, 17 tweets, 10 min read Read on Twitter
em Astronomia estudamos desde grãos de poeira à superaglomerados de galáxias. já parou pra pensar na quantidade de informação que temos que analisar? vem comigo nessa #astrothreadBR pra saber como voce também pode ajudar a descobrir coisas fantásticas sobre o universo!
voce sabe quantas galáxias existem no universo? e quantas estrelas tem em cada galáxia? e quantas dessas estrelas podem abrigar planetas? pra responder cada uma dessas perguntas, temos que fazer observações astronômicas com telescópios específicos.
por conta disso, a quantidade de dados gerada é astronômica rsss. cientistas nem sempre têm tempo e poder computacional pra isso - além de certos vieses que possamos estar sujeit@s, como um@ astrônom@ daltônic@ tendo que identificar a cor de uma galáxia (alo @luidhysantana...)
esse é um dos pilares para o que chamamos de citizen-science (ciência cidadã) cuja definição é: recompilação e análise sistemática de dados, desenvolvimento de tecnologia, provas dos fenômenos naturais, e difusão destas atividades pel@s investigador@s sobre uma base vocacional.
é importante ressaltar que, além de aproximar a ciência da sociedade, alguns desses projetos realmente dão frutos científicos que serão utilizados em pesquisas de alto nível. por exemplo, a @safreitas_c utiliza dados do Galaxy Zoo no mestrado dela!
ok, mas como uma pessoa sem conhecimento nenhum em Astronomia Planetária, por exemplo, pode ajudar na detecção de um planeta orbitando uma estrela por aí? essas iniciativas sempre dão um tutorial rapidinho de como funcionam, pode ficar tranquil@!
apenas um porém: a maior parte dos projetos que vou mostrar aqui estão em inglês, mas é tudo bem didático e dá pra conseguir fazer tudo tranquilo com aquele nosso velho e bom amigo Google Tradutor ;)
sempre foi fascinad@ por asteroides e tem telescópio, detector e todo o aparato de observação? vem cá ver o Target Asteroids (asteroidmission.org/get-involved/t…)!
se o que te fascina são manchas e explosões solares, com o Solar Stormwatch II (zooniverse.org/projects/shann…) voce pode analisar imagens das sondas STEREO A e B da NASA!
se voce gosta de planetas e se interessa em saber como conseguimos achar esses danadinhos por aí, pode entrar no Agent Exoplanet (agentexoplanet.lco.global) e procurar por exoplanetas usando dados do Observatório Las Cumbres!
quer se sentir @ própri@ computador@ de Harvard classificando estrelas de acordo com seu tipo espectral através do SCOPE (scope.pari.edu/index.php)? não entendeu nada? vai lá!
se o seu negócio é aglomerado mas voce gosta de um desafio, pode entrar pro Local Group Cluster Search (zooniverse.org/projects/lcjoh…) e procurar aglomerados estelares em outras galáxias :)
se voce prefere galáxias, dá uma olhada no maravilhoso Galaxy Zoo (zooniverse.org/projects/zooke…) e Galaxy Zoo 3D (zooniverse.org/projects/klmas…), onde voce pode classificar a forma delas, assim como suas estruturas internas.
mas voce não quer só classificar e sim construir sua própria galáxia (quem nunca?!), pode correr lá no Galaxy Builder (zooniverse.org/projects/tinga…) e arrasar, baby
se voce gosta de algo mais extremo, como a detecção de uma onda gravitacional, olha o Gravity Spy (zooniverse.org/projects/zooni…) e como voce pode ajudar a reconhecer sinais desse maravilhoso fenômeno!
existem também os projetos em que voce pode disponibilizar seu computador quando livre para que os cientistas usem. tem o SETI (setiathome.ssl.berkeley.edu), o Einstein (einsteinathome.org/pt-br), entre outros.
a @astroposses já falou sobre o Galaxy Zoo nessa maravilhosa thread () e o pessoal do @CeuProfundo tem esse texto (ceuprofundo.com/2019/08/15/ast…) incrível também sobre o tema.

essa foi a #astrothreadBR de ciência cidadã.
dá um 💙 e 🔁 se voce gostou :)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to yanna martins
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!