fernando Correia (@SaudeEmFoco). Eis que sabemos da Corbevax, uma vacina com características excepcionais. cbn.globoradio.globo.com/media/audio/36…
A vacina foi desenvolvida por uma Universidade (o Baylor College of Medicine, em Houston, Texas; @bcmhouston). Ela utiliza uma tecnologia barata, dominada há décadas em vários países de renda mais baixa. É a mesma usada para fazer as já clássicas vacinas contra a hepatite B.
Isso é muito importante, ainda mais se levarmos em consideração como países da África e da Ásia ainda estão com baixíssimas coberturas vacinais. Sem usar técnicas caras (ainda que geniais) como as vacinas da Pfizer e Moderna, a Cobervax parece ter taxas semelhantes de eficácia.
#GDS2022: SAN PEDRO E PEIOTE, CACTOS DE MESCALINA
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e depois Submit/▶️.
Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas vai perguntar sobre esses cactos 🌵. Qualquer pessoa pode responder.
🧵👇🏽
Embora a mídia tenha seguido o renascimento psicodélico tradicional nos últimos anos, concentrando-se na ayahuasca e na psilocibina, vale a pena lembrar que a mescalina tem uma história que talvez seja ainda mais antiga (pelo menos ~5.700 anos).
Embora não seja tão popular e certamente não tão simples de preparar e consumir como cogumelos com psilocibina, cactos com mescalina ocupam um lugar especial nos círculos etnobotânicos e antropológicos. A GDS2022 achou que era hora de sabermos uma pouco mais sobre esta molécula.
#GDS2022: SEXO E SUBSTÂNCIAS PSICODÉLICAS
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e clique em “Submit”.
Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas quer saber sobre sexo e psicodélicos.
🧵👇🏽
Estamos no centro do que alguns estão chamando de um renascimento psicodélico. A atenção crescente dada à pesquisa sobre o uso terapêutico das drogas psicodélicas indica que muita gente está interessada nas possibilidades terapêuticas dessas substâncias e suas utilidades.
Apesar da popularidade crescente, atualmente não sabemos muito sobre experiências de sexo usando substâncias psicodélicas. Através de nossas pesquisas até agora, ouvimos algumas histórias de como os psicodélicos podem alterar a experiência do sexo.
Plot twist da Psiquiatria:
* Ninguém sabe o que é a consciência;
* Não sabemos ao certo como funciona a memória;
* Não se sabe a causa da imensa maioria dos transtornos mentais;
* Não temos certeza da razão de sonharmos;
* Os remédios psiquiátricos são tratmentos sintomáticos.
Sobre o último item: é possível, p. ex., fazer tratamento completo de depressão com antidepressivo e não recair após terminar. Mas, em última análise, não sabemos o que configura essa 'cura'. Pode ser apenas devido ao funcionamento regular da vida em um 'estado de não-depressão'.
E sim, os remédios psiquiátricos são importantes e ajudam muita gente. Eu os prescrevo ou oriento a prescrição deles cotidianamente. Mas não sou nem 'amigo' nem 'inimigo' deles. Eles são ferramentas e precisam ser usadas com sabedoria para minimizar riscos e maximizar benefícios.
Nove desconhecidos e uma dúzia de bobagens sobre psicodélicos.
Conforme prometido, aí vai o #cordel sobre a série 'Nine Perfect Strangers', da Hulu, que teve o último episódio recentemente exibido na Prime Video.
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS.
Só prossiga se tiver assistido.
Eu estudo o uso terapêutico de psicodélicos, um tema central dentro da série.
Nela, nove pessoas - na maioria, ricaços - vão a um retiro no spa de uma russa meio zureta (Nicole Kidman).
Como podem imaginar, fui solicitado a me manifestar sobre a trama e o que há de veracidade.
Antes de começar, uma nota importante: EU ACHEI A SÉRIE MUITO RUIM, independente da questão dos psicodélicos - mas também por causa deles. Apesar de algumas atuações muito boas, como as de Melissa McCarthy, o roteiro é muito inverossímil e raso. Dito isso, vamos lá.
Por que "Duna" e "Sandman" rejeitaram a ideia de ter personagens sem "branco do olho"?
Fiz um #cordel apenas para estimular vocês a pensarem comigo o que fez o filme e a série mudarem um elemento extremamente característicos de alguns de seus personagens mais importantes.
Sonho tem, segundo as descrições da HQ, olhos que se parecem com o céu estrelado refletido em um lago. Às vezes uma estrela solitária brilha em cada olho, no lugar da pupila. Mas o teaser que acabou de sair mostra Tom Sturridge com olhos bastante... humanos.
O próprio Neil Gaiman - @neilhimself - postou no Twitter em 2014 que os olhos de Sonho seriam semelhantes aos dessa coruja aqui, que são parecidos com o céu estrelado.